quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Itabuna tem a primeira estátua de Jorge Amado no Brasil


Itabuna é a primeira cidade da Bahia e do Brasil a ter uma estátua em homenagem ao escritor Jorge Amado, que completa neste mês o seu centenário. A obra do escultor LavruDurval, tem 1 metro e  85 centímetros, pesa mais de 200 quilos, está instalada sobre um pedestal de três metros, no acesso de Ferradas para a BR-415, trecho Itabuna-Ibicaraí e foi inaugurada simultaneamente com as obras de restauração da casa onde o escritor viveu os seus primeiros anos, com mobiliário de época, além de uma pequena biblioteca, museu, cinema e teatro.

Autor de cerca de 50 trabalhos espalhados pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Minas e na capital baiana, LavruDurval, residente em Itabuna, é um artista versátil, que trabalha com terracota - material constituído por argila cozida no forno, sem ser vidrada, e é utilizada em cerâmica e construção-, plastic bronzinado e bronze fundido, vem também realizando projetos em parceria com o concepcionador plástico Renart .

Durval conta que a escultura foi concluída num período de dois meses, desde a elaboração do projeto até a finalização. “É um trabalho solitário, que exige muita concentração, conhecimento de anatomia e de perspectiva, além de cuidados especiais no acabamento”.  O escultor trabalha agora num projeto para a Uesc, mas que mantém em sigilo até a sua implantação definitiva.

Durval explica que trabalha com escultura há oito anos e que a sua descoberta da arte começou ainda no curso primário, quando ocupava parte do tempo desenhando e fazendo esculturas de barro e outros materiais. A formação como escultor foi consolidada a partir de cursos e oficinas em São Paulo, após três anos de estudos e pesquisas.

Em 2006, o artista participou da Bienal do Agora, onde apresentou o trabalho “O Retirante”, em resina. Durval também fez parte de um concurso nacional promovido pelo Museu de Belas Artes, do Rio de Janeiro, e hoje, desenvolve projetos e estudos para esculturas, bustos e traços fisionômicos, “o que não faltam são ideias, mas recursos para a sua implementação”, conta LavruDurval.
 
Por: Kleber Torres   Fotos  Vinícius Borges 01-08-2012


 Jorge Amado e Luiz Gonzaga

 
           Abordando a temática “O Brasil Nordestino de Amado e Gonzagão”, na festa cívica do Dia da Independência Itabuna irá homenagear o centenário de nascimento de dois grandes nomes da cultura brasileira: o escritor itabunense Jorge Amado e o cantor e compositor popular pernambucano Luiz Gonzaga, o rei do baião. O tema foi definido pela Secretaria Municipal da Educação (SEC), durante reunião da equipe gestora.

           Segundo o secretário da Educação, Gustavo Joaquim Lisboa, a escolha levou conta a importância dos dois grandes mestres da literatura e da música brasileira que tão bem souberam disseminar, através das suas obras, a rica cultura do povo nordestino tanto nacional como internacionalmente. 

           “Com certeza será mais um belo espetáculo protagonizado pelas escolas e demais instituições participantes do desfile do 7 de Setembro. Pois teremos a oportunidade de mostrarmos como Jorge Amado e Luiz Gonzaga retrataram o sofrimento, a cultura, os costumes, as dificuldades e a bravura do povo nordestino”, ressalta o secretário. 

           A vida e obra de Jorge Amado e Luiz Gonzaga serão retratadas com a participação de escolas públicas e privadas, além de dezenas de entidades da sociedade civil organizada. Nesse sentido, a Secretaria da Educação está convocando dirigentes escolares, autoridades militares, além de representantes de diversos outros segmentos, para a primeira reunião de organização do 7 de Setembro, que acontece a partir das 9 horas desta sexta-feira (03), no auditório do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic), no bairro Jardim Primavera.        

Por - Texto: Erivaldo Bomfim – Foto: – 02/08/2012

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica do cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica.  financiamento e sustentabilidade no Partnership Mee...