quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Mais uma carga de cacau foi retida hoje, no Porto de Ilhéus

Uma nova carga de cacau, importada por uma multinacional do sul da Bahia, foi retida hoje, (01), no Porto de Ilhéus. Segundo a fonte, que preferiu não se identificar, trata-se de mais uma carga que após analise de técnicos do Departamento de Sanidade Vegetal (DSV), ligados a Secretária de Defesa Sanitária (DAS), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) identificaram a presença de insetos vivos. 

Esta é a segunda vez, em um curto período, que a carga fica retida, por não atender os critérios legais de importação. Na última ocorrência registrada no mês de Julho, o MAPA, informou em nota, que a carga passou por analise e que o laudo não concluiu que fosse uma praga de importância quarentenária para o Brasil por não ter chegado em nível de espécie. 

Alguns produtores acreditam que esta situação tende a agravar, pois afirmam que a Instrução Normativa 47/2011, que alterou a forma como eram analisadas a entradas de importações no país, deixa a cultura do cacau vulnerável a entrada de outras doenças, que podem mais uma vez, afetar a produtividade nacional. 

A equipe do Mercado do Cacau entrou em contato com a Assessoria de Comunicação do MAPA, no intuito de confirmar a informação, mas até o fechamento da matéria não recebeu retorno. Fonte: Mercado do Cacau. 
--
Por - Nancy Macedo
TV Mercado

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Materno-Infantil de Ilhéus disponibiliza anticorpo que previne bronquiolite em bebês prematuros ou com comorbidades

A pequena Maya nasceu, no último dia 5, prematura, na 34ª semana da gestação de Adriele dos Santos, pesando apenas 1,785 kg. Ela está intern...