segunda-feira, 30 de julho de 2012

Itabuna faz homenagem a Jorge Amado



Como parte das comemorações do 102º aniversário de emancipação política e administrativa de Itabuna, a Prefeitura entregou, na noite de sábado (28), as obras de pavimentação asfáltica do trevo e do acesso a Ferradas, com um monumento dedicado ao escritor Jorge Amado – uma estátua em resina com pátina em bronze, do artista Lavrud Durval - e restauração da casa onde o escritor passou os primeiros anos da sua vida. O projeto incluiu a urbanização da praça em frente à casa, que ganhou iluminação, abrigo de passageiros e piso de ladrilho. 

        O vice-prefeito Antônio Vieira destacou a ação do governo municipal ao investir não apenas na urbanização do acesso à BR 101, como também as obras de restauração da Casa de Jorge Amado, o mais ilustre filho de Itabuna, “que é grapiúna como todos nós e um homem que levou as imagens do Sul da Bahia para o mundo”. Ele destaca que as obras mostram a ação de um governo que trabalha comprometido com uma visão de futuro e do desenvolvimento de Itabuna.

        Já o Secretário de Desenvolvimento Urbano, José Alencar, observou que o projeto é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Itabuna com o banco Santander, Grupo Chaves, Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, Associação Cultural Amigos do Teatro (Acate) e Ação Comunitária de Cultura e Cidadania de Ferradas (Acodecc),

A presidente da Ficc, Sandra Ramalho, ressaltou a importância das obras  para os moradores do bairro e para Itabuna. ”É uma sensação de dever cumprido porque era desejo da fundação resgatar a memória do escritor no local onde viveu seus primeiros anos, que  vai funcionar como um museu, teatro e um centro de cultura. Este é para mim um momento mágico e que marca a realização de um sonho”, declarou.

A casa, que pertenceu à família do escritor, será administrada pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc) e pela Acate. O local abriga em suas instalações uma biblioteca com as obras de Jorge Amado, um museu, um teatro e sala de cinema. Durante a inauguração, centenas de visitantes, dentre eles secretários de governo da Prefeitura de Itabuna e o vice-prefeito Antonio Vieira, assistiram a um documentário sobre a vida do escritor grapiúna. A solenidade teve ainda a participação de atores caracterizados como personagens do autor e do grupo de chorinho Barros Reis, de Salvador.


Por: Kleber Torres   Fotos :Pedro Augusto    30-07-2012 
www.itabuna.ba.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...