segunda-feira, 30 de julho de 2012

Comemorações pelos 102 anos de Itabuna começou com Missa Solene


                   Como manda a tradição de mais de um século de história, as comemorações pelos 102 Anos de Emancipação Política-Administrativa de Itabuna, transcorridos no último sábado (28 de julho), foram iniciadas com uma Missa Solene celebrada na Catedral de São José, sob a presidência do bispo diocesano Dom Ceslau Stanula, com as participações do prefeito José Nilton Azevedo Leal, fiéis, autoridades e servidores públicos municipais.

           Após a proclamação das leituras bíblicas, extraídas do Livro do Profeta Jeremias (7,1-11) e do evangelista Mateus (13,24-30), Dom Ceslau convidou os presentes a refletirem sobre o atual contexto histórico a partir da Palavra de Deus. Fazendo um paralelo em relação ao povo de Judá e a realidade vivenciada pela comunidade itabunense, o bispo enfatizou que o afastamento de Deus, a falta de fé e da prática da justiça têm sido fatores que dificultam a vida em sociedade, inclusive na desestruturação das famílias. 

           Chamando à atenção para a parábola de Jesus sobre o joio semeado no meio do trigo, Dom Ceslau lembrou que na atualidade, dentre muitas coisas boas vivenciadas pela comunidade, a exemplo do desenvolvimento da ciência, existe um grande mal semeado em nosso meio: as drogas. “Por conta desta ‘erva daninha’, estamos vendo crescer a violência, principalmente contra os nossos jovens. Para combatermos este mal são necessário investimentos na melhoria da educação básica e políticas públicas voltadas à assistência das famílias”, elucidou o bispo.

           Ao final da celebração, o prefeito José Nilton Azevedo Leal saudou os itabunenses e agradeceu a todos que ajudaram a construir os 102 anos de história da cidade. Referindo as palavras do bispo, o chefe do executivo itabunense enfatizou que o combate à violência é algo que vai além dos limites territoriais do município e alcança as fronteiras do País, por onde entram ilegalmente armas e drogas.

           “Nesse sentido, é necessário que haja por parte de todas as esferas de governo e do Congresso Nacional vontade política para estabelecer leis que de fato possam combater a violência atacando essa grande rede do mal que a mantém”, disse o prefeito.

           O ato religioso também contou com a participação dos membros da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), que iniciou o ano jubilar pelos 100 anos da presença da entidade em Itabuna. Além de animar a Missa com o Ministério de Música, os Vicentinos protagonizaram momentos expressivos da celebração, com a entronização da Bíblia Sagrada, na apresentação das ofertas e na pós-comunhão, quando trouxeram à memória acontecimentos que ajudaram a construir a história da Cidade.
Por: Erivaldo Bomfim – Foto: Vinícius Borges – 30/07/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...