terça-feira, 4 de maio de 2021

Visita técnica busca estruturar Rádio Câmara em Itabuna

A definição do formato para a rádio na Câmara de Itabuna motivou, ainda em abril, uma visita à Câmara de Teixeira de Freitas, no extremo-sul, onde funciona uma FM. Lá, o diretor Felipe Eduardo Ramalho e o assessor Fábio Luciano puderam conhecer a estrutura do veículo e também a rotina no Legislativo local.

Ambos acompanharam tanto uma sessão como a transmissão e outros conteúdos veiculados naquele canal. Tomaram conhecimento, inclusive, sobre a equipe designada para a programação no veículo, o que envolve desde as rotinas naquela Câmara como transmissões do Senado Federal.

Os profissionais itabunenses receberam do presidente daquela Casa, vereador Marcos Belitardo (DEM), o aval para acompanhar ampla documentação e os caminhos necessários, caso fique definido que a rádio já inaugurada no Legislativo de Itabuna também passará do formato web para FM. Para tanto, será necessária concessão pelo Ministério das Comunicações, seguida da instalação da torre de transmissão do sinal.

“Já estão definidos passos para tomar de imediato, junto com o presidente da Câmara, Erasmo Ávila [PSD]. No primeiro momento, a liberação do projeto em Brasília e, num segundo momento, entrar com a questão do serviço e dos recursos humanos, onde será alocada cada pessoa para o funcionamento da rádio”, informou o diretor.

Na mesma linha, Fábio Luciano completou: “Vi em Teixeira de Freitas uma estrutura bem completa de equipamentos, com repórteres entrevistando vereadores ao vivo logo após a sessão, com carro para links também ao vivo, um trabalho bastante profissional”.

 Avança projeto do  Conselho contra Drogas

 


Ampliar o número de membros no Conselho Municipal de Políticas contra Drogas em Itabuna, para aumentar a participação da comunidade e garantir a diversidade em sua composição. Este é o intuito do projeto nº 21/2021, que passou segunda-feira (03) pela Comissão de Políticas e Defesa dos Direitos da Mulher, do Negro e das Minorias, Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda.

A proposta (alteração do artigo 9º da Lei Municipal 2.060/08) é assinada pelo vereador Israel Cardoso (PTC) e recebeu recente parecer do edil Pastor Francisco (Republicanos). “Os conselhos precisam ter maior participação de cidadãos e entidades, a fim de propiciar a inclusão; é necessária maior discussão do tema em nosso município, para buscar alternativas de combate e prevenção ao uso indevido de álcool e outras drogas”, justificou o relator.

Ele citou o IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas), para reforçar o poder dos conselhos municipais em diversos temas. E relacionou, inclusive, a importância na proximidade das Câmaras Municipais com tais órgãos voltados para o controle social.

 Resultado de posicionamento

Por fim, a presidente da Comissão das Mulheres, Wilma (PCdoB), informou o resultado de uma ação do Legislativo em apoio ao caso Esther. Após a devida mediação da Casa com o Ministério Público, a jovem que denunciava anos de perseguição por um homem com quem não tinha relacionamento, conseguiu da Justiça uma medida protetiva. Ascom

“É importante dar esta devolutiva à sociedade. Depois de conversar com a vítima, fizemos contato com o MP e tivemos o retorno. Esse resultado foi também um fruto do posicionamento da Câmara”, frisou a vereadora, agradecendo o apoio dos colegas edis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...