sexta-feira, 7 de maio de 2021

Saúde valida novo Compod de Itabuna por pluralismo de ideias


A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Itabuna validou nessa quarta-feira, 05, o projeto de lei de Israel Cardoso (PTC) que aumenta, de 22 para 28,  os membros do Conselho Municipal de Políticas contra Drogas (Compod). Cardoso propõe que igrejas, a OAB e a comunidade acadêmico-científica integrem o Conselho. O relator Manoel Porfírio (PT) elogiou a diversificação de conselheiros porque "é do pluralismo de ideias que virão meios significativos facilitando o implemento de ações preventivas, terapêuticas e reabilitadoras, para definir uma política mais eficaz de combate às drogas. "

Presente na reunião do colegiado, o autor da matéria ressaltou que o Compod "estava parado no município" inviabilizando a obtenção de recursos. O projeto de lei, argumentou o Israel, corrige distorçao da Lei 2.060/08 que "excluía injustificadamente as entidades religiosas. Deve ser reconhecido o notório trabalho assistencial delas em favor de usuários, dependentes e seus familiares. Essas entidades também atuam na prevenção do consumo, constituindo peça importante na política antidrogas que não pode ser descartada na formação de um conselho da área" justificou.

A proposta de nova formação para o Compod passará por duas votações no Plenário da Câmara antes de ser encaminhado para sanção do Executivo itabunense. Anteriormente, em 19 de abril deste ano, o projeto recebeu parecer favorável de Alex da Oficina (PTC) na Comissão de Legislação.

 Sessão aplaude Clube dos Desbravadores em Itabuna



 

Olhares brilhantes, num clima de tradição e reverência, marcaram a sessão especial em homenagem ao Dia do Desbravador em Itabuna. Na tarde de quinta-feira (06), adolescentes de 10 a 15 anos, integrantes do clube, estiveram paramentados, junto com seus líderes – para aplausos na Câmara de Vereadores.

A solenidade, proposta pelos edis Israel Cardoso (PTC), Manoel Porfírio (PT) e Cosme Resolve (PMN), foi acompanhada pelos colegas Erasmo Ávila (PSD) e Dando Leone (PDT). Também no Plenário Raymundo Lima, os ex-vereadores Valéria Moraes e Júnior Brandão, respectivamente autora e relator do projeto para a lei (nº 2.384/17) que institui o Dia Municipal do Desbravador da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Israel Cardoso enfatizou a grandeza de testemunhar pessoas tão jovens e, ao mesmo tempo, comprometidas com valores tão nobres. “Um grupo que valoriza, acima de tudo, a família, a natureza, a amizade, o companheirismo, exaltando a importância do amor a Deus e à Pátria”. Dando Leone, da mesma forma, frisou a alegria de “ver crianças e jovens fazendo o melhor e levando a palavra de Deus”.

 “Pronto para o bem”

O presidente da Câmara, Erasmo Ávila, destacou a relevância das atividades dos desbravadores. “Vemos crianças e jovens entregues às drogas, participando de um movimento superorganizado, que é o crime, e vocês fazem o papel inverso: a socialização dessas crianças. Isso me deixa muito feliz por ser itabunense”. E reforçou o convite para o grupo se aproximar do Legislativo. “Além da responsabilidade com a transformação da cidade, o aspecto social tem passado de uma maneira muito forte nesta Casa”, reconheceu.

Recordando ter sido um menor infrator, com brigas na rua, Cosme Resolve ressaltou a importância de instituições que auxiliem o jovem, para ele não descambar até maus caminhos. Destacou, ainda, o quanto o poder público pode apoiar tamanha ação social. “Não se salva o mundo todo, mas cada projeto que salva uma criança é por um ser humano que vai estar pronto para o bem amanhã”, justificou.

Por sua vez, Manoel Porfírio pontuou: “É de mais movimentos como este que nosso país precisa; neste momento tão obscuro em que vivemos, precisamos dar ênfase aos movimentos onde não se coloque arma como mais importante que a Bíblia, que a educação”.

 Aprendizado para vida

O pastor Antônio Fernando Lima, à frente do Clube dos Desbravadores no sul da Bahia, destaca os valores alimentados junto aos componentes, onde predomina o tripé físico, mental e espiritual. “Nós acreditamos em Deus e trabalhamos no que a Bíblia nos diz: ‘Ensina a criança no caminho que deve andar, porque depois de adulto, desse caminho não vai se desviar. Acreditamos na educação e nosso clube é uma escola de ensino não formal”, definiu.

Sentimento de alegria e respeito é notado em integrantes da agremiação, como Emilly Santos Carvalho, de 15 anos, e Elysson Silva Menezes, de 12. Eles revelam como está sendo a experiência que une religião e educação. “O desbravador foi muito gratificante em minha vida; me fez abrir os olhos pra muitas possibilidades. Quando a gente entra no clube, é uma vida completamente diferente”, orgulha-se Emilly. O garoto completa: “É muito bom; desde menorzinho tenho o sonho de ser desbravador. Gostava de ver as pessoas desfilando e pregando a palavra de Deus”.

 

Ascom - Fotos: Pedro Augusto

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Materno-Infantil de Ilhéus disponibiliza anticorpo que previne bronquiolite em bebês prematuros ou com comorbidades

A pequena Maya nasceu, no último dia 5, prematura, na 34ª semana da gestação de Adriele dos Santos, pesando apenas 1,785 kg. Ela está intern...