sexta-feira, 7 de maio de 2021

Saúde valida novo Compod de Itabuna por pluralismo de ideias


A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Itabuna validou nessa quarta-feira, 05, o projeto de lei de Israel Cardoso (PTC) que aumenta, de 22 para 28,  os membros do Conselho Municipal de Políticas contra Drogas (Compod). Cardoso propõe que igrejas, a OAB e a comunidade acadêmico-científica integrem o Conselho. O relator Manoel Porfírio (PT) elogiou a diversificação de conselheiros porque "é do pluralismo de ideias que virão meios significativos facilitando o implemento de ações preventivas, terapêuticas e reabilitadoras, para definir uma política mais eficaz de combate às drogas. "

Presente na reunião do colegiado, o autor da matéria ressaltou que o Compod "estava parado no município" inviabilizando a obtenção de recursos. O projeto de lei, argumentou o Israel, corrige distorçao da Lei 2.060/08 que "excluía injustificadamente as entidades religiosas. Deve ser reconhecido o notório trabalho assistencial delas em favor de usuários, dependentes e seus familiares. Essas entidades também atuam na prevenção do consumo, constituindo peça importante na política antidrogas que não pode ser descartada na formação de um conselho da área" justificou.

A proposta de nova formação para o Compod passará por duas votações no Plenário da Câmara antes de ser encaminhado para sanção do Executivo itabunense. Anteriormente, em 19 de abril deste ano, o projeto recebeu parecer favorável de Alex da Oficina (PTC) na Comissão de Legislação.

 Sessão aplaude Clube dos Desbravadores em Itabuna



 

Olhares brilhantes, num clima de tradição e reverência, marcaram a sessão especial em homenagem ao Dia do Desbravador em Itabuna. Na tarde de quinta-feira (06), adolescentes de 10 a 15 anos, integrantes do clube, estiveram paramentados, junto com seus líderes – para aplausos na Câmara de Vereadores.

A solenidade, proposta pelos edis Israel Cardoso (PTC), Manoel Porfírio (PT) e Cosme Resolve (PMN), foi acompanhada pelos colegas Erasmo Ávila (PSD) e Dando Leone (PDT). Também no Plenário Raymundo Lima, os ex-vereadores Valéria Moraes e Júnior Brandão, respectivamente autora e relator do projeto para a lei (nº 2.384/17) que institui o Dia Municipal do Desbravador da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Israel Cardoso enfatizou a grandeza de testemunhar pessoas tão jovens e, ao mesmo tempo, comprometidas com valores tão nobres. “Um grupo que valoriza, acima de tudo, a família, a natureza, a amizade, o companheirismo, exaltando a importância do amor a Deus e à Pátria”. Dando Leone, da mesma forma, frisou a alegria de “ver crianças e jovens fazendo o melhor e levando a palavra de Deus”.

 “Pronto para o bem”

O presidente da Câmara, Erasmo Ávila, destacou a relevância das atividades dos desbravadores. “Vemos crianças e jovens entregues às drogas, participando de um movimento superorganizado, que é o crime, e vocês fazem o papel inverso: a socialização dessas crianças. Isso me deixa muito feliz por ser itabunense”. E reforçou o convite para o grupo se aproximar do Legislativo. “Além da responsabilidade com a transformação da cidade, o aspecto social tem passado de uma maneira muito forte nesta Casa”, reconheceu.

Recordando ter sido um menor infrator, com brigas na rua, Cosme Resolve ressaltou a importância de instituições que auxiliem o jovem, para ele não descambar até maus caminhos. Destacou, ainda, o quanto o poder público pode apoiar tamanha ação social. “Não se salva o mundo todo, mas cada projeto que salva uma criança é por um ser humano que vai estar pronto para o bem amanhã”, justificou.

Por sua vez, Manoel Porfírio pontuou: “É de mais movimentos como este que nosso país precisa; neste momento tão obscuro em que vivemos, precisamos dar ênfase aos movimentos onde não se coloque arma como mais importante que a Bíblia, que a educação”.

 Aprendizado para vida

O pastor Antônio Fernando Lima, à frente do Clube dos Desbravadores no sul da Bahia, destaca os valores alimentados junto aos componentes, onde predomina o tripé físico, mental e espiritual. “Nós acreditamos em Deus e trabalhamos no que a Bíblia nos diz: ‘Ensina a criança no caminho que deve andar, porque depois de adulto, desse caminho não vai se desviar. Acreditamos na educação e nosso clube é uma escola de ensino não formal”, definiu.

Sentimento de alegria e respeito é notado em integrantes da agremiação, como Emilly Santos Carvalho, de 15 anos, e Elysson Silva Menezes, de 12. Eles revelam como está sendo a experiência que une religião e educação. “O desbravador foi muito gratificante em minha vida; me fez abrir os olhos pra muitas possibilidades. Quando a gente entra no clube, é uma vida completamente diferente”, orgulha-se Emilly. O garoto completa: “É muito bom; desde menorzinho tenho o sonho de ser desbravador. Gostava de ver as pessoas desfilando e pregando a palavra de Deus”.

 

Ascom - Fotos: Pedro Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...