quarta-feira, 5 de maio de 2021

Câmara de Itabuna faz sessão especial da Lei de libras

Sessão especial celebra 19 anos da lei de Libras

 


Quais espaços em Itabuna atendem à determinação legal de garantir acessibilidade por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras)? Possíveis respostas para tal questionamento deverão surgir com a sessão especial na manhã de sexta-feira (07), a partir das 9h30min, na Câmara de Itabuna.

Proposto pelo presidente da Casa, Erasmo Ávila (PSD), o evento, além de trazer reflexões sobre o tema, comemora os 19 anos de instituição da lei 10.436/02. Afinal, ela garante uma comunicação acessível ao público surdo. Para participar do debate, foram convidados representantes do Ministério Público; Executivo, através das secretarias de Promoção Social e Educação; Uesc (Universidade Estadual de Santa Cruz), professores e a Associação de Surdos de Itabuna (ASSI).

O Legislativo itabunense, por exemplo, tem dois intérpretes de Libras (Manoel Messias e Roberta Brandão), que participam de todas as sessões e demais reuniões abertas ao público e transmitidas em tempo real pelo YouTube e Instagram. Além disso, ficam disponíveis para mediar o diálogo com pessoas surdas no local.

“É um momento de celebrar, mas é também de inquietação e provocação. Estamos convidando as instituições para pensarmos coletivamente: e aí, Itabuna? Como nós estamos frente à lei 10.436/02? Precisamos conversar institucionalmente sobre esta legislação, sobre a comunidade surda itabunense, sobre uma demanda surda na saúde, na educação, na cultura... em diversas áreas”, argumentou Roberta, graduada em História e ativista do movimento surdo há 15 anos. - Ascom

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus para conhecer a nossa forma de produzir cacau. Um dos principais produtores de cacau no mundo, represe...