sexta-feira, 6 de abril de 2018

SCMI Lança Campanha Itabuna: Morte Zero Por Infarto

Com a presença de autoridades municipais, médicos e enfermeiros das equipes da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães, Unidade Pronto Atendimento (UPA) Monte Cristo, SAMU e do diretor técnico do programa Latin STemi, foi lançada na noite de ontem, no auditório da SCMI a Campanha Itabuna: Morte Zero Por Infarto -Programa de Diagnóstico e Logística Integrada para Tratamento de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).

Com a Campanha referenciada por um dos mais conceituados Programas de cardiologia do País, o Programa Latin Stemi, os pacientes que apresentarem dor torácica serão submetidos de imediatos a Eletrocardiograma, que serão enviados para um centro de diagnóstico especializado e, sendo detectada a existência de um infarto agudo do miocárdio (iam), será transferido das unidades de saúde (HLBEM e UPA Monte Cristo) para realização de uma intervenção coronária no centro da hemodinâmica da Santa Casa de Itabuna. “Atualmente, cerca de trezentos mil brasileiros morrem devido a doenças cardiovasculares e a grande maioria destes pacientes não tiveram tempo de um diagnóstico, muito menos possibilidade de um tratamento. O objetivo do uso da telemedicina nestes casos em especial, é diagnosticar, transportar, em tempo hábil, e tratar o paciente. Se o ciclo for completado, dentro do tempo técnico, que seria menos de doze horas da descoberta do problema, o paciente tem chances maiores de sobrevivência e menores sequelas”, explicou o diretor técnico do programa e presidente da ITMS Brasil, uma das idealizadoras do projeto, ao lado da Lumen Foundation e da Medtronic,  Dr. Roberto Botelho.
Em unidades que já tiveram o programa instalado, o indicie de mortalidade associada à doença que era de 11 a 12%. caiu para 5,1%. Para o cardiologista coordenador da Hemodinâmica da Santa Casa de Itabuna, o médico Gláucio Werneck Mozer, essa meta também será uma realidade para Itabuna.  “O programa é fantástico, referência em diversos Países e Estados Brasileiros. Na Bahia, Itabuna é a primeira cidade e a segunda no nordeste a receber o Programa Latin Stemi. Sem dúvidas é um marco no serviço da hemodinâmica da SCMI e principalmente para a população Itabunense que agora contará com a rede de atendimento integrada”, pontuou.
Presente no evento, o Prefeito de Itabuna Fernando Gomes de Oliveira falou sobre o comprometimento do Municipio em manter parcerias como estas que irão beneficiar principalmente o Itabunense. “Conheci o Programa através da Santa Casa e não exitei em buscar as parcerias junto ao Governo do Estado para o Programa ser implantado. Itabuna merece um serviço de saúde com qualidade”.
Para o vice-provedor da Santa Casa de Itabuna, o médico Silvio Porto de Oliveira, o Programa é sem dúvidas mais um diferencial nos serviços da SCMI. “ A Santa Casa mais uma vez sai na frente com um Programa de destaque e sucesso em diversos países e em grandes capitais brasileiras. Agradecemos ao Dr. Gláucio, ao DR. Roberto, e principalmente ao nosso prefeito Fernando Gomes pela sensibilidade de compreender que os serviços de saúde devem ser ampliados. Trazendo mais serviços  de qualidade  para a população Itabunense”, explicou.
Entenda como funciona o Programa
Ao chegar a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou no Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães, o paciente com suspeita de infarto é submetido a um eletrocardiograma, que é transmitido via internet para ser analisado na Central de Telemedicina do Hospital do Coração, em Minas Gerais. O laudo, é emitido em até 10 minutos, retorna para a equipe do serviço da hemodinâmica da SCMI, que encaminha o resultado do exame para a UPA ou para o BLEM, informando se é necessário ou não submeter o paciente ao trombolítico (medicamento que desobstrui as artérias do coração). Se confirmado o diagnóstico de infarto, o paciente é encaminhado para o serviço de Hemodinâmica da SCMI, onde recebe todos os cuidados necessários.
Da- Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...