sexta-feira, 6 de abril de 2018

AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE ESTREIAM PEÇA “NÓ NA CABEÇA”

 A Secretaria Municipal de Saúde estreia nos próximos dias o primeiro espetáculo montado e produzido pelo Núcleo de Artes e Educação em Saúde, que integra o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e o Programa de Saúde da Família (PSF), do Departamento de Atenção Básica.

O núcleo, criado em agosto de 2017, foi idealizado pelo agente comunitário, gestor cultural e produtor Egnaldo França, e conta com a participação de 17 profissionais, todos também agentes comunitários. Egnaldo explica que a ideia de organizar o núcleo veio de uma inquietação ainda em 2014, quando ele e um grupo de agentes participaram da Mostra Nacional de Atenção Básica, em Brasília. “O grupo foi formado com o intuito de ajudar as pessoas pelas experiências, as dificuldades no trabalho, os problemas e aflições. Observamos que essa experiência do teatro passou a ajudar, sobretudo, os próprios integrantes do grupo”, disse Egnaldo.

Para a coordenadora do PACS / PSF, Caroline Brandão,  “A ideia do Egnaldo propõe unir teatro, conscientização e um jeito diferente de prestar informações importantes para a população sobre Saúde e sobre a importância do trabalho dos agentes comunitários. Hoje, não se pode falar em Saúde e não falar em Educação, e vice-versa”, destacou.


Entre os dias 15 e 20 abril (data específica ainda a ser confirmada), o grupo estará estreando a sua primeira montagem teatral, a peça “Nó na Cabeça”, que irá retratar a realidade de pessoas que precisam enfrentar e superar as questões gerais sobre Saúde Mental. A peça irá percorrer escolas, postos de saúde, praças e eventos gerais de Saúde, Cultura e Educação. Um dos primeiros espaços já confirmados de apresentação será o Colégio da Polícia Militar (CPM) de Itabuna. Os ensaios já estão em ritmo acelerado e todos os atores estão ansiosos pela estreia. Para o segundo semestre, o núcleo prepara apresentações que contemplarão o Calendário Nacional da Saúde, dentro das campanhas Outubro Rosa, Novembro Azul e Dezembro Vermelho. (Ascom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...