terça-feira, 28 de agosto de 2012

Técnicos estaduais debatem criação de região metropolitana na Ilhéus-Itabuna


Ao participar da abertura do seminário de desenvolvimento regional que visa ampliar discussões sobre a implantação da região metropolitana no eixo Ilhéus-Itabuna, o prefeito Newton Lima disse que eventos com estes têm a preocupação de buscar o debate e palestras técnicas sobre o desenvolvimento regional, que seu ver será um grande marco para diversos municípios baianos que estão no entorno destas duas cidades.
Por sua vez, o prefeito de Ibicuí e presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc), Cláudio Dourado, contou que a idéia é participar de debate sobre a proposta de formação da região metropolitana do Sul da Bahia, mas lamentou a ausência de diversas representações políticas regionais que perderam a oportunidade de tirar dúvidas de técnicos especializados a respeito do assunto, que deve mudar o cenário de desenvolvimento no sul da Bahia.
Na oportunidade, o diretor de Pesquisa da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, Edgard Porto, destacou o papel do bi-polo Ilhéus-Itabuna no desenvolvimento regional e perspectivas de gestão integrada. O técnico tratou de diversas questões, a exemplo da estrutura integrada, crescimento de ilhas de desenvolvimento, recursos econômicos, relações sociais e econômicas, formas de pensar o futuro, municípios que mais crescem em termos populacionais, gestão regional, consolidar o turismo de Ilhéus com a dinâmica do comércio varejista de Itabuna, aliada com a cultura do cacau, área de desenvolvimento, dentre outras.
Já a superintendente de Planejamento e Gestão Territorial, da Secretaria e Desenvolvimento Urbano, Graça Torreão, discorreu sobre a “Região Metropolitana e Aglomeração Urbana”. A arquiteta detalhou sobre planejamento urbano, com ênfase para questões voltadas para a densidade demográfica e outros fatores agregados. Graça Torreão mostrou ainda as transformações no setor, no Brasil, a partir da constituição federal de 1988 e a falta de interesse de alguns políticos a respeito da regulação nacional das regiões metropolitanas.
Antes de iniciar o debate, o professor da Uesc, Gilmar Trindade – que apresentou a tese de doutorado a respeito do tema –, falou sobre “A aglomeração Urbana de Ilhéus e Itabuna”. Promovido pela Prefeitura de Ilhéus, Amurc, Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano, o seminário foi realizado na tarde desta segunda-feira (27), no auditório do Fórum da Justiça Federal, com o intuito de debater o processo de gestão, urbanização e planejamento dos municípios polarizados por Ilhéus e Itabuna que se encontram sob a influência do complexo Porto Sul. O evento foi encerrado com debate.
Presenças – Além dos prefeitos Newton Lima e Cláudio Dourado, o seminário contou com a presença do secretário de Planejamento, Fernando Vita, e de Desenvolvimento Urbano, José Alencar (ambos de Itabuna), Afonso Dantas, representando a Associação AME Itabuna, de secretários e assessores de Ilhéus, professores da Uesc e representantes de algumas entidades ilheenses.

Da assessoria
www.ilheus.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  Vigilância Sanitária acompanha ação da Polícia Civil na apreensão de alimentos fora do prazo de validade Na manhã desta sexta-feira, 10, a...