sexta-feira, 31 de março de 2023

O ADEUS DO FOTÓGRAFO ADONAI

É com muito pesar que anunciamos o falecimento do grande mestre em fotografia, Edison ADONAI de Andrade, filho de Albertino Clemente de Andrade, e Adalgisa Araújo Andrade. 

Adonai, deve ter um grande acervo
sobre Itabuna

Natural da cidade de Coaraci, sul da Bahia, Adonai, deixa cinco (05) filhos, de relacionamentos anteriores, e mais duas adotivas,  com a senhora Joilma Andrade. Casado com ela, há 24 anos,  tinha as duas, como filhas do coração. Adonai, desde jovem gostava de praticar vôleibol e futebol de campo.  Sempre foi um bom aluno, pois gostava muito de estudar. 

Começou a trabalhar muito cedo, para ajudar à sua família. O seu primeiro trabalho, com carteira assinada, foi no então banco da Bahia,  na cidade, de Itajuípe.  Mais tarde, fez o concurso do Banco do Brasil. Pata isso, no qual passou, ficou vários meses estudando com um grupo de amigos. O banco do Brasil, foi o  seu segundo emprego. Ainda  Trabalhou nas agências de Itabuna, Camamu, Gandu, Una e Canavieiras. 

Foi o primeiro fotógrafo a se identificar
pelo jaleco! Em Itabuna.

"Adonai  que nasceu em 17 de Março de 1944, liderou com  grande espírito de justiça a fotografia e amava o que fazia. Um ser humano com um caráter impecável. Super fã das músicas da década explosiva, românticas.  Gostava de dançar um belo bolero" destaca, seu amigo/irmao, tambem fotógrafo, Pedro Augusto Benevides, acrescentando que em 1984, quando se aposentou, fez do seu hobby um instrumento de trabalho: a fotografia!. Fotografando aniversário, casamentos, batizados, carnaval e alguns documentários. "Se tornou um dos melhores fotógrafos de Itabuna e região", diz.

Nos seus últimos dias de vida em um hospital, na capital do estado,  não deixou de apreciar a música, pois era o único quarto do hospital, onde havia música. Ele sempre dizia; "um homen sem música, é um homen louco".

Adonai, Viveu intensamente a vida.  Ele nos deixou, e partiu para o mundo espiritual, no dia 12 deste mês,  às 16h20 da tarde, em Salvador,  onde residia ultimamente.  Deixando esposa, filhos, irmãos e amigos.  A pedido dele,  as suas cinzas serão jogadas em Coaraci no rio Almada.!

EXPRESSAOUNICA: Adonai, realmente fazendo justiça, ao que disse seu amigo Pedro Augusto, tinha um grande caráter, e chegou a prestar seus serviços profissionais à algumas gestões, deste município. Nossos sentimentos à sua família, colegas e amigos. Adonai era messiânico

Fotos e informações: Pedro Augusto 

RECONHECIMENTO DE PEDRO AUGUSTO

Na segunda administração do Prefeito Fernando Gomes, quando integrava a equipe de comunicação, conheci Adonai.  Aqueles momentos em companhia de Adonai cada instante ou clic de sua máquina fotográfica era um turbilhão de conhecimentos que eu adquiria.  inesgotável. Aqui rendo honras e emoções a Edson Adonai, meu mestre e amigo. Ele conseguiu resgatar em mim, flashes de lembranças entre oito e dez anos de idade, quando tive o primeiro contato com uma máquina fotográfica Olympus. Fomos sócios na Primeira Via de Fotografias, situado à Avenida Paulino Vieira, aqui em Itabuna. Eu, Pedro Augusto, Antônio Carlos e Waldyr Gomes, fomos os profissionais de Itabuna mais próximos de Adonai. Sempre gentil e alegre com todos que conviveram com ele. Agora somente flashes de lembranças e fotografias de eternas saudades.

Pedro Augusto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Em Ilhéus, Papai Noel visita Hospital Materno-Infantil

  Em Ilhéus, Papai Noel visita Hospital Materno-Infantil e distribui presentes para as crianças internadas O Hospital Materno-Infantil Dr. J...