sexta-feira, 31 de março de 2023

ITABUNA EM FOCO

Secretaria de Esportes e Lazer abre matrículas para Futevôlei Masculino categorias de base

 A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, inicia na

próxima terça-feira, dia 4 de abril, o período de matrículas para formação das categorias de base do Futevôlei Masculino, voltada para os jovens com idade entre 12 e 18 anos. As inscrições serão realizadas até o dia 14 de abril, das 9 às 12 horas, na sede da Secretaria, na Rua Casemiro Rego, nº 43, no Bairro Góes Calmon.

Para realizar matrícula no projeto, que é aberto à comunidade, os interessados devem apresentar Carteira de Identidade (RG) e inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), inclusive dos pais e/ou responsáveis, quando o interessado for menor de idade. Os treinos acontecerão às quartas e sextas-feiras, na Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso, na Avenida Manoel Chaves, no São Caetano, sob o comando técnico do professor Rafael (Sopa).

Segundo o secretário de Esportes e Lazer, José Alcântara Pellegrini, a implantação da turma de Futevôlei Masculino é uma seqüência do Projeto Categorias de Base, cujo objetivo é fomentar o esporte e formar novos atletas num cenário em que a cidade carecia de incentivos.

 “A nossa intenção é promover o Esporte como ferramenta de socialização e, através das categorias de base das diversas modalidades esportivas, revelar futuros atletas amadores e que alcancem o profissionalismo. Por outro lado, estamos resgatando Itabuna como condição de importante Celeiro esportivo do Estado, como no passado”, afirmou o secretário.

Ações do Programa Saúde na Escola

 A Prefeitura de Itabuna aderiu ao Programa Saúde na Escola (PSE) para o biênio 2023/2024, uma parceria entre as secretarias municipais da Educação e Saúde visando atender alunos de unidades educacionais, entre escolas e creches, para inserção das práticas de promoção à saúde e prevenção de doenças, propiciando o enfrentamento de vulnerabilidade que comprometem o desenvolvimento das crianças e jovens.

Os profissionais de saúde vão às escolas da  Rede Municipal de Ensino para a prática de atendimento nutricional, atualização do calendário vacinal, saúde bucal, saúde ambiental, doenças negligenciadas, saúde auditiva, saúde ocular dentre outras. Também haverá palestras educativas para os alunos, pais e professores, num processo de inclusão de atividades.

O gerente-técnico Pedagógico da Educação para Saúde Escolar e do Programa Saúde na Escola, Manassés de Oliveira Moreira, explica que as reuniões vão acontecer no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, entre 8 e 12 horas, de terça-feira, dia 4, quarta-feira dia 5, terça-feira, dia 11 e quinta-feira, dia 13 de abril. Terão como pauta a apresentação das atividades desenvolvidas pelo PSE.

“No Módulo I, na terça-feira estarão presentes representantes de oito postos de saúde e 22 escolas quando serão apresentadas todas as 13 ações que o Programa Saúde na Escola que serão desenvolvidas durante o ano letivo. A partir disso, as unidades de saúde e as escolas vão se reunir para montar um calendário onde essas ações serão desenvolvidas”, explica.

O gerente Monassés Oliveira enfatizou a importância dessa ação para a cidade. “O município tem 33 Unidades Básicas e de Saúde da Família, 90 escolas da Rede Municipal e 11 da Rede Estadual. Os postos são divididos em quatro módulos. Quando fizemos a adesão do Programa Saúde na Escola, conseguimos pactuar 99 escolas das duas redes. É gratificante”, afirmou.

Ele acrescentou que o PSE vai atender 32.171 durante um período de 24 meses. A gestão é centrada em ações compartilhadas e corresponsáveis, desenvolvidas por meio dos Grupos de Trabalho Intersetoriais (GTI) das secretarias municipais da Educação e da Saúde, numa construção em que tanto o planejamento quanto a execução das ações vão atender as demandas locais mediante análises e avaliações.

Conferência Municipal de Saúde aprova propostas à Conferência Estadual 

A 10ª Conferência Municipal de Saúde teve aprovadas diversas propostas visando o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O encerramento ocorreu na tarde de quinta-feira, dia 30, na Faculdade Santo Agostinho de Itabuna (FASAI), depois de um dia inteiro de atividades em grupos temáticos e Plenária.

As propostas foram discutidas em quatro eixos: “A Itabuna que temos. A Itabuna que queremos”, “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”, “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia” e “Amanhã será outro dia para todas as pessoas”.

O eixo um, que abordou o tema “Itabuna que temos". Itabuna que queremos” foi uma projeção do que temos hoje e do que pode melhorar, entre elas mais garantia do SUS, acessibilidade, transporte público, saneamento básico, no geral, tudo o que precisamos melhorar no futuro, informou a relatora Gabriela Brito.

Para a representante do eixo dois e relatora Alexandra Oliveira, “”O controle social e movimento social para salvar vidas’, traz uma perspectiva para quem faz o uso do serviço, e trouxe propostas para melhorar a saúde do município”, salientou.

"No eixo três abordamos o que é direito dos usuários do SUS, como serviço de qualidade, atenção integral, humanização da saúde, desenvolvimento da saúde mental e outros aspectos pertinentes ao direito do SUS para todas”, disse a representante Thayna Leite. 

“Já no eixo quatro, as propostas envolveram aplicação da lei da Doula, a inclusão de políticas voltadas para o TEA, acessibilidade para os usuários com deficiência, entre outros”, concluiu Caroline Dias. 

Ao final, foram definido os 15 delegados que levarão as propostas para a próxima etapa a Conferência Estadual de Saúde, dentre eles: Lívia Mendes Aguiar, secretaria municipal de Saúde, Jaimeire Pessoa, diretora Atenção Primária de Saúde, Dayse Santos, apoiadora da APS, e Matusalém Costa, gerente de UBS Saúde. Os delegados representam os segmentos usuários do SUS, gestores e trabalhadores em saúde.

Conselho Tutelar e Vara de Infância promovem palestra sobre os direitos da criança

 
Conselheiros tutelares de Itabuna e equipes da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza participaram nesta sexta-feira, dia 31, do ciclo de palestra 2023 promovida pela Vara da Infância e Juventude no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. No encontro, foram discutidas questões relativas ao trabalho da Rede de Apoio, com foco no estupro de vulnerável, que é tratado no Artigo 217, do Código Penal.

 O advogado e técnico Judiciário Nillo Cordeiro, afirmou que é necessário um conhecimento maior sobre a proteção a menores de 14 anos,  que não podem ter o corpo violado, mesmo que seja de conhecimento dos pais.  “Antigamente, o ato era chamado de atentado violento ao pudor, mas essa tipificação não existe mais. A Rede precisa ter bem claro, que Lei não permite relação conjugal  com menores de 14 anos e esse ato precisa ser denunciado”, disse Nillo.  

 Durante a palestra, ele esclareceu que  abuso sexual é toda situação em que  a criança é dada como gratificação sexual a pessoas, geralmente  mais velhas. Ele falou ainda que os abusos não ocorrem apenas quando há contato físico.  

 Esse tipo de crime pode ser classificado como intrafamiliar, extrafamiliar e institucional. Já o abuso sem contato ocorre de forma verbal, através de redes sociais, com exibicionismos do corpo e pornografia. Em  90% dos casos o abuso é cometido por  alguém que convive com a vítima. “A denúncia anônima pode ser feita ao Disk 100, pelo WhatsApp e email.  

 A coordenadora do Conselho Tutelar de Itabuna, Joelma Gonçalves, ressaltou o avanço da parceria entre a Rede de Proteção e a Vara da Infância e Juventude. Ele lembrou mecanismos, como a Lei Henri Borel,  sancionada em 2022, que estabelece medidas  protetivas  específicas para e adolescentes vítimas de violência doméstica.  “Essa Lei trata também do sadismo, quando existe uma satisfação do abusador em ver o sofrimento da criança.

 “Por isso, as vítimas precisam ser ouvidas”, disse Joelma.  A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Maria D’ Ajuda Cavalcanti Lucas, afirmou que é necessário um diálogo maior e permanente entre a Rede de Apoio e o Conselho Tutelar. Ela disse que a palestra foi fundamental para esclarecer sobre o papel do CMDCA. “O público do Conselho é o mesmo do social. Por isso, temos que estar unidos e engajados para que essa garantia seja efetivada”, concluiu.

Nova Ferradas e Nova Esperança recebe melhorias neste sábado

 

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), vai desenvolver neste sábado, entre 8 e 17 horas, ações do Projeto Bairro Feliz no Nova Esperança e Nova Ferradas na zona oeste da cidade. Junto com a parceria da comunidade em mutirão, serão executados serviços de terraplanagem, compactação do solo, cascalhamento, roçagem e capina, limpeza de áreas públicas e de reparo no sistema de iluminação.

A titular da SIURB acrescenta que são muitos os pedidos apresentados à Prefeitura por dirigentes das associações de moradores e lideranças comunitárias. “Estamos nos mobilizando para executar os serviços demandados em um único dia. E, se necessário, concluí-los nas manhãs dos domingos. Há uma preocupação do prefeito Augusto Castro (PSD) para que os serviços públicos cheguem aos bairros e demais localidades”, justificou Sônia Fontes.

Boletim Covid-19


 A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19. 

De acordo com os dados, Itabuna registra 57 pacientes curados, 66 confirmados, sendo 05 casos ativos; leitos em UTI ocupados 00; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 00; leitos clínicos disponíveis, 00; óbitos confirmados, 04, e óbitos descartados, 00.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h.


Ascom

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ILHÉUS EM NOTÍCIAS

Capacitação para receptivo de cruzeiros projeta temporada aquecida Cidade receberá 16 escalas entre dezembro de 2025 e abril de 2026 A Prefe...