Secretaria de Esportes e Lazer abre matrículas para Futevôlei Masculino categorias de base
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, inicia na
Para realizar matrícula no projeto, que é aberto à comunidade, os interessados devem apresentar Carteira de Identidade (RG) e inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), inclusive dos pais e/ou responsáveis, quando o interessado for menor de idade. Os treinos acontecerão às quartas e sextas-feiras, na Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso, na Avenida Manoel Chaves, no São Caetano, sob o comando técnico do professor Rafael (Sopa).
Segundo o secretário de Esportes e Lazer, José Alcântara Pellegrini, a implantação da turma de Futevôlei Masculino é uma seqüência do Projeto Categorias de Base, cujo objetivo é fomentar o esporte e formar novos atletas num cenário em que a cidade carecia de incentivos.
“A nossa intenção é promover o Esporte como ferramenta de socialização e, através das categorias de base das diversas modalidades esportivas, revelar futuros atletas amadores e que alcancem o profissionalismo. Por outro lado, estamos resgatando Itabuna como condição de importante Celeiro esportivo do Estado, como no passado”, afirmou o secretário.
Ações do Programa Saúde na Escola
A Prefeitura de Itabuna aderiu ao Programa Saúde na Escola (PSE) para o biênio 2023/2024, uma parceria entre as secretarias municipais da Educação e Saúde visando atender alunos de unidades educacionais, entre escolas e creches, para inserção das práticas de promoção à saúde e prevenção de doenças, propiciando o enfrentamento de vulnerabilidade que comprometem o desenvolvimento das crianças e jovens.
Os profissionais de saúde vão às escolas da Rede Municipal de Ensino para a prática de atendimento nutricional, atualização do calendário vacinal, saúde bucal, saúde ambiental, doenças negligenciadas, saúde auditiva, saúde ocular dentre outras. Também haverá palestras educativas para os alunos, pais e professores, num processo de inclusão de atividades.
O gerente-técnico Pedagógico da Educação para Saúde Escolar e do Programa Saúde na Escola, Manassés de Oliveira Moreira, explica que as reuniões vão acontecer no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, entre 8 e 12 horas, de terça-feira, dia 4, quarta-feira dia 5, terça-feira, dia 11 e quinta-feira, dia 13 de abril. Terão como pauta a apresentação das atividades desenvolvidas pelo PSE.
“No Módulo I, na terça-feira estarão presentes representantes de oito postos de saúde e 22 escolas quando serão apresentadas todas as 13 ações que o Programa Saúde na Escola que serão desenvolvidas durante o ano letivo. A partir disso, as unidades de saúde e as escolas vão se reunir para montar um calendário onde essas ações serão desenvolvidas”, explica.
O gerente Monassés Oliveira enfatizou a importância dessa ação para a cidade. “O município tem 33 Unidades Básicas e de Saúde da Família, 90 escolas da Rede Municipal e 11 da Rede Estadual. Os postos são divididos em quatro módulos. Quando fizemos a adesão do Programa Saúde na Escola, conseguimos pactuar 99 escolas das duas redes. É gratificante”, afirmou.
Ele acrescentou que o PSE vai atender 32.171 durante um período de 24 meses. A gestão é centrada em ações compartilhadas e corresponsáveis, desenvolvidas por meio dos Grupos de Trabalho Intersetoriais (GTI) das secretarias municipais da Educação e da Saúde, numa construção em que tanto o planejamento quanto a execução das ações vão atender as demandas locais mediante análises e avaliações.
Conferência Municipal de Saúde aprova propostas à Conferência Estadual
A 10ª Conferência Municipal de Saúde teve aprovadas diversas propostas visando o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O encerramento ocorreu na tarde de quinta-feira, dia 30, na Faculdade Santo Agostinho de Itabuna (FASAI), depois de um dia inteiro de atividades em grupos temáticos e Plenária.
As propostas foram discutidas em quatro eixos: “A Itabuna que temos. A Itabuna que queremos”, “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”, “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia” e “Amanhã será outro dia para todas as pessoas”.
O eixo um, que abordou o tema “Itabuna que temos". Itabuna que queremos” foi uma projeção do que temos hoje e do que pode melhorar, entre elas mais garantia do SUS, acessibilidade, transporte público, saneamento básico, no geral, tudo o que precisamos melhorar no futuro, informou a relatora Gabriela Brito.
Para a representante do eixo dois e relatora Alexandra Oliveira, “”O controle social e movimento social para salvar vidas’, traz uma perspectiva para quem faz o uso do serviço, e trouxe propostas para melhorar a saúde do município”, salientou.
"No eixo três abordamos o que é direito dos usuários do SUS, como serviço de qualidade, atenção integral, humanização da saúde, desenvolvimento da saúde mental e outros aspectos pertinentes ao direito do SUS para todas”, disse a representante Thayna Leite.
“Já no eixo quatro, as propostas envolveram aplicação da lei da Doula, a inclusão de políticas voltadas para o TEA, acessibilidade para os usuários com deficiência, entre outros”, concluiu Caroline Dias.
Ao final, foram definido os 15 delegados que levarão as propostas para a próxima etapa a Conferência Estadual de Saúde, dentre eles: Lívia Mendes Aguiar, secretaria municipal de Saúde, Jaimeire Pessoa, diretora Atenção Primária de Saúde, Dayse Santos, apoiadora da APS, e Matusalém Costa, gerente de UBS Saúde. Os delegados representam os segmentos usuários do SUS, gestores e trabalhadores em saúde.
Conselho Tutelar e Vara de Infância promovem palestra sobre os direitos da criança
Conselheiros tutelares de Itabuna e equipes da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza participaram nesta sexta-feira, dia 31, do ciclo de palestra 2023 promovida pela Vara da Infância e Juventude no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. No encontro, foram discutidas questões relativas ao trabalho da Rede de Apoio, com foco no estupro de vulnerável, que é tratado no Artigo 217, do Código Penal.
O advogado e técnico Judiciário Nillo Cordeiro, afirmou que é necessário um conhecimento maior sobre a proteção a menores de 14 anos, que não podem ter o corpo violado, mesmo que seja de conhecimento dos pais. “Antigamente, o ato era chamado de atentado violento ao pudor, mas essa tipificação não existe mais. A Rede precisa ter bem claro, que Lei não permite relação conjugal com menores de 14 anos e esse ato precisa ser denunciado”, disse Nillo.
Durante a palestra, ele esclareceu que abuso sexual é toda situação em que a criança é dada como gratificação sexual a pessoas, geralmente mais velhas. Ele falou ainda que os abusos não ocorrem apenas quando há contato físico.
Esse tipo de crime pode ser classificado como intrafamiliar, extrafamiliar e institucional. Já o abuso sem contato ocorre de forma verbal, através de redes sociais, com exibicionismos do corpo e pornografia. Em 90% dos casos o abuso é cometido por alguém que convive com a vítima. “A denúncia anônima pode ser feita ao Disk 100, pelo WhatsApp e email.
A coordenadora do Conselho Tutelar de Itabuna, Joelma Gonçalves, ressaltou o avanço da parceria entre a Rede de Proteção e a Vara da Infância e Juventude. Ele lembrou mecanismos, como a Lei Henri Borel, sancionada em 2022, que estabelece medidas protetivas específicas para e adolescentes vítimas de violência doméstica. “Essa Lei trata também do sadismo, quando existe uma satisfação do abusador em ver o sofrimento da criança.
“Por isso, as vítimas precisam ser ouvidas”, disse Joelma. A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Maria D’ Ajuda Cavalcanti Lucas, afirmou que é necessário um diálogo maior e permanente entre a Rede de Apoio e o Conselho Tutelar. Ela disse que a palestra foi fundamental para esclarecer sobre o papel do CMDCA. “O público do Conselho é o mesmo do social. Por isso, temos que estar unidos e engajados para que essa garantia seja efetivada”, concluiu.
Nova Ferradas e Nova Esperança recebe melhorias neste sábado
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), vai desenvolver neste sábado, entre 8 e 17 horas, ações do Projeto Bairro Feliz no Nova Esperança e Nova Ferradas na zona oeste da cidade. Junto com a parceria da comunidade em mutirão, serão executados serviços de terraplanagem, compactação do solo, cascalhamento, roçagem e capina, limpeza de áreas públicas e de reparo no sistema de iluminação.
A titular da SIURB acrescenta que são muitos os pedidos apresentados à Prefeitura por dirigentes das associações de moradores e lideranças comunitárias. “Estamos nos mobilizando para executar os serviços demandados em um único dia. E, se necessário, concluí-los nas manhãs dos domingos. Há uma preocupação do prefeito Augusto Castro (PSD) para que os serviços públicos cheguem aos bairros e demais localidades”, justificou Sônia Fontes.
Boletim Covid-19
A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19.
De acordo com os dados, Itabuna registra 57 pacientes curados, 66 confirmados, sendo 05 casos ativos; leitos em UTI ocupados 00; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 00; leitos clínicos disponíveis, 00; óbitos confirmados, 04, e óbitos descartados, 00.
Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h.
Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável