quarta-feira, 6 de maio de 2020

Vereadores têm nova sessão virtual em Itabuna

Vereadora Charliane lembra dos vinte anos do Shopping Jequitibá ocorrido no último dia 05 de Maio.
 Vereadores compartilharam, por meio remoto, reivindicações e aplausos a personalidades de nossa cidade
Pedidos de providências, moções de congratulação e de pesar estiveram na pauta da sessão remota protagonizada pelos vereadores na tarde desta quarta-feira (06), em Itabuna. O auxílio da tecnologia permite que o Legislativo prossiga com os trabalhos, respeitando o distanciamento social tão recomendado nestes tempos de pandemia do coronavírus.

Os edis Babá Cearense (PSL), Charliane Sousa (MDB), Júnior Brandão (Rede) e Robson Sá (PP) mencionaram requerimentos levados à Secretaria Municipal de Saúde, com questionamentos sobre a aplicação de recursos no enfrentamento à Covid- 19. Robinho, por exemplo, reiterou sobre a indagação para uso de emendas dos correligionários dele, os deputados federais Cacá Leão e Roberto Brito. “Na audiência anterior aqui na Câmara, lembramos que os deputados autorizam que esses valores sejam usados no combate à pandemia”, frisou.


Das homenagens ao pesar

Genivaldo Neves, nosso querido
e saudoso Pilão!
O presidente da Câmara, Ricardo Xavier (Cidadania), apresentou Moção de Louvor ao ex-presidente da FICC (Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania), Daniel Leão, assim como Moção de Pesar pelo falecimento do ex-servidor Genivaldo Santos Neves, ocorrido na última quinta-feira (30). Ele era garçom e prestou serviços à Casa por 28 anos. Uma Moção de Pesar também foi oferecida por Robson Sá ao pequeno Vinícius Oliveira, que chegou a ser hospitalizado com leucemia e, uma semana após ter alta, morreu pela contaminação por coronavírus.

Augusto Castro
Na solenidade virtual, ainda prevaleceram as manifestações de alegria pela recuperação do ex-deputado estadual Augusto Castro (PSD), que luta contra a Covid-19 e recentemente deixou a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa. O edil Manoel Júnior (PV) lembrou o quanto o então parlamentar beneficiou a saúde de Itabuna, com liberação de recursos. “Agradecemos muito pela contribuição que deu ao município”, sublinhou.

Indício de aglomeração

O edil Antônio Cavalcante (Republicanos) protocolou pedido de providência alertando para o número de carros estacionados na avenida Beira Rio e na Praça Adami – e sugerindo a proibição. Mesmo com o impedimento de parar veículos na avenida do Cinquentenário, lembrou ele, o volume notado nas vias vizinhas leva a indícios da tão inadequada aglomeração no centro da cidade. Mesmo reconhecendo e parabenizando o dever dos pares de fiscalizar, o colega Ronaldão (PL) ponderou: “muitos veículos estacionados são de funcionários que chegam nos estabelecimentos autorizados a funcionar”.

Vale lembrar que as cobranças – e as devidas dúvidas – dos edis em relação aos recursos utilizados neste cenário de calamidade serão discutidas a partir das 14 horas desta quinta-feira (7) com os representantes da saúde (inclusive dos hospitais de Base Luís Eduardo Magalhães e Calixto Midlej), e da Secretaria da Fazenda. As convocações foram provocadas pela Comissão Permanente de Saúde da Casa, cujo presidente é o vereador Enderson Guinho (Cidadania).

Pia na feira e alimentação
Ainda entre os pedidos de providência, Babá Cearense defende a instalação de pias com torneiras e sabão líquido nas feiras livres e outros pontos com grande circulação de público. Afinal, justificou, as autoridades de saúde ressaltam a importância de lavar as mãos como medida eficaz para evitar a contaminação pelo coronavírus.

O vereador Jairo Araújo (PCdoB), por sua vez, chamou atenção para o atraso no pagamento do ticket-alimentação para os profissionais de saúde que atuam, também, no combate à Covid-19. “Não quero acreditar que não haja data para pagar o ticket-alimentação de 300 reais”, afirmou ele, que vem ilustrando: “Tem servidor que faz a feira com os 300 reais que recebe do ticket”.

Melhorias no acesso
Pedido de providência, assinado por Robson Sá e referendado pelos pares, evidenciou a necessidade de patrolamento no bairro Vale do Sol, onde “as pessoas precisam de melhores condições de tráfego”, e também pede por uma maior atenção à iluminação pública, “uma área essencial para a segurança dos munícipes”. Já Milton Gramacho (Republicanos), reivindicou igual patrolamento na estrada
entre o “Lixão” e a Fazenda Boa Lembrança. E também a pavimentação no Loteamento Eugênio Brandão, no bairro Santo Antônio.

Duas décadas

Para coibir estacionamento irregular, shopping em Itabuna começa a ...Charliane Sousa, acompanhada pelos colegas, reverenciou os 20 anos do Shopping Jequitibá, completados na terça-feira (5).

O estabelecimento, fundado pelo saudoso empresário Helenilson Chaves, consolidou-se como um dos mais bem-sucedidos de Itabuna e região.  Ascom/Câmara
____________________________
Expressaounica: Na época, alguns empresários de Itabuna não acreditavam no empreendimento. Um deles chegou a dizer que o Shopping ia derrubar o comércio da Avenida do Cinquentenário. Mas, Helenilson, com a visão de um empreendedor moderno, foi em frente e tocou a obra quase sozinho! E hoje o resultado está ai; o empreendimento comercial mais forte do sul da Bahia. Pena que a pandemia, não deixou comemorarmos a data dos seus 20 anos. Mesmo assim, os nossos parabéns vão para o grande Helenilson Chaves que, como seu pai, Manoel Chaves, também foi Presidente da ACI, na dimensão aonde ele estiver. Foram dois grandes pioneiros de Itabuna. Bem lembrado, vereadora Charliane.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula tem 48h para fazer o que fez ontem: apagar vídeo

O petista pediu votos para o pré-candidato à Prefeitura de SP Guilherme Boulos, em evento do Dia do Trabalhador Do  - Diario do Poder - O Tr...