segunda-feira, 4 de maio de 2020

Itacaré prorroga por mais 15 dias medidas contra o coronavírus

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, publicou que no jornal oficial desta segunda-feira(04) novos decretos prorrogando por mais 15 dias os efeitos de todas as medidas de proteção e segurança contra o coronavírus adotadas nos dias 18 e 19 de março. Os decretos já haviam sido prorrogados no último dia 17 e devem perdurar enquanto houver os riscos de contaminação do Covid 19 no município, como forma de garantir a saúde e o bem-estar da população e evitar o contágio e a proliferação do coronavírus.
A decisão atende a uma solicitação do Comitê de Monitoramento, formado por médico, enfermeiros, secretários municipais e representantes da 72ª CIPM e Sindicato de Hotelaria e Alimentação, que avaliou o uso de máscaras e o isolamento e distanciamento social como medidas mais eficazes para evitar a doença. E a flexibilização dessas medidas nesse período onde a expectativa no Brasil é um aumento de casos de Covid-19, segundo o Comitê, seria colocar em risco a vida de toda a população.

De acordo com o prefeito, as medidas de proteção colocaram Itacaré como uma referência regional no combate à doença, fazendo com que até o momento somente dois casos tenham sido confirmados no município e ainda assim contraídos em outra cidade, onde os pacientes se encontram em tratamento. Mas flexibilizar agora, permitir as hospedagens de pessoas vindas de outras cidades, as aglomerações, eventos e o contato físico entre a comunidade seria expor todos ao risco de contraírem a doença.
Antônio de Anízio explicou que é importante estar preocupado com a economia da cidade, com o desenvolvimento e com o fortalecimento de Itacaré, mas nesse momento é preciso cuidar da saúde do povo, porque o maior patrimônio é a vida de casa cidadão e cidadã. Paralelo a essas medidas, a Prefeitura de Itacaré, através dos conselhos municipais, já vem discutindo alternativas econômicas e de geração de emprego e desenvolvimento voltadas sobretudo para os segmentos ligados ao turismo, o esporte e a cultura do município.
Antônio de Anízio reafirmou que as melhores armas para evitar e combater o coronavírus é o uso de máscaras e o isolamento social. Mas de nada vão adiantar todas as medidas que estão sendo adotadas pelo Comitê de Monitoramento contra o Coronavírus se a comunidade não colaborar. Entre as recomendações do Comitê de Monitoramento estão a de evitar aglomerações, em caso de necessidade de sair nas ruas, manter o distanciamento social de 1,5 metros entre pessoas, usar máscaras de proteção de tecido, higienizar as mãos com frequência e evitar o contato das mãos com o nariz, boca e olhos. Ascom

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO NO ITA PEDRO

Impulsionada pelo Ita Pedro, Itabuna se consolida entre os destinos mais procurados da última década com 1,39 milhões de passageiros Às vésp...