quarta-feira, 10 de maio de 2017

Secretaria de Saúde mobiliza equipes para imunização conta gripe sábado




A Secretaria Municipal de Saúde já está com estrutura e equipes de trabalho preparadas para o Dia D de imunização contra a gripe - Influenza A (H1N1), que acontecerá no próximo sábado, dia 13 em todo o país. Em Itabuna, a dose da vacinação poderá ser tomada em qualquer uma das unidades de saúde que funcionará das 7h30min às 15 horas.

Poderão receber a dose da vacina crianças menores de cinco anos, gestantes a partir do 3º mês, puérperas (mulheres a partir dos 45 dias de ter dado à luz), idosos com mais de 60 anos, pessoas vítimas de doença renal crônica, diabéticos, hipertensos, etc. A coordenadora da Rede de Frio, Camila Brito informou que este ano a novidade é que os trabalhadores do sistema prisional, prisioneiros e adolescentes que estão sob medidas socioeducativas foram incluídos para a imunização.
Para atingir a meta de vacinação de 90% do público alvo estipulada pelo Ministério da Saúde, a SMS de Itabuna começou a imunização no dia 17 do mês passado, antecipando o dia de mobilização nacional. Para agilizar o trabalho a coordenação montou estratégia para vacinar os grupos prioritários por semana.     
Os primeiros grupos a receberem a dose foram os trabalhadores da saúde, crianças menores de cinco anos, gestantes, idosos, professores, jovens que cumprem medidas socioeducativas e prisioneiros.  Desde a última segunda feira estão sendo imunizados portadores de comorbidades. No sábado devem ser imunizados todos os públicos.
Apesar de todo o esforço da SMS em disponibilizar a vacina com bastante antecedência, Camila informou que a procura foi baixa e alerta para a importância da imunização. “As pessoas precisam se conscientizem que a vacina, além de gratuita, é um meio eficaz para evitar o vírus da gripe, e por consequência outros tipos de doença, como a pneumonia, por exemplo”.
A secretária de Saúde de Itabuna, Lísias São Mateus, além de reforçar a importância da imunização, explicou que a vacina não causa gripe. “Se houver alguma reação, o que é raro, pode ser por um pequeno desconforto no local da aplicação, mas os benefícios da imunização, são incontáveis”, reforçou.
         Lísias diz ainda que mesmo quem tomou a dose da vacina no ano passado precisa tomar novamente este ano, porque não existem mais anticorpos suficientes para combater o vírus da gripe. Ela lembra que a proposta do Ministério da Saúde é evitar possíveis internações hospitalares causadas por infecções, “e a vacina é uma arma poderosa capaz de combater o vírus e evitar complicações mais serias”.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ILHÉUS EM NOTÍCIAS

Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus elege novos representantes  Representantes da sociedade civil foram escolhidos para compor o órgão c...