quinta-feira, 10 de maio de 2018

Prefeitura quer preservar casarões e imóveis históricos de Ubaitaba.

Por meio de um projeto no Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), desde o ano passado, a Prefeitura de Ubaitaba busca recursos financeiros para o tombamento e preservação de imóveis públicos e casarões de valor arquitetônico, histórico, artístico e cultural. A informação foi transmitida pelo secretário de Saúde, José Carlos Lona de Almeida, ao público Fórum de Agentes Empreendedores e Gestores Culturais do Litoral Sul (FAEG-Sul), no salão do Rotary Club.   

O secretário representou a prefeita de Ubaitaba, Suka Carneiro, que por problema de agenda não pode recepcionar os participantes como estava previsto. De acordo com José Carlos, a atual gestão municipal tem feito investimentos para elevar a autoestima dos cidadãos por meio de projetos culturais, tendo destacado a realização do São João ano passado, cujos índices de participação popular e de visitantes e turistas reforçaram a tradição do município com a festa.

Além de fomentar a cultura, a administração tem buscado recursos para estimular a prática esportiva, tendo sido destacado pelo secretário de Cultura e Turismo, Lucianno Coelho, a reforma do ginásio de esportes com recursos de emenda parlamentar e do Governo do Estado, que está construindo um Centro de Treinamento de Canoagem para incentivar o surgimento de novos talentos. “É preciso que se tenha claro que cultura e esportes são essenciais à educação de crianças e adolescentes”, disse.

Pela manhã houve apresentação do cantor e compositor ubaitabense MC Pierre; do grupo de Capoeira Porto da Barra e dos alunos de dança do professor Ualas Santos, além de mini palestras de Vitor Aziz, sobre o que é Faeg-Sul; da advogada Bruna Setenta, que abordou Sistema de Cultura; da atriz e diretora Eva Lima que interpretou “Testemunho”, de José Delmo; fala da atriz e presidente do Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus, Janete Lainha; e exibição do curta “O Estranho Sr. Jones”, do cineasta Jota Melo, atualmente residente em Ubaitaba. A parte da tarde será dedicada a oficinas.(Ascom)
________

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica do cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica.  financiamento e sustentabilidade no Partnership Mee...