quarta-feira, 9 de maio de 2018

Expedição leva chefs de cozinha para conhecer cultura do cacau no Sul e Baixo Sul da Bahia


Começa, nesta quarta-feira (9), e segue até sexta-feira (12), mais uma Expedição Gastronômica: Da Roça para a Mesa, desta vez nos Territórios de Identidade Sul e Baixo Sul da Bahia. O objetivo é aproximar chefs de cozinha aos produtos da agricultura familiar baiana e à cultura alimentar de diferentes localidades, inspirando novas receitas e promovendo os produtos em seus restaurantes.
A expedição é realizada pelo Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com a parceria da Aliança dos Cozinheiros Slow Food, uma rede que reúne cozinheiros de todo o mundo e que preza pela comida boa, limpa e justa.

O cardápio da expedição está recheado de descobertas e encontros com produtores da agricultura familiar, degustações de mel de cacau, chocolate cru e muitas trocas sobre as técnicas e produção artesanal do chocolate.
A programação conta com visita ao grupo  “orgânicos do cacau”, grupo de produtoras, herdeiras das antigas fazendas tradicionais e que hoje estão mudando a história do cacau cabruca; visita às comunidades produtoras e à Cooperativa Bahia Cacau, a primeira fábrica de chocolate da agricultura familiar do estado da Bahia; caminhada pela Mata Cabruca, pelo cultivo do cacau Parazinho, em Casca de Ovo; e visita à comunidade Jacarandá, onde o grupo da expedição participa da quebra de cacau e degustação do mel de cacau.
Por - Daniel Thame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...