quarta-feira, 7 de junho de 2017

Oficina discute estratégias para o desenvolvimento sustentável de Itabuna

  
         Lideranças políticas, empresariais, representantes do Ministério Público, da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada participaram hoje (7) da I Oficina de Desenvolvimento Sustentável promovido pelo Movimento Empresarial Sul da Bahia em Ação (Mesb) em parceria com a Prefeitura de Itabuna, Unime e a Rede de Cidades Inteligentes. O evento realizado no auditório da Unime, incluiu um ciclo de palestras sobre cidades inteligentes e humanizadas, desenvolvimento sustentável, planejamento e uso  de novas tecnologias como suporte ao crescimento urbano.


         O prefeito Fernando Gomes destacou a importância do evento que reúne a iniciativa privada, comunidade acadêmica e governo municipal na discussão e solução dos problemas urbanos. Ele também agradeceu em nome da população itabunense o trabalho da Unime e destacou a participação no simpósio de  vereadores, secretários municipais, além de representantes do MP e representantes dos diversos segmentos da comunidade.

         Lembrando que Itabuna não é só o prefeito, mas o somatório do trabalho da sua gente, ele destacou que a cidade enfrenta problemas do crescimento acelerado e funciona como polo de uma região que já foi rica, mas empobreceu em função da crise do cacau. O prefeito defendeu que a Ceplac seja transferida para a Embrapa, que detém uma ampla tecnologia para a produção rural e pode ajudar a retomada do desenvolvimento agrário numa região de terras férteis e que precisa da diversificação da sua economia.

         Como gestor, Fernando Gomes elogiou a proposta de elaboração de um plano de desenvolvimento de Itabuna, que tem uma dimensão regional. Ele também defendeu uma união de esforço para a retomada do crescimento da região, destacando que em 40 anos de vida política e oito mandatos, cinco como prefeito e três como deputado federal, continua priorizando educação, saúde, geração de emprego e renda, bem como o combate à violência como prioridade de governo. Também informou sobre o projeto da Cidade Universitária, que consolida Itabuna como um polo de educação e de ensino superior com a chegada do curso de medicina das Faculdades Santo Agostinho e a chegada de outras instituições.

         Cidade mais humana
         A oficina foi aberta pela diretora da Unime, Odília Moliterni, que falou do orgulho de participar do movimento visando à construção de uma cidade mais humana e melhor. Também destacou a participação no projeto da equipe dos cursos de engenharia e de arquitetura e urbanismo da Unime, oferecendo um olhar diferente para o desenvolvimento de Itabuna como um polo regional.

         A coordenadora do curso de arquitetura e urbanismo da Unime, Laís Ribeiro, manifestou seu apoio à proposta do Mesb, que com esta oficina dá o primeiro passo para a construção de um documento importante para o planejamento do desenvolvimento sustentável de Itabuna.

         O coordenador do Mesb, Hélio Nascimento, foi um histórico do movimento que nasceu há três anos, a partir do sentimento da classe empresarial com relação aos problemas do meio ambiente e do desenvolvimento de Itabuna, visando a construção de uma cidade mais justa e mais humana. O Mesb tem como referência uma experiência exitosa do Espírito Santo a partir de ações concretas nos campos da educação em tempo integral, construção de uma plataforma de dados e no planejamento do desenvolvimento sustentável, o que está sendo replicado em Itabuna, com a criação de um grupo de trabalho e realização da oficina.

         O empresário Edimar Margotto Júnior, que também integra a diretoria do Mesb, considera que a oficina de planejamento é uma semente que está sendo plantada para as próximas décadas e que nasce de uma articulação da entidade que representa junto ao governo municipal e diversos segmentos da comunidade grapiúna, além do apoio da  Unime.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Tarcísio elogia Elon Musk após empresário ser insultado pela mulher de Lula

Além dos insultos de Janja, Musk foi alvo de hostlidades de Moraes Governador de SP, Tarcísio de Freitas - Foto: Francisco Cepeda/Governo de...