quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

ACORDO POR MAIA
TEMER NOMEIA ANTONIO IMBASSAHY COMO MINISTRO DA SECRETARIA DE GOVERNO
ESCOLHA FEZ PARTE DE NEGOCIAÇÃO PARA REELEGER MAIA NA CÂMARA
Publicado: 02 de fevereiro de 2017 às 19:13
DEPUTADO DO PSDB ASSUMIRÁ COMANDO DA SECRETARIA DE GOVERNO, RESPONSÁVEL PELA ARTICULAÇÃO POLÍTICA (FOTO: GEORGE GIANNI/PSDB)

Do - Diário do Poder - O presidente Michel Temer (PMDB) assinou nesta tarde, 2, a nomeação do deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA) como ministro da Secretaria de Governo. A escolha do tucano foi acertada no fim de 2016 e fez parte da negociação para reeleger o Rodrigo Maia (DEM-RJ) como presidente da Câmara. Em troca da pasta, os tucanos desistiram de lançar candidatura própria e decidiram apoiar o parlamentar fluminense.
Imbassahy substituirá o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), que deixou o cargo em 25 de novembro, após ser acusado pelo ex-ministro da Cultura Marcelo Calero de o ter pressionado para liberar a construção de um edifício residencial em que comprou um apartamento em Salvador.

A nomeação de Imbassahy e outras medidas anunciadas nesta tarde - como a criação do Ministério dos Direitos Humanos e mudanças nas atribuições do Ministério da Justiça que passa a se chamar Ministério da Justiça e da Segurança Pública -, segundo o porta-voz do presidente, Alexandre Parola, têm como objetivo "aprimorar as condições de governança, buscar maior eficiência e melhorar a gestão pública".
"O Presidente Michel Temer está nomeando o deputado Antonio Imbassahy para ocupar a Secretaria de Governo da Presidência, com as atribuições de conduzir o diálogo com o Congresso Nacional, para votar as reformas do governo federal, fundamentais para a retomada do crescimento de nossa economia", disse na mensagem.
Ainda não está definido quando será a posse do deputado tucano na pasta. Caso exista alguma cerimônia, ela deve ocorrer na semana que vem. Na sexta-feira, 3, Temer deve ir a São Paulo para conversas em torno de sua escolha para o nome do substituto do ministro Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal (STF).
"Porteira". O imbróglio envolvendo o chefe de gabinete da Secretaria de Governo, Carlos Henrique Sobral, ainda não está dissipado. Enquanto peemedebistas "batiam o pé" para manter o ex-assessor especial do presidente cassado da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na pasta antes comandada por Geddel, os tucanos faziam a exigência de receber a pasta de "porteira fechada", ou seja, com todos os cargos.
Num dos últimos acertos feitos, Sobral ficaria trabalhando para o irmão do ex-ministro, o deputado Lúcio Vieira Lima, que com o apoio do Planalto acreditava que iria conquistar a primeira vice-presidência nas eleições desta quinta, 2,, mas não foi nem para o segundo turno. Com essa "reviravolta", auxiliares do presidente dizem não saber o que será feito. "Acho que vai ter que esperar o novo ministro chegar", afirmou uma fonte. (AE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...