segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Interior recebe Jabes e Cacá de braços abertos


Respaldado pelo legado de trabalho e amor pela cidade, no final de semana, o candidato a prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP), intensificou as visitas que vem fazendo aos distritos, vilas e povoados desde o início da campanha. Ao lado do vice, Cacá (PMDB), ele esteve com os moradores do Couto, no sábado, 18, e passou o domingo, 19, entre Urucutuca, Vila Campinhos, Vila Olímpio, Ribeira das Pedras e Castelo Novo.

Assim como no centro e bairros de Ilhéus, o tema principal das conversas dos ilheenses do interior com o próximo prefeito de Ilhéus foi as enormes dificuldades enfrentadas diariamente pela população, fruto do descaso administrativo dos últimos oito anos. O péssimo estado das estradas vicinais é a queixa principal de quem vive nas áreas mais distantes do município.

 Em Urucutuca, o aposentado José Maria dos Santos, 86 anos e a dona de casa Maria do Carmo Santos, 63 anos, sintetizaram o sentimento de indignação dos seus vizinhos. “A situação aqui está feia, estamos abandonados”, enfatiza a moradora. A esperança na competência administrativa e dedicação de Jabes para resolver os problemas dos distritos, vilas e povoados a mesma para Nivalda Oliveira, 72 anos, Carmem Lúcia, 42 anos.

Os protestos se repetem em cada comunidade visitada por Jabes e Cacá. “Campinhos vai de mal a pior, aqui não tem nada, o povo do interior foi abandonado”, lamenta o vendedor Zelino da Silva, 70 anos. Os moradores da Vila Olímpio reivindicam a pavimentação da estrada do bairro que liga a localidade a outras partes de Ilhéus.

Escola fechada e delegacia vira igreja
A situação mais preocupante é na Ribeira das Pedras, onde a Escola Nuclear de Sambaituba encontra-se fechada por causa de vazamentos no telhado. Segundo os moradores, a escola está funcionando no posto de saúde e nos dias do atendimento médico os alunos ficam sem aula. 

A mãe de uma aluna, Telma Oliveira dos Santos 34 anos, está inconformada com esta situação. “Vai fazer dois anos que a escola está abandonada, além de suspender as aulas quando o médico está trabalhando no posto médico, no verão mesmo as crianças e as professoras sofrem ali dentro, pois o calor é insuportável”, protesta.  

O trabalhador rural José Antônio, 26 anos, que tem um filho matriculado na unidade de ensino pediu a Jabes: “Cuide desta situação, não faça por mim, mas pelas crianças”. Para o próximo prefeito de Ilhéus, o caso é uma falta de respeito com as crianças, professores e pais de alunos. “A educação tem que ser prioridade em qualquer governo”, afirmou o candidato. 

Em Castelo Novo os moradores também listam vários transtornos causados pelo descaso administrativo do governo de Ilhéus. Lindoneusa dos Santos Bastos, dona de casa, 43 anos, denuncia a sujeira encontrada na fonte que abastece as casas. “Na água que  consumimos já achamos todo tipo de contaminação, peças íntimas, absorventes, bota velha, micróbios”. A moradora reclama também da falta de segurança, e conta que a delegacia local virou uma igreja.  

No sábado, os moradores do Couto receberam Jabes e Cacá com entusiasmo e confiança no sua próxima gestão. A utônoma Cristina Santos, moradora da Rua Santo Antônio, afirma que somente o prefeito trabalhou pelo distrito, e lembra algumas obras realizadas no seu governo. “O asfaltamento foi ele quem fez, construiu também o posto médico. A escola era pequena, Jabes reformou e aumentou o espaço”.

O abandono da quadra de futebol, a falta de limpeza pública e o problema da saúde foram alguns pontos questionados pelos moradores. “O Couto só viu limpeza quando Jabes era prefeito; as ruas eram bem cuidadas, tinha merenda na escola, agora está tudo abandonado”, diz a dona de casa Izabel Silva. 

Da assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Eleitores brasileiros:68% não sabem em quem votar

  Eleições: mais de 68% não sabem em quem votar Uma vez apresentados os nomes dos potenciais entrevistados, a taxa de incerteza cai para 16,...