Os constantes episódios de agressão à mulher – muitos deles terminando em feminicídio – foram repudiados pela vereadora Wilma de Oliveira (PCdoB), em discurso no plenário da Câmara de Itabuna. Ela citou o caso recente da mulher trans que teve o corpo incendiado nos fundos do Hospital de Base.
O agressor é um homem com quem ela se relacionou por mais de 20 anos. “Não podemos deixar passar despercebido que foi um mês de muita violência contra a mulher. É um ciclo de violência que impera na sociedade e a gente clama para fazer esse enfrentamento. É da conta de todos os vereadores!”, argumentou.
Para ela, precisamos de políticas públicas efetivas nos espaços de poder, mas também nas escolas. “Precisamos mudar mentalidades! E mentalidade não se muda do dia pra a noite, nem sozinho. Precisamos do enfrentamento ao machismo, que coloca a mulher na condição de inferioridade, como sendo propriedade do parceiro ou de quem quer que seja”, acrescentou.
Ela citou levantamento da USP, que aponta altos índices de violência contra o público feminino e conclamou o posicionamento de todos contra esse cenário ainda persistente. “É um discurso de indignação, mas também de solidariedade. Onde vamos parar? É difícil ser mulher neste país, nessa Bahia e nessa cidade. São os dados oficiais que dizem isso”, reforçou.
Pedidos de providências para os bairros
Um novo conjunto de pedidos de providências foi trazido pelos vereadores itabunenses, na sessão ordinária de segunda-feira (13), para contemplar reivindicações da população. A maioria voltada para infraestrutura, mas também para fortalecer a economia e o bem-estar coletivo.
Dando Leone (PDT), por exemplo, quer ver espaços criativos e brinquedos nas praças, para atender crianças, adolescentes, jovens, idosos e pessoas com deficiência. Mas também pede patrolamento em rua do Loteamento Paraíso e bairro Monte Cristo.
Já Ricardo Xavier (Cidadania), solicita recapeamento asfáltico em rua do bairro de Fátima e pavimentação em via do Conceição. Solon Pinheiro (SDd) quer ver pavimentada quadra do Nova Mangabinha (casinhas).
Diego Pitanga (PT) espera limpeza e manutenção de passarelas no canal do bairro São Caetano; marcação de piquetes para colocação de postes da Coelba em rua de Ferradas; academia ao ar livre e parque infantil no Banco Raso.
O edil Israel Cardoso (Agir), para melhoria da limpeza urbana, indica ao Executivo a criação do programa Cata Treco, com coleta e remoção de objetos e materiais inservíveis deixados em diversos pontos da cidade.
Além disso, ele propõe ao Executivo instituir a Semana do Chocolate Artesanal em Itabuna. O intuito é incluir na programação uma feira expositora da produção municipal e regional de chocolate, além de cursos e apresentações.
Moções
A sessão contou com Moção de Pesar proposta por Ricardo Xavier, pela morte de José Dias Rebouças, ocorrida em 05 de março.
Com a anuência dos pares, o edil assinou Moção de Congratulação pelo 2º aniversário da BOA FM. Quanto a Israel Cardoso, dirigiu Moção de Parabéns à igreja Batista Boas Novas, no 12º ano de fundação; Moção de Aplausos em reconhecimento ao trabalho do Tenente Coronel Manfredo Santana, à frente do 4º Grupamento de Bombeiros Militar, e Moção de Parabéns à Igreja Batista Belém, no 18º ano de fundação.
Ascom/Foto: Pedro Augusto
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável