segunda-feira, 13 de março de 2023

Quinho e diretoria tomam posse na UPB

 Quinho e diretoria tomam posse na UPB em cerimônia concorrida e celebram força do municipalismo baiano

 

UPB Unida, Bahia Mais Forte é o mote da nova Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da União dos Municípios da Bahia (UPB) que tomou posse na tarde desta segunda-feira (13), na sede da entidade municipalista baiana. O prefeito de Belo Campo, José Henrique Silva Tigre, Quinho, é o novo presidente da UPB para o biênio 2023/2024. Na oportunidade também aconteceu a posse da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia – FECBAHIA. Thiancle Araújo, que é prefeito de Castro Alves e presidente do Consórcio Território do Recôncavo, foi empossado o novo presidente da federação. A cerimônia foi bastante prestigiada pelas autoridades do estado, incluindo o governador Jerônimo Rodrigues, o vice Geraldo Júnior, o senador Otto Alencar, mais de 40 deputados e membros do poder judiciário.

O presidente da UPB, prefeito de Belo Campo, José Henrique Silva Tigre (Quinho), expôs o desejo de defender as pautas dos municípios nos próximos dois anos. “Estou extremamente feliz por ter a oportunidade de participar, de forma conjunta, do municipalismo baiano e brasileiro. Nós temos diversas causas importantes e eu estou bastante entusiasmado. Estou presidente da UPB em um momento histórico que é a volta, no terceiro mandato, do presidente Lula. Ele está demonstrando com muita grandeza que o momento do diálogo, do entendimento, independente da condição política partidária, voltou ao nosso país. Nós queremos ser ponte entre os prefeitos e o governo do estado na condição de instituição. Quinho apontou duas pautas prioritárias que serão defendidas por sua gestão: o novo Pacto Federativo, com a tramitação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 14/2022, que reduz pela metade a alíquota patronal do INSS dos municípios.

Para o senador Otto Alencar, “de forma nenhuma essa casa deve ter um presidente com coloração partidária, ela precisa ter o compromisso com o municipalismo”. O governador Jerônimo Rodrigues falou sobre a leveza das pautas que estão sendo discutidas neste início de ano e assumiu o compromisso com os prefeitos e prefeitas da Bahia. “Nós temos uma missão muito forte em defesa do municipalismo, a exemplo da reforma tributária, da previdência, seca, chuva, fome, desemprego. Tudo isso está na mesa da gente. Temos na Bahia o orgulho de dizer que nossas instituições são potentes, a exemplo da UPB. Coloco a minha palavra fortalecendo, no que for possível e necessário, a união dos prefeitos e prefeitas da Bahia”, afirmou.

Após dois anos à frente da entidade, Zé Cocá fez a transmissão do cargo e reforçou a necessidade de continuar na luta pelas bandeiras municipalistas.  “Tudo que aconteceu nos últimos anos em nível nacional, a UPB teve forte protagonismo. Hoje eu tenho o prazer de dizer que fiz parte da história dessa casa. Agora estarei do seu lado, Quinho, lutando pelas pautas municipalistas até para as que não dizem respeito a Jequié. Mesmo que o meu município não ganhe, eu sei que se a Bahia ganhar eu ganharei junto. Essa é a UPB, a Bahia, o Nordeste e país que eu acredito”, disse o agora ex-presidente ao tempo em que agradeceu o empenho da equipe técnica da Casa dos Prefeitos e Prefeitas. “Eu falo em todo ‘canto’. Pode ter equipe igual a da UPB, mas melhor não existe. Essa equipe é show”.

“Eu tenho certeza, Quinho, que sua determinação vai contribuir muito. Quero dizer que pode contar com a FECBAHIA para trabalharmos juntos em prol do municipalismo”, disse o novo Presidente da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia – FECBAHIA, para o biênio 2023-2024, Thiancle Araújo, que é prefeito de Castro Alves. A união entre as duas instituições também foi reforçada na fala do novo vice-presidente institucional da UPB e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso. “O entendimento entre a UPB e a FECBAHIA será essencial para o desenvolvimento dos nossos municípios e todas as bandeiras que vamos enfrentar”, reforçou.

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual, Adolfo Menezes, cumprimentou os novos dirigentes da UPB ao tempo em que colocou a Alba à disposição do municipalismo. “A Assembleia sempre esteve e sempre estará para ajudar a Bahia e os municípios. Contem com a gente e tenho certeza que, daqui a dois anos, você, Quinho, estará mostrando para a Bahia todas as conquistas da sua grande gestão”, afirmou.

Conheça os novos dirigentes da UPB

Diretoria Executiva

José Henrique Silva Tigre

Presidente

Belo Campo

Júlio Pinheiro dos Santos  Junior

Vice-presidente Institucional

Amargosa

Wilson Paes Cardoso

Vice-presidente Administrativo              

Andaraí

Jose Moreira de Carvalho Neto

1° Secretário

Itapicuru

Reinaldo Barbosa de Góes

2° Secretário

Iuiu

Jose Ricardo Leal Requião

1° Tesoureiro

Miguel Calmon

Christianne Mary Pereira Guimaraes

2° Tesoureira

Taperoá

Conselho Fiscal

Titulares

Danillo Santos Sales Rios - Várzea da Roça          

Fernanda Silva Sá Teles - Wanderley     

Yuri Cesar de Andrade Menezes - Pedro Alexandre      

Mário Alexandre Correa de Sousa - Ilhéus         

Eliana Gonzaga de Jesus - Cachoeira     

Suplentes

Reges Jonas Aragão Santos - Ituberá    

José Luiz Franco Ramos Costa - Barra do Rocha

Monalisa Gonçalves Tavares - Ibicaraí  

Jailma Dantas Gama Alves - Banzaê       

José Wilker Alencar Maciel - Central  

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

BC ‘queima’ R$190 bilhões das reservas cambiais, em poucos dias, para tentar conter o dólar

O dólar dispara... Com leilão de hoje, Brasil perderá US$30,76 bilhões das reservas cambiais Do - Diário do Poder - O Banco Central voltará...