Ciente da importância do diagnóstico e tratamento adequado para as pessoas que possuem fissura labiopalatina, popularmente conhecido como, lábio leporino, o deputado federal Neto Carletto (PP), apresentou uma Indicação, na Câmara de Deputados, a fim de sugerir a ampliação da realização, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), de cirurgias reparadoras de fissuras labiopalatinas.
As lesões ou fissuras labiopalatinas são caracterizadas por aberturas ou descontinuidades das estruturas do lábio e/ou palato. Além dos aspectos estético, funcional e emocional, a malformação deforma o semblante do paciente e acarreta dificuldades para sucção, deglutição, mastigação, respiração, fonação e audição. Essas fissuras atrapalham a capacidade mental, por isso, o fissurado deve ser tratado com respeito, carinho e compreensão, assim como qualquer outra pessoa.
De acordo com o deputado Neto Carletto, embora as cirurgias reparadoras de fissura labiopalatina constem da Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do Sistema Único de Saúde (SUS), na prática os pacientes que delas necessitam não têm acesso, com a devida presteza, ao tratamento cirúrgico de que tanto precisam."É importante que as anomalias congênitas do tipo sejam tratadas tão cedo quanto possível, ou seja, logo após o nascimento. Espero que minha Indicação seja atendida e que adote-se as providências que promovam a ampliação da realização de cirurgias reparadoras de fissura labiopalatina no âmbito do Sistema Único de Saúde, de modo a eliminar ou ao menos reduzir a espera pela submissão ao procedimento", explicou o parlamentar. Ascom do deputado
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável