Novo ciclo de combate ao mosquito da dengue
A coordenadora do Programa de Endemias, Lucimar Santos Ribeiro, explicou que os ciclos consistem em visita aos domicílios e imóveis nos bairros da cidade e têm duração de 40 dias. Após esse prazo, o mesmo Agente de Combate às Endemia volta para repetir o tratamento que é feito à base de pastilha (larvicida) colocada nos reservatórios de água.
Ela orientou a população que ao lavar tanques ou reservatórios de água, não retire essas pastilhas que garantem a eliminação de larvas, o tratamento e o combate às arboviroses.
A coordenadora também comemorou a queda no índice de infestação predial ao destacar que essa redução é o resultado de um conjunto de ações de prevenções da saúde, reforçado por parcerias como a do Departamento de Limpeza Pública durante os mutirões.
A importância do trabalho de campo rotineiro realizado pelos profissionais da Divisão de Endemias foi destacado por Lucimar. Consiste em eliminar possíveis criadouros de larvas e também orientar os moradores para se unirem ao esforço do poder público para que as arboviroses continuem sob controle.
Para concluir, Lucimar destaca que, embora Itabuna registre queda no número de casos de dengue, é importante que as famílias fiquem em alerta, evite água parada em vasilhames abertos, tampe bem reservatórios de água, observem e limpem seus quintais. Em caso do possível surgimento de casos, em qualquer área da cidade devem ligar para o disk-dengue (73) 3612-8324.
Consternado, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro, recebeu a notícia do falecimento de dona Edite Maria de Jesus, 87 anos, mãe do Comandante da Guarda Civil Municipal Roberto Augusto dos Santos, ocorrido nesta quarta-feira, dia 15. Neste momento de dor, pede a Deus de Misericórdia que conforte seus familiares e amigos e a receba em Glória.
Dona Edite há 18 dias estava internada no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, onde recebia cuidados médicos e ocorreu o desenlace. Certamente, sua passagem deixará saudades aos seus sete filhos homens e duas mulheres e aos seus vizinhos n rua 25 de Dezembro onde morava.
O velório acontece no serviço funerário da Avenida Juca Leão, 534, centro. O sepultamento será nesta quinta-feira, dia 16, às 10 horas, no Cemitério do Campo Santo.
Itabuna, 15 de março de 2023
Augusto Castro
Prefeito
Com o tempo favorável, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) deu início aos serviços de terraplanagem, cascalhamento e compactação do solo para urbanização do Bairro Emanoel Leão. A ação de dotar o bairro de infraestrutura viária está sendo executada nas ruas Eric Leão e Dois.
“O período chuvoso, nos trouxe dificuldades para o início dos serviços de pavimentação asfáltica do Manoel Leão. Mas agora, estamos trabalhando para acelerar essa obra”, afirmou a secretária Sônia Fontes. Efetivamente, os dois últimos anos foram de períodos chuvosos intensos no sul da Bahia, o que trouxe atrasos ao cronograma de obras definido pelo prefeito Augusto Castro (PSD).
Os moradores da localidade mais afastada do centro da cidade estão comemorando, a exemplo da Dona Odenita Silva, moradora do bairro há quinze anos. “Eu só acreditava vendo. Há muito tempo que esperávamos por isso. Foi o nosso questionamento de anos o porquê de a gente não ter ruas pavimentadas. Graças a Deus, agora está acontecendo”, disse.
Já a moradora Neriulda dos Santos destacou os benefícios que essa urbanização de ruas do Emanoel Leão vai trazer à população residente. “Moro aqui há mais de 30 anos e sempre esperei por esse momento. A gente vivia com muita poeira, lama e buracos”, contou.
“Nessa Rua 2, por exemplo, passa ônibus quase o dia inteiro. Então, se pode imaginar o transtorno que é. Esse problema, só se resolve com a chegada do asfalto. Ficamos satisfeitos com a chegada das máquinas e dos operários e início das obras pelo prefeito Augusto Castro”, destacou.
Durante seu período à frente da SEMPS, a ex-secretária exerceu com afinco o seu profissionalismo. Após ter sido nomeada para o cargo em janeiro deste ano, Luciene Nascimento empreendeu esforços para dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela também ex-secretária Andrea Castro.
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), agradeceu a dedicação da ex-secretária Luciene durante seu período à frente da SEMPS, destacando a importância do trabalho realizado.
Três médicos do Programa de Residência em Clínica Médica do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), tiveram 100% de aprovação para as especializações em Cardiologia e Nefrologia. Eles integraram a 2ª turma de Residência da unidade hospitalar.
Os médicos Anderson Barbosa Correia, Eli Ruama Sousa dos Reis e Camila Sousa Silva Oliveira concluíram suas atividades no Hospital de Base com êxito, após dois anos de atuação. Agora, avançam mais uma etapa da carreira ao ingressar nas especialidades em que pretendem atuar.
Segundo a médica pneumologista Stephânia Margotto, coordenadora do Programa de Residência Médica, a residência em Clínica Médica do Hospital de Base está apenas começando. “Os médicos residentes têm demonstrado que é possível agregar conhecimento teórico e prático em uma residência do interior da Bahia”, comentou.
Ainda de acordo com Stephânia, dois médicos da primeira turma da residência também passaram para a prova em Nefrologia: Juno Barbosa e Everton de Oliveira. Atualmente, o Hospital conta com mais duas residentes em Clínica Médica: Thainan Lopes Seara e Gabriella Coelho de Oliveira.
“Tivemos pela segunda vez 100% de aprovação desses médicos nas provas de especialidade, o que demonstra um preparo desses jovens médicos para o mercado de trabalho”, comentou. Junto com ela, atuam como preceptores os médicos Rodolfo Nascimento, Fernando Romero e Eduardo Kowalski Neto.
O supervisor médico do Hospital de Base Fernando Alves falou do desempenho de muitos profissionais médicos que passaram pela residência na unidade hospitalar e se tornaram referência na área da medicina de Itabuna, região e outros estados do Brasil ao longo desses 22 anos de existência do Programa de Residência.
“Eles são prova do quanto a gente vem melhorando os fluxos de trabalho e a qualidade no atendimento aos pacientes. Com eles, a gente aprende cada dia mais”, disse o médico, sobre a importância desses profissionais para o hospital.
Boletim Covid-19
A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19.
De acordo com os dados, Itabuna registra 51 pacientes curados, 55 confirmados, sendo 00 caso ativo; leitos em UTI ocupados 00; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 00; leitos clínicos disponíveis, 00; óbitos confirmados, 04, e óbitos descartados, 00.
Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h.
Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável