SAMU-192 e 4° GBM iniciam capacitação de primeiros socorros de profissionais da Rede Municipal de Ensino
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192), o 4ºGBM e a Secretaria Municipal da Educação iniciaram na quinta-feira, dia 18, na Base do Nova Itabuna, o treinamento de professores e profissionais da Rede Municipal de Ensino sobre Primeiros Socorros. A iniciativa atende aos dispositivos da Lei Federal nº 13.722, de 4 de outubro de 2018 (Lei Lucas).
A Lei foi sancionada pela Presidência da República, depois de o garoto Lucas Begalli morrer engasgado, em 2017, numa creche de Campinas, interior de São Paulo. Nesta sexta-feira, dia 19, às 14 horas, passam pelo treinamento os profissionais da Educação do Instituto de Educação Infantil Lúcia Oliveira, e do Grupo Escolar Júlia Oliveira, na Avenida Juraci Magalhães, ambas, no centro.
Ontem, a capacitação foi realizada com profissionais da Creche-Escola Leonor Pacheco, no Bairro Maria Matos (Rua de Palha). As próximas unidades a participarem do curso na Base do Samu-192, são: Creche Otaciana Pinto (29/08), Creche Pequeno Lar (30/08) e Creche Irmã Margarida (31/08), sempre às 14 horas.
A capacitação tem apoio do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino e Serviço (COAPES), que reúne várias instituições, dentre as quais, a Faculdade Santo Agostinho (FASA) de Itabuna.
“ Solicitei o apoio do COAPES para capacitar esses profissionais o mais rápido possível. Isso dá segurança ao Poder Público, às famílias das crianças e à sociedade” , disse o secretário municipal da Educação, professor Josué Brandão Júnior,.
“O curso é ministrado por socorristas do Samu-192 e do 4º Grupamento de Bombeiros Militares. Queremos treinar o maior numero de profissionais da Educação e de pessoas possíveis para prestar socorro rápido às crianças em situação de engasgo, por exemplo, o que requer habilidade” afirmou a presidente do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino e Serviço, Tatiana Pires,.
O secretário municipal da Educação reiterou a importância de se acionar um serviço especializado em condições de urgência e emergência. “ Isso não substitui que a escola chame o Samu-192, mas até chegada é super importante as primeiras providências” , orientou.
Votação ao Troféu Ita Pedro no Instagram e no site se encerra na segunda-feira
A votação ao Troféu Ita Pedro - Melhor São Pedro de Todos os Tempos pelos cidadãos estará disponível até às 23h59min da próxima segunda-feira, dia 22, na bio da rede social do evento no Instagram e no site: www.trofeuitapedro.com.br.
A população poderá escolher os vencedores nas categorias: Revelação, Melhor Show, que inclui artistas nacionais, e Ouro da Casa, que visa eleger o melhor show com artistas locais. O Ita Pedro aconteceu de 30 de junho a 3 de julho na Avenida Princesa Isabel.
Dentre as atrações que concorrem aos troféus estão: Banda Cacau com Leite, Cris Lima, Pegada X, Kaio Oliveira, Neto LX, Lordão, Sinho Ferrary, Norberto Curvelo, Trio da Huanna e Netto Gasparzinho.
Também participam Alcymar Monteiro, Zé Vaqueiro, Harmonia do Samba, MC Rogerinho, Batista Lima, Solange Almeida, Tarcísio do Acordeon, Éber Lima e Miguel, João Gomes, Marcynho Sensação, Lá Fúria, Kart Love, Bell Marques e Thiago Brava, além de Cris Mel, Originais do Forró, A Tarraxada, Pegada X e Cristal Som.
O diretor-presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Aldo Rebouças, afirma que “a ideia é justamente consolidar ainda mais a marca Ita Pedro - Melhor São Pedro de Todos os Tempos”. Segundo ele, todo grande evento sempre tem uma marca para fixar.
A premiação é concedida de forma simbólica, mas expressa o momento em que os artistas e bandas se apresentaram em Itabuna . “Para os artistas locais e da região também é mais uma forma de reconhecimento”, acrescentou Aldo Rebouças. Ainda não há data para a entrega do Troféu Ita Pedro ainda será divulgada.
Além da rede social, as pessoas também podem votar pelo site: www.trofeuitapedro.com.br. “O mais importante agora é que as pessoas participem”,
Encontro técnico fez balanço do Programa Municipal de Educação
Os resultados do monitoramento de 2020 a 2021 sobre os avanços preconizados pelo Programa Municipal de Educação (PME) foram apresentados aos técnicos e profissionais da Secretaria Municipal da Educação (SEDUC) por representantes da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento do PME. O evento aconteceu nesta semana em Itabuna.
Durante o encontro, a professora Marisa Aguiar, representante da SEDUC na Comissão que avalia o PME, dentre os avanços, destacou a qualificação da Rede Municipal de Ensino, os professores com graduação, 931 professores com especialização, 74 com mestrado e cinco doutores.
“Estamos em uma Rede com avanços no IDEB e vamos investir na recomposição da aprendizagem, com programas de intervenção pedagógica,” disse. Os dados apresentados resultam da coleta de informações em 2021. “Estamos trabalhando com esses dados para investir e para saber onde temos que investir mais” completou.
“O PME seria comparável à Bíblia, pois os gestores municipais devem buscar e entender e, através da manifestação das Conferências Municipais, o que a sociedade espera para os mais diversos segmentos, programas e projetos para a Educação, não só a municipal, inclusive a superior.
Aumenta a responsabilidade do gestor e do secretário municipal que devem estar sempre analisando o que foi colocado como meta e estratégia para atender à normatização aplicada à Educação como um todo”, afirmou o secretário municipal da Educação, Josué Brandão Júnior.
O Plano Municipal de Educação tem 16 metas que precisam ser alcançadas. Marisa afirmou que já houve evolução em outros aspectos, dentre eles a um projeto político-pedagógico e regimento, ensinamento da cultura afro, além de Programa de Saúde Emocional dos professores.
Quanto aos desafios, existe a universalização da Educação Infantil, Educação Integral e gestão democrática das escolas. “A Constituição Federal, o Plano Nacional da Educação e o PME preconizam a escolha do gestor escolar fundamentada em critérios de mérito, desempenho e consulta à comunidade escolar”, afirmou a professora Marisa Aguiar.
UFSB vai doar 14 novos microcomputadores para escola municipal das enchentes
O pró-reitor de Ações Afirmativas da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Professor Doutor Sandro Augusto Ferreira, anunciou que a instituição de ensino superior vai doar 14 novos microcomputadores para o Grupo Escolar Frederico Smith Lima, no Bairro Urbis IV, em Itabuna. Ele recebeu em audiência, na quinta-feira, dia 18, o secretário municipal da Educação, professor Josué Brandão Júnior
A unidade escolar da Rede Municipal de Ensino sofreu as graves consequências das fortes chuvas e das enchentes do Rio Cachoeira que causaram destruição e inundações em cerca de 40% da zona urbana no final de dezembro do ano passado.
O Grupo Escolar Frederico Smith Lima, que foi requalificado e entregue à população pela Prefeitura de Itabuna, na semana passada, teve o seu Laboratório de Informática danificado. A decisão de repassar os microcomputadores doados pela UFSB à unidade foi tomada pelo prefeito Augusto Castro (PSD) depois de um encontro com o secretário da Educação, Júnior Brandão.
Depois da tragédia que se abateu sobre o Sul e Extremo Sul da Bahia, no final de dezembro, a UFSB realizou uma mobilização em nível nacional para arrecadação de recursos, com o intuito de colaborar com a população itabunense e de outras cidades. Atualmente, a instituição tem sido parceira do município em diversos projetos.
Em nível local, o prefeito Augusto Castro e o secretário da Educação, Prof. Júnior Brandão, têm buscado fortalecer parcerias como esta, com a UFSB, no sentido de beneficiar os alunos da Rede Municipal de Ensino.
Está em execução um programa de reforma e requalificação de creches e unidades escolares, a exemplo da Escola Flávio Simões, incluindo a construção da Escola Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, que será a primeira unidade escolar do Sul da Bahia, e de uma escola no Bairro do Zizo, com 70 salas de aulas.
Secretário de Esporte reúne lideranças para definir detalhes do Campeonato Interbairros
O secretário José Alcântara Pellegrini se reúne logo mais às 18h30min na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL) com presidentes de associações de moradores, dirigentes dos times e esportistas. No encontro, na Rua Casemiro Rego, 40, no Góes Calmon, serão discutidos detalhes finais para a realização do Campeonato Interbairros de Futebol de Itabuna.
Alcântara quer ouvir opiniões e sugestões com relação à definição de tabela de jogos, data para o inicio da competição, dentre outros temas. “É importante a participação de todos os envolvidos desde a organização até no suporte. Precisamos trabalhar para que o evento tenha o mesmo sucesso das edições anteriores”, reforçou Alcântara.
O secretário destaca a importância que o Campeonato Interbairros representa não apenas como um momento de lazer e entretenimento. “É um evento sue movimenta os quatro cantos da cidade, promove maior integração entres as famílias de áreas periféricas e centrais e impulsiona a economia informal”, acrescentou.
Durante a competição, sempre na manhã de domingos e feriados, vendedores autônomos têm a oportunidade de comercializar comidas e bebidas à beira dos campos de várzea. “É importante fonte de renda para algumas famílias”, ressaltou.
O Campeonato reúne mais de mil atletas, divididos por equipes que representam os bairros de Itabuna. Alcântara lembra que detalhes como segurança, organização dos campos, critérios, direitos e deveres de atletas, dirigentes e equipes e também da própria Comissão Organizadora, além da premiação aos vencedores serão discutidos.
“O evento também contribui para a formação do caráter dos atletas, do espírito participativo das equipes, além do respeito às normas pelos participantes. Por isso, é fundamental que aquelas pessoas diretamente envolvidas participem do nosso encontro”, concluiu o secretário.
Tudo pronto para o Dia D da Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite
Está tudo pronto para a realização neste sábado, dia 20, das 8 às 16 horas, pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Frio, do Dia D da Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite, em Itabuna. As doses serão oferecidas em todas as Unidades Básicas e de Saúde da Família.
Nos dois últimos dias, a coordenadora da Rede de Frio, Camila Brito, fez um chamamento aos pais, responsáveis e tutores para levem as crianças menores de cinco anos para tomar a vacina por conta da baixa adesão. Menos de 600 doses do imunizante contra a Poliomielite foram aplicadas embora a Campanha Nacional Contra a Poliomielite tenha se iniciado no dia 8.
Ela informou ainda que, em paralelo, o município também está executando a Campanha de Multivacinação, que visa atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos e a vacinação contra o Covid-19.
ROTARY CLUB
Nesta sexta-feira, com o apoio do Rotary Club de Itabuna, a Rede Frio pelo terceiro ano consecutivo, está aplicando a vacina contra Poliomielite em crianças menores de cinco anos das comunidades da zona rural. A ação vai até o dia 26, pelo suporte logístico do clube de serviço à Campanha Nacional de Vacinação.
Também são levadas doses de imunizantes para atualização da caderneta de crianças, adolescentes, adultos e idosos, inclusive a vacina contra o coronavírus. Com esta parceria, desde 2020, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede Frio, disponibiliza o material e profissionais, enquanto o Rotary oferece a logística para que a campanha alcance os pequenos destas comunidades.
A primeira localidade contemplada pelo Projeto do Rotary Club foi a do Cerrado, nesta sexta-feira. Na terça-feira, dia 23, o projeto estará em Ribeirão Seco e na comunidade de Jacareci, cujas crianças também receberão a gotinha da pólio. Para encerrar o período, no dia 26, a vacinação acontece no Morumbi. A ação é coordenada pela enfermeira rotariana Adriana Mozer.
O presidente 2022-2023 do Rotary Club de Itabuna, Cláudio Vitor Santana, informou sobre a importância dessa campanha, ação que está entre as metas deste ano rotário.
“A campanha não pode parar. É crucial o empenho de todos para continuarmos trabalhando a fim de manter nossas crianças livres da pólio. Nesses três dias de ação estaremos juntos na zona rural da cidade nos dedicando a contribuir para eliminar a paralisia infantil”, afirmou o presidente.
CAMPANHA PÓLIO PLUS
O combate a Pólio é um projeto de grande responsabilidade do Rotary International, que em sua atuação em todo o mundo já conseguiu reduzir 99,9% dos casos de paralisia desde o lançamento da campanha Pólio Plus, em 1985.
Nestes quase 37 anos, graças à dedicação e ao trabalho do Rotary e seus parceiros, mais de 2,5 bilhões de crianças receberam a vacina oral contra a pólio. Hoje, a pólio permanece endêmica em apenas dois países: Afeganistão e Paquistão.
Creche Municipal Elzo Pinho de Magalhães desenvolve projeto que incentiva a leitura e a alimentação saudável
As 56 crianças matriculadas na Creche Municipal Elzo Pinho de Magalhães, na faixa etária entre 1 ano e 6 meses a 3 anos 11 meses, participam de um projeto macro de leitura denominado “A minha creche canta, conta, lê e assiste histórias”. A unidade dedicada à Educação infantil integra a Rede Municipal de Ensino da Secretaria Municipal da Educação da Prefeitura de Itabuna.
Por meio da leitura, foi desenvolvida uma ação visando incentivar a alimentação saudável dos alunos, através do plantio e colheita de alimentos como alface e tomate em uma horta na área verde da unidade. A manhã desta sexta-feira, dia 19, foi de colheita quando os alunos participaram com muita alegria dessa ação.
“Foram semanas de muito aprendizado para o hábito de alimentação saudável e o despertar para a leitura de livros. As crianças acompanharam todo o processo do plantio. Hoje, foi o dia da colheita”, ressaltou a gestora da creche, Keylla Gilvânia Bonfim.
“Através do manuseio de livros na Educação Infantil, as diversas competências linguísticas, por meio de vivências e experiências, entre o faz de conta e a realidade são trabalhados com os alunos na sala de aula. Dessa forma, incentivando a leitura e despertando criatividade e imaginação”, acrescentou.
“Com o livro ‘O Sapo Comilão’, da autoria de Stela Barbieri e Fernando Vilela, que conta a história de um sapo que está motivado a comer diversos alimentos, a nossa equipe teve ideia de criar uma horta na área verde para plantio e colheita de alface de tomate. Assim, as crianças podem desenvolver o hábito da alimentação saudável”, disse a gestora da creche.
O projeto, além de praticar a produção de alimentos para consumo próprio, também busca estimular hábitos saudáveis, por meio de uma boa alimentação, contribuindo para a inclusão social, socialização das crianças, elevando o valor nutricional e incentivando a preservação do meio ambiente.
Boletim Covid-19
8A Divisão de Vigilância Epidemiológica do
Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19. De acordo com os dados, Itabuna registra 3.403 pacientes curados, 3.446 confirmados, sendo 28 casos ativos; leitos em UTI ocupados 00; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 00; leitos clínicos disponíveis, 00; óbitos confirmados, 11, e óbitos descartados, 04.
Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h.
Ascom/Prefeitura de Itabuna
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável