sexta-feira, 19 de agosto de 2022

ITABUNA EM FOCO

SAMU-192 e 4° GBM iniciam capacitação  de primeiros socorros de profissionais da Rede Municipal de Ensino

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192), o 4ºGBM e a  Secretaria Municipal da Educação iniciaram na quinta-feira, dia 18, na Base do Nova Itabuna, o treinamento de professores e profissionais da Rede Municipal de Ensino sobre Primeiros Socorros. A iniciativa atende aos dispositivos da Lei Federal nº 13.722, de 4 de outubro de 2018 (Lei Lucas).

A Lei foi sancionada pela Presidência da República, depois de o garoto Lucas Begalli morrer  engasgado, em 2017, numa creche de Campinas,  interior de São Paulo. Nesta sexta-feira, dia 19, às 14 horas, passam pelo treinamento os profissionais da Educação  do Instituto de Educação Infantil Lúcia Oliveira, e do Grupo Escolar Júlia Oliveira, na Avenida Juraci Magalhães, ambas, no centro.

Ontem, a capacitação foi realizada com profissionais da Creche-Escola Leonor Pacheco, no Bairro Maria Matos (Rua de Palha). As próximas unidades a participarem do curso na Base do Samu-192, são: Creche Otaciana Pinto (29/08), Creche Pequeno Lar (30/08) e Creche Irmã Margarida (31/08), sempre às 14 horas.

A capacitação tem apoio do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino e Serviço (COAPES), que reúne várias instituições, dentre as quais, a Faculdade Santo Agostinho (FASA) de Itabuna. 

“ Solicitei o apoio do COAPES para capacitar esses profissionais o mais rápido possível. Isso  dá segurança ao Poder Público, às famílias das crianças e à sociedade” , disse o secretário municipal da Educação, professor Josué Brandão Júnior,. 

“O curso é ministrado por socorristas do Samu-192 e do 4º Grupamento de Bombeiros Militares. Queremos treinar o maior numero de profissionais da Educação e de pessoas  possíveis para prestar socorro rápido às crianças em situação de engasgo, por exemplo, o que requer habilidade” afirmou a presidente do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino e Serviço, Tatiana Pires,. 

O secretário municipal da Educação reiterou a importância de se acionar um serviço especializado em condições de urgência e emergência. “ Isso não substitui que a escola chame o Samu-192, mas até chegada é super importante as primeiras providências” , orientou.

Votação ao Troféu Ita Pedro no Instagram  e no site se encerra na segunda-feira

A votação ao Troféu  Ita Pedro - Melhor São Pedro de Todos os Tempos pelos cidadãos estará disponível até às 23h59min da próxima segunda-feira, dia 22, na bio da rede social do evento no Instagram e no site:  www.trofeuitapedro.com.br.

A população poderá escolher os vencedores nas categorias: Revelação, Melhor Show, que inclui artistas nacionais, e Ouro da Casa, que visa eleger  o melhor show com artistas locais. O Ita Pedro aconteceu de 30 de junho a 3 de julho na Avenida Princesa Isabel.

Dentre as atrações que concorrem aos troféus estão: Banda Cacau com Leite, Cris Lima, Pegada X, Kaio Oliveira, Neto LX, Lordão, Sinho Ferrary, Norberto Curvelo, Trio da Huanna e Netto Gasparzinho.

Também participam Alcymar Monteiro, Zé Vaqueiro, Harmonia do Samba, MC Rogerinho, Batista Lima, Solange Almeida, Tarcísio do Acordeon, Éber Lima e Miguel, João Gomes, Marcynho Sensação, Lá Fúria, Kart Love, Bell Marques e Thiago Brava, além de Cris Mel, Originais do Forró, A Tarraxada, Pegada X e Cristal Som.

O diretor-presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Aldo Rebouças, afirma que “a ideia é justamente consolidar ainda mais a marca Ita Pedro - Melhor São Pedro de Todos os Tempos”. Segundo ele, todo grande evento sempre tem uma marca para fixar.

A premiação é concedida de forma simbólica, mas expressa o  momento em que  os  artistas e bandas  se apresentaram em Itabuna . “Para os artistas locais e da região também  é mais uma forma de reconhecimento”, acrescentou Aldo Rebouças. Ainda não há data para a entrega do Troféu Ita Pedro ainda será divulgada. 

Além da rede social, as pessoas também podem votar pelo site: www.trofeuitapedro.com.br. “O mais importante agora é que as pessoas participem”, 

 Encontro técnico fez balanço do Programa Municipal de Educação 

Os resultados do monitoramento de 2020 a 2021 sobre os avanços  preconizados pelo Programa Municipal de Educação (PME) foram apresentados aos técnicos e profissionais da Secretaria Municipal da Educação (SEDUC) por representantes da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento do PME. O evento aconteceu nesta semana em Itabuna.

Durante o encontro, a  professora Marisa Aguiar, representante da SEDUC na Comissão que  avalia o PME, dentre os avanços, destacou a qualificação da Rede Municipal de Ensino, os professores com graduação, 931 professores com especialização, 74 com mestrado e cinco doutores.

“Estamos em uma Rede com avanços no IDEB e vamos investir na recomposição da aprendizagem, com programas de intervenção  pedagógica,” disse. Os dados apresentados resultam da coleta de informações em 2021. “Estamos trabalhando com esses dados para investir e para saber onde temos que investir mais” completou.

“O PME seria comparável à Bíblia, pois os gestores municipais devem buscar e entender e, através da manifestação das Conferências Municipais, o que a sociedade espera para os mais diversos segmentos, programas e projetos para a Educação, não só a municipal, inclusive a superior.

 Aumenta a responsabilidade do gestor e do secretário municipal que devem estar sempre analisando o que foi colocado como meta e estratégia para atender à normatização aplicada à Educação como um todo”, afirmou o secretário municipal da Educação, Josué Brandão Júnior.

O Plano Municipal de Educação tem 16 metas que precisam ser alcançadas. Marisa afirmou que já houve evolução em outros aspectos, dentre eles a um projeto político-pedagógico e regimento, ensinamento da cultura afro, além de Programa de Saúde Emocional dos professores.

Quanto aos desafios, existe a universalização da Educação Infantil, Educação Integral e gestão democrática das escolas. “A Constituição Federal, o Plano Nacional da Educação e o PME preconizam a escolha do gestor escolar fundamentada em critérios de mérito, desempenho e consulta à comunidade escolar”, afirmou a professora Marisa Aguiar.

UFSB vai doar 14 novos microcomputadores para escola municipal  das enchentes

O pró-reitor de Ações Afirmativas da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Professor Doutor Sandro Augusto Ferreira, anunciou que a instituição de ensino superior vai doar 14 novos microcomputadores para o Grupo Escolar Frederico Smith Lima, no Bairro Urbis IV, em Itabuna.  Ele recebeu em audiência, na quinta-feira, dia 18, o secretário municipal da Educação, professor Josué Brandão Júnior

A unidade escolar da Rede Municipal de Ensino sofreu as graves consequências das fortes chuvas e das enchentes do Rio Cachoeira que causaram destruição e inundações em cerca de 40% da zona urbana no final de dezembro do ano passado. 

O Grupo Escolar Frederico Smith Lima, que foi requalificado e entregue à população pela Prefeitura de Itabuna, na semana passada, teve o seu Laboratório de Informática danificado.  A decisão de repassar os microcomputadores doados pela UFSB à unidade foi tomada pelo prefeito Augusto Castro (PSD) depois de um encontro com o secretário da Educação,  Júnior Brandão.

Depois da tragédia que se abateu sobre o Sul e Extremo Sul da Bahia, no final de dezembro, a UFSB realizou uma mobilização em nível nacional para arrecadação de recursos, com o intuito de colaborar com a população itabunense e de outras cidades. Atualmente, a instituição tem sido parceira do município em diversos projetos.

Em nível local, o  prefeito Augusto Castro e o secretário da Educação, Prof. Júnior Brandão, têm buscado fortalecer parcerias como esta, com a UFSB, no sentido de beneficiar os alunos da Rede Municipal de Ensino. 

Está em execução um programa de reforma e requalificação de creches e unidades escolares, a exemplo da Escola Flávio Simões, incluindo a construção da Escola Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, que será a primeira unidade escolar do Sul da Bahia, e de  uma escola no Bairro do Zizo, com 70 salas de aulas.

Secretário de Esporte reúne lideranças para definir detalhes do Campeonato Interbairros 

O secretário  José Alcântara Pellegrini se reúne logo mais às 18h30min na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL) com presidentes de associações de moradores, dirigentes dos times e esportistas. No encontro, na Rua Casemiro Rego, 40, no Góes Calmon, serão discutidos detalhes finais para a realização do Campeonato Interbairros de Futebol de Itabuna.

Alcântara quer ouvir opiniões e sugestões com relação à definição de tabela de jogos, data para o inicio da competição, dentre outros temas. “É importante a participação de todos os envolvidos desde a organização até no suporte. Precisamos trabalhar para que o evento tenha o mesmo sucesso das edições anteriores”, reforçou Alcântara.

O secretário destaca a importância que o Campeonato Interbairros representa não apenas como um momento de lazer e entretenimento. “É um evento sue movimenta os quatro cantos da cidade, promove maior integração entres as famílias de áreas periféricas e centrais e impulsiona a economia informal”, acrescentou.

Durante a competição, sempre na manhã de domingos e feriados, vendedores autônomos têm a oportunidade de comercializar comidas e bebidas à beira dos campos de várzea. “É importante fonte de renda para algumas famílias”, ressaltou.

O Campeonato reúne mais de mil atletas, divididos por equipes que representam os bairros de Itabuna. Alcântara lembra que detalhes como segurança, organização dos campos, critérios, direitos e deveres de atletas, dirigentes e equipes e também da própria Comissão Organizadora, além da premiação aos vencedores serão discutidos.

“O evento também contribui para a formação do caráter dos atletas, do espírito participativo das equipes, além do respeito às normas pelos participantes. Por isso, é fundamental que aquelas pessoas diretamente envolvidas participem do nosso encontro”, concluiu o secretário.

 Tudo pronto para o Dia D da Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite

Está tudo pronto para a realização neste sábado, dia 20, das 8 às 16 horas, pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Frio, do Dia D da Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite, em Itabuna. As doses serão oferecidas em todas as Unidades Básicas e de Saúde da Família.

Nos dois últimos dias, a coordenadora da Rede de Frio, Camila Brito,  fez  um chamamento aos pais, responsáveis e tutores para levem as crianças menores de cinco anos para tomar a vacina por conta da baixa adesão. Menos de 600 doses do imunizante contra a Poliomielite foram aplicadas embora a Campanha  Nacional Contra a Poliomielite tenha se iniciado no dia 8.

Ela informou ainda que, em paralelo, o  município também está executando  a Campanha de Multivacinação, que visa atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos e a vacinação contra o Covid-19.

ROTARY CLUB

Nesta sexta-feira, com o apoio do Rotary Club de Itabuna, a Rede Frio pelo terceiro ano consecutivo, está aplicando a vacina contra Poliomielite em crianças menores de cinco anos das comunidades da zona rural. A ação vai até o  dia 26, pelo suporte logístico do clube de serviço à Campanha Nacional de Vacinação.

Também são levadas doses de imunizantes para atualização da caderneta de crianças, adolescentes, adultos e idosos, inclusive a vacina contra o coronavírus. Com esta parceria, desde 2020, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede Frio, disponibiliza o material e profissionais, enquanto o Rotary oferece a logística para que a campanha alcance os pequenos destas comunidades. 

A primeira localidade contemplada pelo Projeto do Rotary Club foi a do Cerrado, nesta sexta-feira. Na terça-feira, dia 23, o projeto estará em Ribeirão Seco e na comunidade de Jacareci, cujas crianças também receberão a gotinha da pólio. Para encerrar o período, no dia 26, a vacinação acontece no Morumbi. A ação é coordenada pela enfermeira rotariana Adriana Mozer.

O presidente 2022-2023 do Rotary Club de Itabuna, Cláudio Vitor Santana, informou sobre a importância dessa campanha, ação que está entre as metas deste ano rotário. 

“A campanha não pode parar. É crucial o empenho de todos para continuarmos trabalhando a fim de manter nossas crianças livres da pólio. Nesses três dias de ação estaremos juntos na zona rural da cidade nos dedicando a contribuir para eliminar a paralisia infantil”, afirmou o presidente. 

CAMPANHA PÓLIO PLUS

O combate a Pólio é um projeto de grande responsabilidade do Rotary International, que em sua atuação em todo o mundo já conseguiu reduzir 99,9% dos casos de paralisia desde o lançamento da campanha Pólio Plus, em 1985. 

Nestes quase 37 anos, graças à dedicação e ao trabalho do Rotary e seus parceiros, mais de 2,5 bilhões de crianças receberam a vacina oral contra a pólio. Hoje, a pólio permanece endêmica em apenas dois países: Afeganistão e Paquistão.

Creche Municipal Elzo Pinho de Magalhães desenvolve projeto que incentiva a leitura e a alimentação saudável

As 56 crianças matriculadas na Creche Municipal Elzo Pinho de Magalhães, na faixa etária entre 1 ano e 6 meses a 3 anos 11 meses, participam de um projeto macro de leitura denominado “A minha creche canta, conta, lê e assiste histórias”.  A unidade dedicada à Educação infantil integra a Rede Municipal de Ensino da Secretaria Municipal da Educação da Prefeitura de Itabuna.

Por meio da leitura, foi desenvolvida uma ação visando incentivar a alimentação saudável dos alunos, através do plantio e colheita de alimentos como alface e tomate em uma horta na área verde da unidade. A manhã desta sexta-feira, dia 19, foi de colheita quando os alunos participaram com muita alegria dessa ação.

“Foram semanas de muito aprendizado para o hábito de alimentação saudável e o despertar para a leitura de livros. As crianças acompanharam todo o processo do plantio. Hoje, foi o dia da colheita”, ressaltou a gestora da creche, Keylla Gilvânia Bonfim.

“Através do manuseio de livros na Educação Infantil, as diversas competências linguísticas, por meio de vivências e experiências, entre o faz de conta e a realidade são trabalhados com os alunos na sala de aula. Dessa forma, incentivando a leitura e despertando criatividade e imaginação”, acrescentou.

“Com o livro ‘O Sapo Comilão’, da autoria de Stela Barbieri e Fernando Vilela, que conta a história de um sapo que está motivado a comer diversos alimentos, a nossa equipe teve ideia de criar uma horta na área verde para plantio e colheita de alface de tomate. Assim, as crianças podem desenvolver o hábito da alimentação saudável”, disse a gestora da creche.

O projeto, além de praticar a produção de alimentos para consumo próprio, também busca estimular hábitos saudáveis, por meio de uma boa alimentação, contribuindo para a inclusão social, socialização das crianças, elevando o valor nutricional e incentivando a preservação do meio ambiente.

Boletim Covid-19 

8

A Divisão de Vigilância Epidemiológica do


Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19. De acordo com os dados, Itabuna registra 3.403 pacientes curados, 3.446 confirmados, sendo 28 casos ativos; leitos em UTI ocupados 00; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 00; leitos clínicos disponíveis, 00; óbitos confirmados, 11, e óbitos descartados, 04.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. 


Ascom/Prefeitura de Itabuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

No RS, bancos executam dúvidas de agricultores vitimas da tragédia

  Lula prometeu recursos para renegociar as dívidas, mas era lorota Chuvas e alagamentos no Rio Grande do Sul, em 2024. (Foto: Ricardo Stuck...