sexta-feira, 19 de agosto de 2022

ILHEUS REALIZA PRIMEIRA CAPTCÃO DE ÓRGÃO

Ilhéus realiza primeira captação de órgãos para doação após criação do SIADOTT

No último dia 12, Ilhéus realizou a primeira captação de órgãos após a implantação do Setor de Intensificação e Apoio à Doações de Órgãos e Tecidos para Transplante - SIADOTT, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde. A implantação do Setor foi realizada após o vereador Paulo Carqueija (PSD) solicitar ao Executivo Municipal, através de requerimento, uma alteração na estrutura administrativa da Prefeitura, com a criação deste setor, considerado de grande relevância para a população.

De acordo com Carqueija, o governo teve a sensibilidade ao acatar o pedido, e a Casa Legislativa participou deste processo através da Comissão de Legislação e Justiça, da Mesa Diretora e de todos os parlamentares que aprovaram a mudança administrativa. O SIADOTT foi implantado e a enfermeira Ana Aragão foi designada para coordenar o setor. "Ela que é completamente dedicada e capacitada para esta função, vem trabalhando para avançar nas doações de órgãos no município e nesta semana que passou tivemos esta boa notícia", declarou o parlamentar.

A captação dos órgãos foi realizada no Hospital São José, após ser constatada morte encefálica de um paciente e ser autorizada pela família a doação de múltiplos órgãos: córnea, coração e rins. Para a realização do procedimento, foi necessária uma equipe com dois médicos e uma enfermeira, que veio de Salvador, além de dois enfermeiros e um instrumentista do próprio Hospital São José. "Essa é uma conquista que a nossa comunidade tem que comemorar e reconhecer que iniciativas como essa tiveram o nascimento e apoio da Câmara de Ilhéus", salientou o vereador.

Ascom/Câmara 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

No RS, bancos executam dúvidas de agricultores vitimas da tragédia

  Lula prometeu recursos para renegociar as dívidas, mas era lorota Chuvas e alagamentos no Rio Grande do Sul, em 2024. (Foto: Ricardo Stuck...