terça-feira, 16 de agosto de 2022

ITABUNA EM FOCO

 Prefeito Augusto Castro confraterniza-se com a equipe bicampeã do time Itabuna Esporte Clube


O prefeito Augusto Castro (PSD) reuniu-se com a Diretoria, Comissão técnica e atletas do Itabuna Esporte Clube que no sábado conquistou mais um título da Segunda Divisão do Campeonato Baiano de Futebol, tornando-se bicampeã da competição de acesso à Série A. O grupo foi  recebido para uma confraternização em homenagem à conquista na Churrascaria Los Pampas, rodovia Ilhéus - Itabuna. 

Em breve pronunciamento, o prefeito agradeceu a todos pela conquista. “É motivo de muita alegria poder receber a Diretoria, a Comissão Técnica e  os jogadores. Acompanhamos o campeonato, quando o time viajou 10.500 km para dar esse resultado ao nosso povo. Como prefeito estou muito orgulhoso em ver o Itabuna Esporte Clube ser campeão. Nossa gestão vai trabalhar para a reforma do Estádio Luiz Viana Filho, que tem mais de 40 anos e está abandonado”, comentou. 

O prefeito acrescentou que com a chegada do governador Rui Costa a cidade nesta quarta-feira, dia 17, para inauguração das obras de requalificação da Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso e da Areninha da Avenida Fernando Cordier,  será anunciada a reforma do estádio, um grande sonho dos desportistas.

O presidente do Itabuna Esporte Clube, Rodrigo Xavier, agradeceu ao prefeito Augusto Castro pela comemoração e o apoio recebido durante a competição. “O prefeito nos convidou a todos para esse almoço. Tivemos a oportunidade de agradecer por todo apoio que nos deu”, disse. Digão informou que com o anúncio da reforma do Estádio Luiz Viana Filho, a comemoração ficou ainda melhor.

“Estamos felizes  com essa ótima notícia  em relação ao estádio que será requalificado. Certamente, no próximo ano vamos jogar em casa. Ao todo, foram cerca de 10.500 km rodados durante a competição,  o que causou desgaste físico à equipe e gastos financeiros. Mas, com essa reforma,  poderemos conquistar aqui dentro dos nossos domínios a 1ª Divisão”, enfatizou Xavier.  

“Tivemos essa confraternização em homenagem ao Itabuna Esporte Clube pela conquista do Campeonato da Segunda Divisão. Nesse momento, o prefeito deixou bem claro seu compromisso  em reformar o Itabunão. Ele busca alguns parceiros para que tenhamos essa conquista”, afirmou o secretário de Esporte e Lazer, José Alcântara Pellegrini. 

O vereador Ricardo Xavier, um dos dirigentes do Itabuna Esporte Clube, também  agradeceu ao prefeito e disse que esse campeonato foi de superação. “Itabuna volta à elite do futebol baiano, foram quinze jogos fora da cidade, mas estamos na expectativa que agora conforme o pronunciamento do prefeito, a reforma do estádio aconteça para voltarmos a jogar e ter a torcida pertinho da gente, então temos que comemorar”, pontuou. 

Participaram da confraternização  a primeira-dama e secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Castro, os secretários de Fazenda e Orçamento, Davi Dultra,  de Gestão e Inovação Moisés de Carvalho, de Governo, Fernanda Ludgero, o  presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FCC), Aldo Rebouças, imprensa e  convidados.

Prefeitura entrega primeiro Selo de Qualidade en açougue

Nesta quinta-feira, 18, às 9 horas, a Divisão de Vigilância Sanitária (VISA) do Departamento de Vigilância em Saúde em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) fará a  entrega do primeiro selo de qualidade para carnes.  A ação acontecerá em ato simbólico no estabelecimento,  localizado no Jardim do Ó.

 O Selo de Qualidade para carnes é uma iniciativa da Prefeitura de Itabuna, por meio da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, em ação com a ADAB,  que analisa os pré-requisitos necessários para que o consumidor tenha produtos de qualidade à mesa. 

Para receber o Selo, são avaliados critérios como: procedência da carne, manuseio, condições do estabelecimento para receber a carne, armazenamento, venda, etc. Todo o processo de fiscalização acontece desde o abate até chegar ao consumidor final. 

Essa é a primeira vez em que há a implantação do Selo de Qualidade na rede de estabelecimentos que comercializam carnes, em Itabuna, o que garante ao consumidor mais visibilidade e segurança do cumprimento das normas exigidas pela Vigilância Sanitária para o consumo do alimento e também da qualidade do serviço. 

A coordenadora da  Divisão de Vigilância Sanitária, Ieda Lomes, destaca a importância deste marco na cidade. “Com o Selo de Qualidade, a população terá mais segurança na hora de consumir a carne, pois estará ciente de todo o processo de avaliação. Além disso, as vistorias serão recorrentes para garantir a  procedência e qualidade da carne para o consumo humano”, afirmou. 

Segundo ela, a implantação do selo no município se deve ao empenho do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e da ADAB. Os açougues que também vendem carne bovina, suína e aves poderão aderir sem custos, bastando que entrem em contato com a Vigilância Sanitária e solicite visita da fiscalização

Depois de concluído o processo de vistoria, para a certificação do cumprimento das exigências da VISA e ADAB, e de orientações ao proprietário do açougue, o Selo de Qualidade será concedido com sua fixação em local visível aos consumidores. A Divisão de Vigilância Sanitária está situada no Departamento de Vigilância em Saúde na Rua Rui Barbosa, 934,  telefone  (73) 98128-5493.

FICC define shows do "Celebra Itabuna" com atração nacional

A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) definiu os dias 6 e 7 de setembro para os shows de artistas evangélicos e católicos do Celebra Itabuna, além da atração para a tarde de matriz africana. Inicialmente programado para os dias 27 e 28 de julho, pelo transcurso do Dia da Cidade, quando Itabuna completou 112 anos de emancipação, os shows  acabaram adiados.

Com o Celebra Itabuna, a Prefeitura de Itabuna, por meio da FICC incentiva o respeito à tolerância e a liberdade de crença religiosa, além do fomento ao turismo no município de acordo com o seu presidente Aldo Rebouças. Segundo ele, no palco montado em frente à Câmara Municipal de Vereadores, a Grade Evangélica terá no dia 6, as apresentações de Shalom, às 19 horas, e Jessé Aguiar, grande atração nacional, às 20h30min. 

No dia 7 de setembro, às 13 horas, haverá a Tarde de Matriz Africana com Pranchão, seguido de Muzenza ou Tonho Matéria, às 15 horas. Já na Noite Católica,  às 18 horas, terá Davidson Silva (Comunidade Shalom), e Flávio Vitor Jr (Colo de Deus), às 19h30min. 

O Celebra Itabuna, coordenado pela FICC, é uma ação ecumênica que será realizada em três momentos. “A partir desse evento, esperamos agradar aos segmentos religiosos da cidade e por extensão a todos os seguidores do evangelho, do catolicismo e das religiões de matriz africana”, afirmou Aldo Rebouças.
________________________________

Guarda Civil Municipal promove Agosto Lilás com programação que começa nesta quinta-feira 
A Patrulha Guardiã Maria da Penha da Guarda Civil Municipal promove a partir desta quinta-feira, dia 18, uma programação para marcar o Agosto Lilás, mês de combate à violência contra a mulher. 

A ação, a partir das 10 horas, em frente ao Shopping Jequitibá, começa com o Sinal Lilás,  com a distribuição de panfletos no semáforo da Avenida Aziz Maron, no Góes Calmon, contendo informações sobre as formas de defesa, direitos da mulher e a quem recorrer em caso de agressões. 

No dia 24, acontece a “Sala de Espera”, na Unidade de Saúde da Família Alberto Teixeira Barreto, no Bairro Califórnia, com a distribuição de material informativo aos pacientes que aguardam atendimento médico. 

O mesmo tipo de atividade será feita no dia 26, com um Pit-Stop, na Praça Adami, enquanto no dia 31, está programada uma Feira de Conscientização, na Praça Otávio Mangabeira (Camacã). No local serão distribuídos panfletos, preservativos e informações, inclusive sobre os direitos da mulher. Tudo isso ao som da Banda da GCM que garantiu presença no evento. 

“Nossa proposta é fazer ‘barulho’ de forma diferenciada e firme, mas também suave para chamar a atenção do publico em geral sobre a importância do trabalho que fazemos em favor da segurança da mulher”, destacou a coordenadora da Patrulha Guardiã Maria da Penha, inspetora Núbia Cristina de Oliveira.

Ela adiantou que a Feira de Conscientização, encerra a programação do Agosto Lilás, mas o trabalho em defesa da mulher continua. Segundo explicou, o trabalho da Patrulha Guardiã é uma rotina de 24 horas e todos os dias da semana. “Só assim poderemos garantir a segurança e a defesa da mulher assistidas em nosso município”, complementou. 

Já a auxiliar da Patrulha Guardiã Maria da Penha, Aline Vicente Rocha, aproveita para reforçar a importância da campanha, coordenada pela Guarda Civil Municipal. Mas esclarece que o Agosto Lilás  ocorre em nível nacional.  Ela informa ainda que o trabalho conta com a adesão do Grupo das Mulheres do Brasil, Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna e Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS).  

Aline Rocha ressalta que a ação intensiva da GCM no combate a violência contra a mulher não visa apenas despertar a atenção da comunidade, mas também fazer cumprir dispositivos da Lei Maria da Penha, aprovada em 2006, que define cinco tipos de violência doméstica e familiar: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial.

“É importante conhecer os casos previstos em lei para que as vítimas, os familiares e amigos possam identificar esses tipos de agressões e procurem ajuda, denunciem e nos ajudem a romper com o ciclo de violência”, concluiu a auxiliar da Patrulha Guardiã Maria da Penha.

CONVITE

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde, e a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, convidam V. Sa. para a solenidade de assinatura da Ordem de Serviço pela Provedoria das obras de construção do Novo Hospital São Lucas, no estacionamento da unidade hospitalar, no Bairro Santo Antônio.

O evento nesta quarta-feira, dia 17, às 15 horas, com a presença do governador Rui Costa, do prefeito Augusto Castro e do Provedor Francisco Valdece e demais autoridades, integra as comemorações dos 112 anos de aniversário da cidade. 

Venha, participe!

112 anos de Itabuna.

Meu orgulho, meu futuro.

Boletim Covid-19 

A Divisão de Vigilância Epidemiológica do

Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19. De acordo com os dados, Itabuna registra 3.389 pacientes curados, 3.416 confirmados, sendo 13 casos ativos; leitos em UTI ocupados 00; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 00; leitos clínicos disponíveis, 00; óbitos confirmados, 10, e óbitos descartados, 04.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. 

Ascom/Prefeitura de Itabuna


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Chuvas intensas em Ilhéus demandam ação urgente

Equipes da Defesa Civil e secretarias municipais se mobilizam para atender população afetada pelos efeitos das precipitações As chuvas torre...