segunda-feira, 15 de agosto de 2022

ITABUNA EM FOCO

 Prefeito Augusto Castro assina ordem de serviço para reforma e ampliação da Escola Marechal Castelo Branco 





O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, assina na quinta-feira, dia 17, às 15 horas, a ordem de serviço para as obras de reforma e ampliação da Escola Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, situada na Travessa Santa Rita, no Bairro Califórnia. Pelo projeto, será a primeira unidade escolar sustentável do município, com uso de energia solar e  reaproveitamento da água das chuvas para bacias sanitárias e torneiras de jardins.

Augusto se disse entusiasmado com o projeto arquitetônico da unidade escolar por inserir Itabuna entre as cidades que investem na sustentabilidade. “Vamos oferecer um novo espaço de ensino, cultura e de lazer às crianças e adolescentes. Desde o ano passado que temos investido recursos próprios na recuperação de unidades escolares, já tendo entregado até agora 63 de um total de 90 prédios da Rede Municipal de Ensino”, assinalou.

Além disso, será implantada horta escolar, paisagismo, gramado sintético na área de recreação, telhado adaptado para evitar o calor no interior das salas de aula e demais dependências e instalação de placas fotovoltaicas para fornecimento de energia elétrica aos 11 aparelhos de ar condicionado, freezers e chuveiros elétricos. A unidade terá ainda revestimento cerâmico nos pisos e paredes.

O secretário municipal da Educação, Josué Brandão Júnior, informou que a escola que pertencia à rede estadual foi municipalizada. “Por isso, seguindo a determinação do prefeito Augusto Castro, vamos investir recursos do Fundo Municipal da Educação na sua recuperação e ampliação para atender às necessidades de crianças e adolescentes do Califórnia e de bairros do seu entorno. Estamos muito felizes, inclusive, porque o projeto da engenheira civil Amanda Alves prevê a sustentabilidade”, afirmou.

O titular da SEDUC destaca que a Escola Castelo Branco ganhará reservatório de água para mínimo de 10 mil litros, sendo 5 mil de água potável e 5 mil para captação de água de chuva. “Estamos inovando com esta construção moderna, confortável e segura para alunos, professores e funcionários da unidade. Enquanto as obras forem executadas as aulas continuarão nas dependências da Igreja Adventista do Califórnia, espaço alugado pela Prefeitura”, finalizou.

FICC define datas e grade de shows

A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) definiu os dias 6 e 7 de setembro para os shows de artistas evangélicos e católicos do Celebra Itabuna, além da atração para a tarde de matriz africana. Inicialmente programado para os dias 27 e 28 de julho, pelo transcurso do Dia da Cidade, quando Itabuna completou 112 anos de emancipação, os shows  acabaram adiados por conta do luto oficial pelo falecimento do ex-prefeito Fernando Gomes.

Com o Celebra Itabuna, a FICC incentiva o respeito à tolerância e a liberdade de crença religiosa, além do fomento ao turismo no município de acordo com o seu presidente Aldo Rebouças. Segundo ele, no palco montado em frente à Câmara Municipal de Vereadores, a Grade Evangélica terá no dia 6, as apresentações de Shalom, às 19 horas, e Jessé Aguiar, às 20h309min. 

No dia 7 de setembro, às 13 horas, haverá a Tarde de Matriz Africana com Pranchão, seguido de Muzenza ou Tonho Matéria, às 15 horas. Já na Noite Católica,  às 18 horas, terá Davidson Silva (Comunidade Shalom), e Flávio Vitor Jr (Colo de Deus), às 19h30min. 

O Celebra Itabuna, coordenado pela FICC, é uma ação ecumênica que será realizada em três momentos. “A partir desse evento, esperamos agradar aos segmentos religiosos da cidade e por extensão a todos os seguidores do evangelho, do catolicismo e das religiões de matriz africana”, afirmou Aldo Rebouças.


NOTA 
Contratação de médicos para as UBS

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Atenção Primária, esclarece que  por questões pessoais, alguns médicos não permanecem em atuação e/ou pedem demissão das Unidades Básicas de Saúde. Assim que ocorre o fato, de imediato, iniciamos processo de contratação de novos profissionais para atender a demanda da comunidade para que não fique desassistida. 

Entretanto, atualmente enfrentamos dificuldades para contratação de médicos para as Unidades Básicas de Saúde em virtude da demanda e/ou incompatibilidade de horários. Por isso, como anteriormente já divulgado, por meio de Nota, a Secretaria Municipal de Saúde reitera a necessidade de contratação de médicos para preenchimento de vagas nas UBS.

Neste momento, por exemplo, estamos precisando de profissionais médicos para as  UBS José Edites dos Santos, no Bairro São Caetano, USF Elson Duarte, no Bairro Urbis IV, e USF Lavínia Magalhães, no Bairro Conceição. Os interessados podem procurar o setor de RH da Secretaria Municipal de Saúde,  na Avenida Comendador Firmino Alves, 110, Centro. 

Certos da compreensão de todos, 

Itabuna, 15 de Agosto de 2022

Secretaria Municipal de Saúde

Secretaria Municipal da Educação ultima detalhes para os festejos do  7 de Setembro 

Representantes da Polícia Militar participaram de um encontro nesta segunda-feira, dia 15, no auditório da Secretaria Municipal da Educação com a coordenadora de Projetos Emilly Cruz, quando afinaram os últimos ajustes para o desfile cívico do 7 de Setembro, em Itabuna, como por exemplo, a ordem em que as guarnições deverão se posicionar.
 
O desfile comemorativo do bicentenário da Independência tem a previsão de início para às 8 horas   com  a solenidade de abertura com o hasteamento das bandeiras do Brasil, Bahia e de Itabuna e revista às tropas pelo prefeito Augusto Castro. “Essa foi a última reunião com os militares. No dia cinco de setembro as guarnições da Polícia Militar vão realizar um ensaio geral”, disse Emilly Cruz. 
O ato cívico da Independência terá a participação do 15º Batalhão da Polícia Militar, Tiro de Guerra 06/007, 4º Grupamento de Bombeiros Militares, Colégio da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Guarda Civil Municipal  e Esquadrão de Polícia Montada. 

O encontro teve a participação do secretário municipal da Educação,  Josué Brandão Júnior, do comandante do 16º BPM, Tenente-Coronel Ferreira Lopes, dirigentes dos departamentos de Educação Básica, Elioenai Farias, oficiais e soldados do 4º Grupamento de Bombeiros Militares.  

“Fizemos uma reunião com  escolas particulares, municipais e estaduais no último dia 12.  Essas escolas também já começaram os ensaios, principalmente as que têm fanfarras”, falou a coordenadora de Projetos da Secretaria Municipal da Educação, Emilly Cruz.

Secretaria Municipal de Saúde divulgou calendário de vacinação nesta semana 

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde, divulgou o calendário de vacinação nesta semana  em Itabuna. Para a vacinação contra o Covid-19 de adultos e idosos nas Unidades Básicas e de Saúde da Família, a vacinação da primeira, segunda e terceira dose contra será aplicada na terça e quinta-feira, dia 18, das 8 às 11 e das 13 às 16 horas. Vale destacar que as ampolas são abertas até às 15h a fim de evitar desperdício de doses.  

Adultos de 18 a 39 anos sem imunossupressão e/ou comorbidades serão imunizados com a primeira ou segunda ou terceira dose (Oxford, Pfizer e Coronavac). Adultos a partir de 40 anos sem imunossupressão, já podem receber a quarta dose contra o Covid-19, que assim como a terceira dose, segue o princípio da intercambialidade (vacinas diferentes da D1 e D2). Já os adultos a partir de 18 anos com imunossupressão poderão ser imunizados da primeira à quarta dose (Oxford, Pfizer e Coronavac).

CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Até  9 de setembro acontece em todo o Brasil a Campanha Nacional de Multivacinação Infantil em paralelo à Covid-19, Influenza e a vacinação conta Poliomielite. As imunizações acontecem na segunda, quarta e sexta-feira nas Unidades Básicas e de Saúde da Família das 8 as 11 e das 13 às 16h. 

MULTIVACINAÇÃO

A Campanha de Multivacinação visa imunizar crianças e adolescentes com todas as vacinas do calendário de imunização nacional para crianças a partir do nascimento a adolescentes, menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). Serão oferecidas todas as vacinas para este público, inclusive as que faltam para completar o esquema vacinal da Caderneta de Vacina após avaliação do enfermeiro(a) da unidade. 

VACINAÇÃO POLIOMIELITE 

Também na segunda, quarta e sexta-feira em paralelo à Multivacinação, acontece a vacinação contra a Poliomielite. O público-alvo crianças maiores de 1 ano e menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).

VACINAÇÃO COVID-19

Prossegue a vacinação contra o Covid-19 de primeira ou segunda dose para crianças de 3 a 11 anos. Nesta semana, ocorre na segunda, quarta, e sexta-feira, dia 19, acompanhando o cronograma da Multivacinação nas UBS e USF das 8 as 11 e das 13 às 16h.

MENINGITE C 

Também prossegue vacinação contra meningite C nesta semana na segunda, quarta e sexta-feira, 19. O público crianças de 1 ano de idade a 19 anos, 11 meses e 29 dias NÃO vacinadas com
meningo C.

A documentação necessária para vacinação da criança e adolescente é o RG ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão do SUS e cartão de vacina da criança/adolescente que deve estar acompanhado do seu responsável. 

AÇÃO REDE DE FRIO PARA VACINAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 

Na terça-feira, dia 16, e na quinta-feira, dia 18, das 9 às 14h haverá ação especial no pátio da Rede de Frio (antigo SESP) para a vacinação da criança e do adolescente. 

MULTIVACINAÇÃO

A campanha de Multivacinação visa imunizar crianças e adolescentes com todas as vacinas do calendário de imunização nacional para crianças a partir do nascimento a adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). 

Serão oferecidas todas as vacinas para este público, inclusive as que faltam para completar o esquema vacinal da caderneta de vacina após avaliação do enfermeiro(a) da unidade. 

VACINAÇÃO POLIOMIELITE 

Acontecerá também a vacinação da Poliomielite. O público-alvo crianças maiores de 1 ano e menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).

VACINAÇÃO COVID-19

Além destas, haverá vacinação contra o Covid-19 de primeira ou segunda dose para crianças de 3 a 11 anos de acordo com o prazo das doses e esquema vacinal. 

MENINGITE C 

Também ocorre vacinação para meningite C para crianças de 1 ano de idade a 19 anos, 11 meses e 29 dias não vacinadas com meningo C.

A documentação necessária para vacinação da criança e adolescente é o RG ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão do SUS e cartão de vacina da criança/adolescente que deve estar acompanhado do seu responsável. 

DIA D DA CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO

No sábado, dia 20, haverá mobilização em todo o Brasil no dia "D" para a campanha de Multivacinação das 8 às 16h  em todas Unidades Básicas e de Saúde da Família. 

O público-alvo crianças e adolescentes menores de 15 anos para atualização de todas as vacinas disponíveis da caderneta de vacinação. Para a poliomielite, o público-alvo crianças maiores de 1 ano a menores de 5 anos. 

A documentação é o RG, CPF ou Cartão do SUS, comprovante de residência e cartão de vacina da criança/adolescente que deve estar na presença do seu responsável.

Profissionais da Enfermagem do Hospital de Base passam por capacitação em feridas cirúrgicas

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, administrado pela Fundação de Atenção à Saúde (FASI), promoveu na quarta-feira passada, dia 10,  uma Capacitação em Feridas Cirúrgicas envolvendo os profissionais da Enfermagem.

Ministrada pela professora de Enfermagem perioperatória da UESC, Paula Soriano, a capacitação aconteceu no auditório da unidade com o objetivo de atualizar os profissionais da assistência e os recém-chegados à unidade que não têm muita familiaridade com os tipos de feridas. 

“Por ser um hospital de emergência e portas abertas, a equipe lida com feridas muito complicadas, grandes e complexas, em que é necessário ter um momento de discussão para dividir experiências”, completou.

Segundo Paula Soriano, é importante que o profissional da Enfermagem esteja mais capacitado para oferecer assistência de qualidade ao paciente. “Sempre estão surgindo novas coberturas, novos produtos. Então, além de saber utilizá-los, o profissional precisa aprender, a avaliar e classificar as feridas, o tipo de secreção, para saber o que vai usar”, afirmou.

Lotada em uma das enfermarias do Hospital de Base, a enfermeira Karina Ferreira aprovou o treinamento. “A capacitação foi excelente e a palestrante também. Ampliou muito os nossos conhecimentos e superou as minhas expectativas”, declarou.

A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), Fabiana Souza, disse que sempre busca conteúdos que precisam ser aplicados na área assistencial do hospital, onde é feita uma avaliação, um diagnóstico para definir o que os profissionais mais precisam receber treinamento. “Temos muitos pacientes com feridas extensas e esse treinamento abordou sobre feridas complicadas”, disse.

A promoção de capacitações, através do NEPS, é uma preocupação constante da diretoria executiva do Hospital de Base para que os profissionais se tornem mais qualificados, visando sempre o melhor atendimento e assistência ao paciente.

Boletim Covid-19 


A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de

Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19. De acordo com os dados, Itabuna registra 3.371 pacientes curados, 3.416 confirmados, sendo 32 casos ativos; leitos em UTI ocupados 00; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 01; leitos clínicos disponíveis, 00; óbitos confirmados, 10, e óbitos descartados, 03.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h.

Ascom/Prefeitura de Itabuna


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico júnior visita Cabouco Alencar

Valderico Júnior visita Caboclo Alencar em Itabuna O empresario Valderico Júnior, pré candidato a prefeito da cidade de Ilhéus e o vice pres...