quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Honraria revela multiplicidade do protagonismo juvenil em Itabuna


Os títulos de Jovem Destaque Grapiúna, concedidos pela Câmara de Itabuna na última sexta (12/8), revelaram um protagonismo dos jovens de Itabuna que vai bem além de esportes e redes sociais. Na trajetória dos 30 homenageados, ficou demonstrado o engajamento deles em diferentes áreas da sociedade itabunense como empreendedorismo, voluntariado e os mercados de trabalho e artísticos.

Na visão do professor universitário, Diego Raniery, a honraria da Câmara endossou a multiplicidade de dons juvenis em Itabuna. "A juventude é diversidade. É a diferença que nos faz sermos jovens". Segundo Raniery, ser protagonista é estar em foco, "tomar as rédeas da própria vida". Ele exemplificou o argumento com a mobilização das centenas de jovens itabunenses durante a enchente do Rio Cachoeira em 2021.

Orador da noite, o musicista Felipe Bezerra enxerga a honraria como uma forma de a juventude ser ouvida. "A primeira vez que eu vi [a entrega do título], senti vontade de receber esse prêmio", confidenciou. Outro jovem de talento, o diretor administrativo da Câmara itabunense, Filipe Eduardo Ramalho, destacou-se, entre outras inovações, pela modernização do Plenário com o painel eletrônico e a nova bancada dos vereadores.

Em seu discurso, o presidente da Câmara, Erasmo Ávila (PSD), defendeu a criação de mais políticas públicas para a juventude e ainda exortou os jovens a ocuparem espaços de decisão na política. Já o vereador Israel Cardoso (Agir) sinalizou que a Escola do Legislativo e o projeto Câmara Mirim vão atuar para fortalecer a democracia participativa junto ao público infantojuvenil de Itabuna.

Volta da “Zona Azul” 

Alterações na lei 2.360/16, que trata do sistema de estacionamento rotativo (Zona Azul) estão em análise na Câmara de Itabuna. Conforme a proposta em apreciação, o serviço seria alvo de concessão. Porém, algumas modificações tornam-se necessárias, como para deixar clara a contratação de recursos humanos para desenvolver o serviço.

O uso de equipamentos eletrônicos, conforme ficará claro na legislação, seria apenas para demarcar o tempo em que os veículos estiverem estacionados, bem como o custo para uso da vaga. O projeto do Executivo (032/2022) recebeu pedidos de vista em duas semanas consecutivas, o que demanda prazo para seguirem os trâmites.

Na última reunião de Comissões Técnicas, segunda-feira (15), o edil Manoel Porfírio (PT) solicitou tempo para se debruçar melhor sobre a matéria. Na semana anterior, tal pedido foi feito pelo vereador Dando Leone (PDT). Cada pedido adia a tramitação ao menos até a semana seguinte.

Imposto no município

Também deverá ser modificado na lei o percentual a ser repassado pela eventual empresa ganhadora. Nenhuma concorrente interessou-se quando o valor estava em 20%, o que leva à sugestão de reduzir para 10%.

Outro ponto a ser revisto é para garantir que o ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) fique com o município. Sendo assim, o cálculo para repasse seria sobre a receita corrente líquida – já abatido o tributo.

Encontrar vaga para estacionar, sobretudo no centro de Itabuna, segue como uma das principais dificuldades apontadas pelos condutores.

 Ascom/Câmara - Fotos : Pedro Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

No RS, bancos executam dúvidas de agricultores vitimas da tragédia

  Lula prometeu recursos para renegociar as dívidas, mas era lorota Chuvas e alagamentos no Rio Grande do Sul, em 2024. (Foto: Ricardo Stuck...