Prefeito Augusto Castro realça participação democrática na posse dos Conselheiros da Educação
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), e o secretário municipal da Educação, Josué Brandão Júnior, deram posse aos membros dos Conselhos Escolares das 88 escolas da Rede Municipal de Ensino. A cerimônia aconteceu na Igreja Batista Teosópolis, no Bairro Conceição, na tarde da quinta-feira, dia 2, contando com a presença dos vereadores Israel Cardoso e Pastor Francisco e convidados.
Augusto realçou a participação democrática na gestão escolar ao considerar que a Educação é fundamental para que haja desenvolvimento da sociedade e do país. “Todos sabemos o quão importante são os Conselhos Escolares que reúnem representantes dos quatro segmentos: pais, alunos, professores, servidores. A Educação é participativa e precisamos fortalecer a escola”, afirmou.
O prefeito Augusto Castro falou ainda que são instituições importantes na direção de reafirmar a escola pública de qualidade o Conselho Municipal da Educação (CME), Fórum Municipal da Educação (FME), Conselho de Alimentação Escolar (CME), dentre outras instituições. “Com a participação de todos, incluindo professores e diretores, discutindo diretrizes teremos uma boa educação básica”, completou.
Atualmente, a Prefeitura de Itabuna está investindo cerca de R$ 10 milhões na requalificação das unidades escolares e na aquisição de mobiliário escolar para assegurar boas condições de trabalho aos professores e técnicos-administrativos e de ensino aprendizagem aos cerca de 20 mil alunos.
“Acho que temos poucos estudantes em sala de aula mesmo tendo população superior a 215 mil habitantes. Nosso desafio é ampliar o número de matrículas e neste esforço precisamos contar com o apoio da sociedade itabunense”, apelou Augusto Castro.
Ele citou a concessão de 33,24% do piso salarial nacional aos professores da Rede Municipal de Ensino, o pagamento ao pessoal de apoio das escolas – porteiros, merendeiras, auxiliares de serviços gerais, etc. - do tíquete-refeição, reajustado em 12,5% e dos salários dentro do mês trabalhado. “Nossa politica é de valorização do servidor público, apesar de termos encontrado um precatório de mais de R$ 100 milhões que negociamos e também estamos pagando”, informou o prefeito.
O secretário municipal da Educação, Josué Brandão Junior, reafirmou o projeto do atual governo de desenvolver Educação de qualidade e de respeito em favor da sociedade de Itabuna. “Temos trabalhado firmes, com todo o empenho de nossa equipe para que o município eleve os índices do IDEB. Nessa luta, necessitamos do apoio dos Conselhos de Educação que são fundamentais para que a Educação seja aperfeiçoada e valorizada”, disse.
Ele citou a entrega da Escola Municipal Everaldo Cardoso pela manhã e fez referência aos investimentos da gestão na requalificação de toda a rede escolar. Coube ao reverendo Geraldo Meirelles, pastor da Igreja Batista Teosópolis, destacar a parceria da instituição com a Secretaria Municipal de Educação que mantém uma escola anexa ao templo. Ele rogou a Deus para que fortaleça a família, os professores e os novos conselheiros escolares.
Outros oradores foram Eliana de Santana, do Departamento de Educação Básica (DEB)e representantes do SIMPI, Maria Ionei Gomes, do CME, Maria Lúcia Bittar, Hustana Matos, do FME, Érico José dos Santos, do Conselho de Desempenho e Controle Social. A posse foi coordenada pela gerente de Acompanhamento aos Conselhos Escolares do Departamento da Educação Básica (DEB) da Secretaria Municipal da Educação, Inês Sobrinho. Depois da cerimônia, os conselheiros e autoridades participaram de uma recepção na quadra da Escola Batista Teosópolis,
Cadastramento de ambulantes e barraqueiros para o Ita Pedro
![]() |
| José Raimundo |
A Prefeitura de Itabuna vai cadastrar online de barraqueiros, vendedores e ambulantes que pretendem atuar na comercialização de bebidas, lanches e quitutes durante a realização do “Ita Pedro – Melhor São Pedro de Todos os Tempos” que acontecerá entre 30 de junho a 3 de julho, numa área na Avenida Princesa Isabel.
A expectativa é que 600 vagas temporárias informais de emprego sejam geradas durante os festejos. Ao todo, serão disponibilizadas 340 vagas no circuito da festa, distribuídas entre bares (60), barracas de coquetéis (80), baianas e vendedores de acarajé (10), barracas de lanches diversos (40) e vendedores com caixas de isopor (150).
O link para a inscrição online dos comerciantes eventuais estará disponível a partir da próxima terça-feira, dia7, no endereço: www.siceritabuna.com.br.
Os detalhes da festa foram discutidos durante reunião entre os titulares e técnicos das secretarias de Indústria, Comércio, Emprego e Renda (SICER), de Infraestrutura Urbana (Siurb), de Segurança e Ordem Pública (SESOP), da Fazenda (SEFAZ), além da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania S), responsável pela organização e coordenação do “Ita Pedro – Melhor São Pedro de Todos os Tempos”.
Segundo informou o titular da SICER, José Raimundo Araújo, um encontro foi realizada com a direção da Associação dos Barraqueiros, que na oportunidade pode apresentar sugestões e ouvir de que maneira a Prefeitura pretende organizar o comércio informal para os festejos públicos.
O secretário disse que o cadastramento será feito por meio de um link no Portal da Prefeitura na Internet, onde os associados e demais interessados farão a inscrição para o sorteio que definirá os ocupantes das vagas.
José Raimundo destacou ainda que, por meio do cadastramento, a SICEER e a Associação dos Barraqueiros terão o perfil dos comerciantes eventuais que atuam no segmento no município.
O secretário acrescenta que diante da situação de crise financeira pós-pandemia do COVID-19, a perspectiva da Prefeitura é que durante os festejos de São Pedro o comércio ambulante gere vagas temporárias de emprego.
“Também existe uma particular preocupação do prefeito Augusto Castro, neste contexto de pós-pandemia, para que a Prefeitura possa assegurar condições justas e humanizadas para os barraqueiros e ambulantes que querem trabalhar durante a festa.
Mutirão de Combate ao Aedes aegypti recebeu adesão dos moradores do Mangabinha
A secretária municipal da Saúde, Lívia Mendes Aguiar, acompanhou na manhã desta sexta-feira, dia 3, o Mutirão de Combate ao Aedes aegypti no bairro Mangabinha, que teve adesão maciça dos moradores. A Prefeitura de Itabuna tem como meta frear a epidemia de arboviroses na cidade com ações de conscientização, prevenção e de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A secretária avalia como uma iniciativa de sucesso o ciclo de mutirões realizados com o objetivo de frear a proliferação do Aedes aegypti. “Consideramos exitosa essa campanha pelo grande volume de entulho e bens inservíveis retirados dos bairros, porque se estivessem lá poderiam acumular água parada e ser foco do mosquito”, comentou.
Ela salientou o engajamento da força-tarefa que conta com a participação de agentes comunitários de saúde e de endemias e equipes da limpeza pública. “Agora, estou muito confiante e acredito que vamos conseguir controlar a doença”, completou a secretária de Saúde.
Participam diretamente da força-tarefa as secretarias municipais de Saúde e de Infraestrutura e Urbanismo, por meio do Departamento de Limpeza Pública, e de Transportes e Trânsito.
A moradora Adeildes Santos se disse temerosa com a quantidade de imóveis fechados no Bairro Mangabinha, nas imediações da Rua Ana Nery, como consequência das chuvas e enchentes do final de dezembro do ano passado. “Tenho muito medo de haver focos. Isso pode trazer doença para nossa casa. Tenho em casa um bebê de um mês de nascido”, desabafou.
Já Lílian Roberta, também moradora da Rua Ana Nery, disse que há pouco tempo uma de suas filhas teve chikungunya.“Tenho certeza de que os mosquitos vêm dessas casas abandonadas, com entulhos no seu interior ou quintais. Ao lado da minha casa tem uma e nos fundos, outra”, denunciou a moradora.
Justamente em um desses imóveis denunciou pela moradora que a equipe de endemias localizou focos com larvas do Aedes aegypti. A coordenadora da Divisão de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimar Ribeiro, informa que o tratamento focal, a conscientização das pessoas e o recolhimento de entulhos no bairro, com o bota-fora, vai continuar para que focos de larva seja eliminado.
AscomPMI



Nenhum comentário:
Postar um comentário