sábado, 4 de junho de 2022

E as casas!?

 Editorial:   E as casas!?

Quando serão construídas as casas dos flagelados das últimas enchentes?

Atualizado em 06/06, às 8h30 - Quando as cidades do extremo, e sul da Bahia, foram afetadas, em cheio, pelas as últimas chuvas de dezembro de 2021, e que provocaram grandes enchentes, trazendo sérios prejuízos materiais e sentimentais às pessoas, "o estado de calamidade pública" foi logo baixado.

Com isso, as cidades, entre elas, Itabuna, receberam a visita de ministros e do Presidente da República, que logo autorizou assistência financeiras  e outros, para todos os desabrigados.

Outra iniciativa do Governo Federal, foi a do envio de recursos para a reconstituição das casas atingidas, ou construir novas residências, inclusive, em outras áreas, mais altas, dessas respectivas cidades.

De lá para cá, os recursos vieram e já  completando seis meses,  essas pessoas ainda não tiveram o privilégio de receber a sua casa nova, e muitas delas, continuam morando do "auxílio aluguel", e não sabem até aonde vão viver desse humilhante auxílio; ou de favores em casas de parentes ou amigos, vivendo com a dor do constrangimento!

Essa falta de iniciativa da construção das novas moradias, que já deveriam ter sido construídas, 90% é culpa do governador desse estado, e dos prefeitos que receberam muito dinheiro e até agora, ninguém sabe qual foi o seu destino. Porque para a construção das casas, isso ainda não foi feito.

O que seria para ser uma obra emergencial, ou seja,  urgentíssima, se transformar num martírio, conforme nos disse um morador que perdeu seu barracão, no Bairro da Bananeira, em Itabuna.

Levado todos esses descasos aos flagelados da enchente perguntamos: será que guardaram esses recursos, para serem investidos, agora, no processo eleitoral? Porque com as novas moradias, não foi!

Será que esses prefeitos; o Ministério Público, ou à Polícia Federal poderiam responder?

A realidade é a de que as pessoas perderam as suas casas e hoje vivem de promessa, apesar de não serem santos,  sendo humilhadas de todos os lados. Tenho dito.



Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...