Legenda: Diretor de Feiras e Comércio Informal da SESOP, Leone Valverde. Foto Pedro AugustoLegenda: Diretor de Feiras e Comércio Informal da SESOP, Leone Valverde. Foto Pedro AugustoProjeto LEAN nas Emergências reune equipe no Hospital de Base
Os profissionais do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM) receberam na quinta e sexta-feira, dias 26 e 27, a visita da equipe de especialistas em processos da Beneficência Portuguesa para a implantação do LEAN nas Emergências da unidade.
O projeto, que visa qualificar e otimizar o fluxo de atendimento a pacientes na unidade hospitalar, faz parte do Ministério da Saúde, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), em parceria com três hospitais de excelência que replicam esse conhecimento: hospitais Sírio Libanês e Beneficência Portuguesa, em São Paulo, e Hospital Moinho de Vento, no Rio Grande do Sul.
De acordo com o médico Abner Araújo Jr, que integra a equipe de especialistas, essa foi a terceira visita da equipe, mas está sendo considerada a primeira, de início do projeto. “É quando vamos interagir com as equipes assistenciais e as pessoas que serão responsáveis por desenvolver ferramentas e discussões e gerar planos de ação, a fim de melhorar os processos e o fluxo do paciente no HBLEM”, disse. A especialista de processos da Beneficência Portuguesa e engenheira de produção, Bruna Andrade Coghi, também faz parte da equipe.
Para a coordenadora-geral de enfermagem do Hospital de Base, Paula Maria Santos, a estratégia do Projeto LEAN nas Emergências é diminuir a superlotação na emergência. “Ele faz um link com todas as unidades e setores e vai impactar diretamente com estratégias e ações voltadas para tal objetivo”, comentou.
Já a coordenadora médica do Pronto-Socorro, Sílvia Rodrigues, disse que esse era um projeto que desejava que acontecesse. “Para mim está sendo maravilhoso o que está sendo colocado em prática. Com o LEAN nas Emergências, tudo o que imaginei para o setor está sendo executado”, declarou.
Toda a equipe do Hospital de Base, desde a parte administrativa, médicos, enfermeiros, equipes de apoio, fisioterapeutas, até a parte da higienização, infraestrutura e tecnologia da informação esteve dois dias inserida nesse processo de troca de conhecimento e informações com o intuito de trazer mais agilidade e eficiência para o atendimento.
A Secretaria Municipal de Governo, Fernanda Ludgero, que até sexta-feira estava na Presidência da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), destacou que a sua gestão foi marcada pela busca constante de parcerias com o Ministério da Saúde e com instituições hospitalares de excelência no país, além de melhorias estruturais para o HBLEM.
“Hoje temos o LEAN nas Emergências e o Tele-UTI do HCOR da Associação Beneficente Síria (SP). Isso traz para o hospital, modelos de gestão mais modernos, melhoramentos de fluxos que refletem diretamente na assistência ao paciente, que é o nosso principal foco. Agora, estou saindo com a sensação de dever cumprido, deixando o meu legado”, finalizou
Selecionado para as Divisões de Base do Fluminense itabunense viaja dia 1º
“Estou muito feliz e realizada, pois é um sonho dele e de nossa família”, disse Catiara Soares de Figueiredo, mãe do atleta Luiz figueiredo, de 11 anos. Na quarta-feira, dia 1º, o mais novo jogador de futebol foi selecionado para a divisão de base do Fluminense e viaja para Xerém, no Estado do Rio de Janeiro.
Natural de Itabuna, o garoto começou a jogar futebol aos cinco anos de idade na Escolinha da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). “ Ele sempre gostou muito de futebol e eu sempre incentivei” frisou Catiara.
A primeira vitória de Luizinho, como é carinhosamente chamado, foi no dia 16 de outubro de 2021, quando a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer trouxe um avaliador do time fluminense para observar o desempenho de alunos de 10 Escolinhas de Futebol, totalizando cerca de 350 alunos de 10 a 16 anos.
O mais novo jogador do time do Fluminense foi pré-selecionado, passando para a segunda etapa no Rio de Janeiro, o que lhe garantiu a vaga na categoria Sub-11, ou categoria pré-mirim. Para se apresentar, ele viajará acompanhado pela mãe Catiara Figueiredo e pelo presidente da AABB, Rodrigo Dantas.
“No próximo mês de outubro vamos trazer a Itabuna avaliadores do América Mineiro e do Palmeiras. Queremos dar oportunidade para esses atletas que sonham em ser jogadores de futebol amador ou profissional”, disse o secretário municipal de Esporte e Lazer, Maico Franco.
Ele disse o jovem Luizinho sempre foi dedicado nos treinamentos. “Luizinho foi Bi-Campeão Baiano de Futsal em Salvador e foi aprovado na avaliação técnica do Esporte Clube Bahia, mas a família preferiu o Fluminense Footeball Clube”, afirmou o secretário.
Fundação Marimbeta comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente com vasta programação
A Fundação Marimbeta - Sítios de Integração da Criança e do Adolescente) preparou uma programação totalmente especial para comemorar, com os estudantes atendidos nas quatro unidades, o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de Junho. A data foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar a população mundial sobre a importância da preservação do meio ambiente.
As atividades da Fundação Marimbeta terão início na quarta-feira, dia 1º, e se estenderão até sexta-feira, dia 3. A presidente Cilene Nascimento ressalta a importância de adultos e crianças se tornarem agentes ativos da preservação e valorização do meio ambiente. Ela reforça que cada unidade trabalhará a temática do meio ambiente, mas com diferentes abordagens.
O Sítio 1, que fica no Bairro Antique, por exemplo, terá na quarta e quinta-feira, dias 1º e 2, a partir das 13h30min, uma programação voltada para o tema “Cuidar do Meio Ambiente é tarefa de todos”. Os Sítios 2 e 3, dos bairros Fonseca e São Pedro, respectivamente, se prepararam para quinta-feira, dia 2, com os temas “Meio Ambiente” e “Cuidar do Meio Ambiente é cuidar da vida”. No Sítio 2 a programação especial começa às 8h30min enquanto no Sítio 3, às 13h30min.
Já no Sítio 5, no Bairro Nova Ferradas, as atividades serão nos dias 1º, 2 e 3, pela manhã e à tarde, com foco na temática “O meio ambiente pede socorro”. As atividades serão diversas em cada unidade, passando por rodas de capoeira, palestras, gincanas ecológicas, premiações das melhores frases sobre conscientização ambiental, distribuições de cartilhas sobre coleta seletiva, apresentações musicais e plantio de mudas de essências florestais e frutíferas.
Prefeitura realoca ambulantes que vendem alimentos na Praça Otávio Mangabeira
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública (SESOP), realocou hoje, dia 30, na Praça Otávio Mangabeira um grupo de 15 ambulantes que vendem alimentos. A medida marca o início do cumprimento da recomendação do Ministério Público da Bahia (MP-BA) que deu prazo de até 45 dias para o reordenamento.
O diretor de Feiras e de Comércio Informal da SESOP, Leone Valverde, disse que há 15 dias houve a notificação da necessidade de irem para o novo local, o que foi reafirmado na sexta-feira passada, dia 27. “Por isso a resistência foi mínima, prevalecendo o entendimento e o diálogo como recomendado pelo secretário Humberto Mattos e o prefeito Augusto Castro”, declarou.
A partir desta segunda-feira será intensificada a fiscalização na Avenida do Cinquentenário, calçadão da Rui Barbosa e praças públicas do centro da cidade para impedir que a recomendação do MP-BA seja descumprida. “Um grupo de fiscais vai circular durante todo o dia, pois fizemos a demarcação de espaços na Praça Otávio Mangabeira para atender às necessidades dos ambulantes que passam a dividir a área com o estacionamento de motocicletas”, informou o diretor.
Em até 90 dias, os demais setores do comércio informal também serão remanejados para outra área sempre com o diálogo com os técnicos da SESOP. . “O foco é o diálogo para que possamos encontrar uma solução. Sabemos que o comércio informal é útil, saudável para Itabuna e fonte de renda para muitas famílias”, afirmou o secretário Humberto Mattos.
A ação do MP-BA foi provocada pela Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), tendo resultado na assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) pela Administração Municipal. A realocação dos ambulantes também cumpre o que determina o Código de Posturas do Município, em vigor desde 1985.
SANITÁRIOS
![]() |
Nesta segunda, a SESOP interditou os sanitários da Feira Livre do São Caetano, tendo instalado mais dois conjuntos de sanitários químicos na Praça Simão Fiterman. Agora totalizam seis., sendo três femininos e três masculinos. A interdição decorreu de denúncias de uso do local para tráfico de drogas e prostituição.
Segundo ele, em abril passado a Prefeitura tinha instalado quatro conjuntos no São Caetano, 10 no Centro Comercial, principal equipamento de comercialização de hortigranjeiros da cidade, e outros seis na Feira Livre do Califórnia. “Com isso, houve reforço para o bem-estar de feirantes e consumidores”, disse
ASCOM/Prefeitura de Itabuna

.jpg)
.jpg)


.jpg)
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário