Agentes de Combate às Endemias recolhem pneus no Conceição, após denúncia.
Depois de confirmar uma denúncia ao Disk-Dengue (3612-8324), agentes Combate às de Endemias, do Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Itabuna, recolheram na terça-feira, dia 31, dezenas de pneus velhos que estavam acumulados sem qualquer proteção em uma borracharia. O estabelecimento fica localizado no bairro Conceição.
Pneus velhos deixados sob sol e chuva são criadouros para o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, e chikungunya. “ As equipes chegaram até o local através do nosso Disk Dengue, que é um dos meios que a população tem de nos ajudar no combate ao mosquito”, disse a diretora de Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Maristella Antunes.
Maristela reforçou a importância de as pessoas estarem atentas aos cuidados com o acúmulo de pneus, recipientes e reservatórios d’água sem tampa ou anteparo, já que podem servir de criadouros do Aedes aegypti.
“Muitos comerciantes não têm onde descartar esse material. Por isso, os agentes orientam os donos de borracharias a recolherem pneus e a fazer o descarte no ecoponto reservado pela Secretaria Municipal de Saúde para este fim”, informou Maristella Antunes. Ela disse que o local apropriado fica localizado no prolongamento da Rua Alício de Queiroz, nº 567, Bairro de Santo Antônio, onde semanalmente são recolhidos, em média, 200 pneus.
Prefeitura faz prestação de contas do 1º quadrimestre de 2022
Na manhã desta terça-feira, dia 31, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria da Fazenda e Orçamento, realizou audiência Pública para avaliação do cumprimento das metas fiscais do 1º quadrimestre do exercício financeiro de 2022. O encontro aconteceu na Biblioteca Plínio de Almeida, onde funcionam, temporariamente, as Comissões Técnicas Permanentes da Câmara de Vereadores.
A audiência atendeu ao disposto no art. 9º da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), tendo sido apresentados demonstrativos do resultado alcançado no primeiro quadrimestre de 2022. O município teve uma arrecadação de R$ 239.106.895,81, representando 34,25% do que foi projetado para o exercício fiscal.
A cada quadrimestre, os representantes do Executivo Municipal devem apresentar a prestação de contas à população, detalhando os recursos financeiros arrecadados e onde foram aplicados na cidade para que a comunidade possa tomar conhecimento de eventuais superávit e faça o controle de gastos com setores como Educação, Saúde, Infraestrutura, dentre outros.
O encontro foi aberto ao público e teve a participação de associações de moradores e entidades representativas do município. Coube ao consultor Robson Pestana da consultoria contábil apresentar os indicadores fiscais. Os relatórios da prestação de contas poderão ser acessados no Portal da Transparência no site oficial da Prefeitura:: www.itabuna.ba.gov.br .
“A audiência transcorreu dentro da normalidade, mesmo com baixa participação da população. Mas, as secretarias municipais da Educação, Esporte e Lazer, Fundação Marimbeta, Controle Interno e a própria Secretaria da Fazenda e Orçamento enviaram seus representantes”, disse o supervisor do Departamento Financeiro e Orçamento, João Xavier Pereira Neto.
Feira Cidadã aconteceráp entre segunda e quarta-feira da próxima semana
A Feira Cidadã é um mutirão itinerante promovido pela Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB) quando são realizados diversos atendimentos de saúde e cidadania percorrendo todo o estado. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde vai acontecer entre a próxima segunda e quarta-feira, dia 8, das 8 às 17 horas, na Avenida Princesa Isabel (ao lado da Prefeitura).
No projeto, também serão parceiras as secretarias municipais de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), Esporte e Lazer (SEMEL) e Promoção Social e a Combate à Pobreza (SEMPS) que vão dar suporte à Feira Cidadã.
O objetivo do evento é resgatar a maior quantidade de pacientes em demanda reprimida e possibilitar também a realização de atendimentos cidadãos por meio do SAC Móvel. Serão diversos caminhões que trarão para Itabuna serviços médicos e exames de ultrassonografia de mama, abdômen total, tireoide, vias urinárias, rins, transvaginal, partes moles eletrocardiograma e Raios-X.
Além disso, haverá atendimentos odontológicos como extração, restauração, canal, limpeza, orientação de escovação dentária com distribuição de kits. E também, atendimento oftalmológico para adulto, criança, idosos e indicação de agendamento para cirurgia de catarata para quem tiver indicação cirúrgica.
No SAC Móvel serão oferecidos serviços como emissão de RG, CPF e antecedentes criminais, além de segundas vias desses documentos gratuitamente. A documentação necessária para os serviços de saúde e cidadania são: cartão de vacina da COVID-19, comprovante de residência, cartão do SUS e requisição médica para ultrassonografias.
A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes, afirma a importância de eventos como esse no município aberto a toda população. “Nunca se investiu tanto na saúde em Itabuna como na gestão do prefeito Augusto Castro”, assegurou.
“Eventos como este, contribuem e muito na prestação de serviços e atendimentos em que há demanda reprimida no município. Agradecemos ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde da Bahia, por mais esta parceria e reafirmamos o comprometimento com a causa,” finalizou.
Agentes de Combate às Endemias coordenam bota-fora no Pedro Jerônimo
Agentes de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde começaram cedo o dia no Pedro Jerônimo na luta contra o mosquito transmissor da dengue chikungunya e zika vírus. O trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Itabuna, hoje, dia 31, integra o Mutirão de Combate ao Aedes aegypti nas áreas de maior índice de infestação predial. Nesta quarta, dia 1º, será Daniel Gomes, e na quinta-feira, dia 2, no Maria Pinheiro.
Na localidade da zona sul da cidade, as equipes formadas ainda por Agentes de Comunitários de Saúde e da Limpeza Pública orientaram os moradores que faxinem quintais e terrenos baldios com o bota-fora de lixo e entulhos. O descarte é recolhido pela limpeza, com o apoio de caçambas e retroescavadeiras, com destinação ao aterro sanitário certificado da CVR Costa do Cacau
Iniciado há pouco mais de 15 dias, o Mutirão de Combate ao Aedes aegypti consiste em orientar os moradores sobre o papel de cada cidadão no controle do mosquito. Também é ensinado, de forma bem simples, como detectar e eliminar focos de larva, evitando, por exemplo, que vasilhames e reservatórios de água fiquem destampados ou descobertos.
Pelos levantamentos do Departamento de Vigilância em Saúde, os locais de maior foco de larvas têm sido reservatórios ao nível do chão e destampados. Por isso, durante o mutirão os agentes de endemias usam inseticidas no trabalho focal para eliminação de larvas e o bloqueio costal, cujo objetivo é identificar se na casa ou num raio de 300 metros há focos do mosquito.
O supervisor dos Agentes de Combate às Endemias, Clodoaldo Oliveira, destaca que, além do combate ao mosquito, as atividades educativas junto à comunidade são uma das mais importantes ações para o controle do vetor responsável pelas arboviroses.
“O trabalho preventivo realizado em toda a cidade e intensificado em áreas com maior número de notificações não pode parar, principalmente nesta época de clima instável, com sol e chuvas, que provoca o aumento dos casos da dengue, chikungunya e zika”, alertou o supervisor.
O Agente de Endemias José Roberto Nascimento acredita no trabalho de orientação educacional, pois os moradores são os principais responsáveis pelo controle do mosquito. “Se todos realmente seguirem a orientação quanto aos cuidados que se deve ter dentro de casa, vamos vencer o desafio e baixar os índices de casos”, diz.
Ele acrescenta que “cinco minutos são o tempo suficiente para se verificar se dentro de casa existem larvas em água parada, por menor que seja o vasilhame, como uma tampa de garrafa, garrafas PET ou um simples copo descartável”, ensinou.
Já o Agente Comunitário de Saúde Orlei Rodrigues destaca que o Mutirão também envolve parceiros como as vigilâncias Epidemiológica, Sanitária e de Limpeza Pública. “Como isso beneficia toda a comunidade. Mas, é imprescindível que os moradores também façam a sua parte’, reforça.
A chefe da Divisão do Programa de Endemias, Lucimar Santos Ribeiro, informou que os resultados das ações desenvolvidas nos Mutirões devem ser divulgados em duas semanas, aproximadamente. Ela tem esperança de que o esforço das equipes da Prefeitura de Itabuna seja recompensado com a queda no índice de infestação predial, que estava em 5,8% antes dos Mutirões de Combate ao Aedes aegypti.
Prazo para pagamento de Cota Única do IPTU 2022 se encerra no dia 7 de junho
O contribuinte que optou em pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2022 em cota única deve ficar atento. Para esta modalidade, o pagamento em Cota Única, em condições especiais, de 20% de desconto à vista para o contribuinte que sem dívidas com o município é de 10% para aqueles que possuem alguma pendência financeira com o município, se encerra em 7 de junho.
O diretor do Departamento de Tributos da Secretaria Municipal da Fazenda e Orçamento, Antônio Marcos Souza Santos, disse que ainda existe a possibilidade de pagamento parcelado, com data para pagamento sempre no quinto dia útil de cada mês, mas sem desconto.
Ele informa que para ter acesso aos boletos, a Prefeitura disponibilizou link no site oficial na internet, bastando escolher a opção e partir do CPF, CNPJ ou Inscrição Municipal. Também há entrega dos carnês em domicílio via Correios. Mas, o contribuinte também pode retirar o boleto por mensagem de Whatsapp do Departamento de Tributos pelos números (73) 9-8102-7288 e 8135-6540.
Por último, há a opção de retirar o carnê presencialmente no anexo do Centro Administrativo Firmino Alves, no Bairro São Caetano, de segunda a sexta-feira, entre 8 e 14 horas. O pagamento em dia do IPTU e demais tributos garantem a Administração Municipal fornecer obras e serviços aos cidadãos. “É a expressão de cidadania o contribuinte ficar em dia com suas obrigações fiscais”, disse o diretor do Departamento de Tributos.
Coleta seletiva porta em porta recolhe mais de 1,5 tonelada de lixo em uma semana
Em apenas uma semana de coleta seletiva domiciliar, a Prefeitura de Itabuna conseguiu recolher um total de 1.525 quilos de lixo doméstico. A ação que aconteceu entre os dias 22 e 27 deste mês contou com a participação de 10 agentes integrantes da Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI).
Agentes ambientais recolheram os resíduos recicláveis durante visitas de porta em porta aos moradores dos bairros Conceição, Jardim Vitória, Góes Calmon, Califórnia, Fátima e São Caetano. “As pessoas foram bastante receptivas, cooperando bastante com o trabalho”, disse um dos participantes.
Os bairros visitados integram o projeto-piloto do Programa Recicla Itabuna de Coleta Seletiva, coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento e vão continuar a ser beneficiados nesta semana, com a presença dos agentes ambientais que se utilizam de carrinhos manuais para o recolhimento do lixo. Toda a coleta segue para a Central de Triagem para pesagem, seleção e venda por meio da AACRRI.
Antes um carro de som anuncia a ação dos agentes ambientais, um suporte que segundo o coordenador do projeto José Campos, deu certo, pois a população atende ao chamado colocando o lixo selecionado em suas portas, o que facilita o trabalho das equipes, comemora. Ele explicou que a coleta é feita sempre pela manhã, sendo que segunda-feira as equipes atuam nos bairros Conceição, Jardim Vitória e Góes Calmon. Na terça-feira é a vez do bairro de Fátima, quarta-feira na Califórnia, e as quinta e sexta-feira no São Caetano. Já no centro a coleta acontece diariamente a partir das 17 horas.
Já o supervisor de Projeto da Secretaria Municipal de Planejamento, Rosivaldo Pinheiro, lembra que além da coleta seletiva, o município conta com ecopontos instalados em 10 bairros da cidade, onde a comunidade tem contribuído com o depósito regular de todo material reciclável.
Ele destaca também que Itabuna foi pioneira ao cumprir integralmente a Política Nacional de Resíduos Sólidos, com o fim do antigo lixão que funcionou por décadas e a implantação do aterro sanitário, além do lançamento do Recicla Itabuna de Coleta Seletiva.
Rosivaldo adianta que a meta da prefeitura é ampliar o número de agentes de resíduos recicláveis para atuar em campo numa rotina permanente, o que, segundo ele, trará maior benefício, tanto para as equipes de trabalho quanto para a comunidade.
"ITA-PEDRO" LANÇADO HOJE EM ITABUNA
“Ita Pedro – Melhor São Pedro de Todos os Tempos” será lançado dia 1º
Nesta quarta-feira, dia 1º, a partir das 18 horas, na Praça de Alimentação do Shopping Jequitibá, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), lança o “Ita Pedro – Melhor São Pedro de Todos os Tempos”. Programada para o período de 29 junho a de 2 julho, na Praça Hélio Lourenço (antiga praça da Cotef), no Góes Calmon, a festa terá toda a infraestrutura, organização, segurança, iluminação e local para vendedores ambulantes.
A programação artística será uma das maiores dos últimos anos, antes da pandemia do COVID-19, contando com atrações nacionais, regionais e locais. No evento, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), vai promover uma coletiva de imprensa.
Ascom/Prefeitura de Itabuna
.jpg)

.jpg)
.jpeg)
.jpg)

.jpeg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário