sexta-feira, 3 de junho de 2022

CRPLAC DO PARA FECHA AS PORTAS

Sede no Pará 

Tomamos conhecimento da desativação da sede da Superintendência da Ceplac no estado do Pará. Funcionava desde 1980, como suporte administrativo para toda a Ceplac da Amazônia, na época Ditetoria Especial, depois dividida em 2 Superintendência, Rondônia e Pará. Lá funcionou laboratórios de pesquisas....era im tipo mini Cepec.

Os poucos funcionários atuais, todos aposentaveis  rão ocupar espaço na representação do MAPA em Belém e Estação experimental de Benevides ,próximo da capital, Belém. 

Antes, no início do ano foi desativado a Superintendência de Rondônia. É uma  triste realidade do órgão federal de relevantes serviços prestados ao cacau em todo o país  e, em especial ao sul da Bahia, onde se localiza a sede principal  quilometro 22, entre Ilhéus/itabuna as duas principais cidades da região do Cacau.

Abnegados

Pessoas  como Janilson e mais 10 colegas, agrônomos e técnicos, para apagar as velas; teimosos e abnegados  com o quadro  administrativo com efetivo reduzido. De 1980 a 90, eram 600 funcionários   quando da consolidação do cacau na Amazônia.

O legado está na forma do conhecimento de muitos produtores que assimilaram o pacote tecnológico da Ceplac, que estão sendo transferidos para o Senar e algumas prefeituras.

O sucesso do cacau na Bahia, ES, Amazônia e outros pólos é irreversível, os momentos adversos, como agora serào superados, como em outras situações de crise, acreditamos. Quando em a lembrança, do que falou um Pesidente da República, em visita ao Cepec nesta região, nos  anos 1970: "Feliz da agricultura brasileira se existisse 100 Ceplac". Foi a constatação e a maior Comenda de que o órgão, poderia receber pela sua excelência e resultados. 

Houve acertos e erros em 60 anos, na Ceplac, porém, a cacauilcultura brasileira, fala por si..... esperamos, como o exemplo da temível, vassoura de bruxa, que a sede, aqui, em nossa terra não seja atingida. Que antes disso, o governo federal, se  sensibilize com a causa, e passe a  apoiar à sustentabilidade da produção do cacau, ainda uma economia forte para os estados e o país.

BIOFABRICA 

Como se trata também de órgão ligado à cacuicultura, estamos recebendo informação de que a Biofahrica está com os salários atrasados com os seus funcionários. O atraso já está completando 4 meses. A Biofabrica, é de competência do governo do estado. Os funcionários ameaçam greve.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...