segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Ford encerra produção no Brasil e ‘mata’ Ka, EcoSport e Troller T4

 A empresa continuará no país, mas apenas com produtos importados



A Ford acaba de divulgar que encerrará a produção de suas três fábricas no Brasil: Camaçari (BA), Taubaté (SP) e Horizonte (CE). Com isso, a montadora não irá mais comercializar no país os modelos Ka, Ka Sedan, EcoSport e Troller T4. A partir de agora, a marca irá vender apenas modelos importados.

A montadora afirma que manterá assistência total ao consumidor com operações de vendas, serviços, peças de reposição e garantia para seus clientes no Brasil e na América do Sul. A empresa também manterá o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, o Campo de Provas, em Tatuí (SP), e sua sede regional em São Paulo.

“A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável”, aponta Jim Farley, presidente da Ford. 

De acordo com a americana, um dos motivos da drástica decisão se deve, em medida, a pandemia de Covid-19, que amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas.

A produção será encerrada imediatamente em Camaçari e Taubaté, mantendo-se apenas a fabricação de peças por alguns meses para garantir disponibilidade dos estoques de pós-venda. 

A fábrica da Troller em Horizonte continuará operando até o quarto trimestre de 2021. Como resultado, a Ford encerrará as vendas do EcoSport, Ka e T4 assim que terminarem os estoques. As operações de manufatura na Argentina e no Uruguai e as organizações de vendas em outros mercados da América do Sul não serão impactadas.

Em 2020, ano de baixa nas vendas por causa da pandemia do novo coronavírus, a marca emplacou, entre os quatro modelos que “morrerão” este ano, 118.566 unidades. O número, junto com os modelos que continuarão à venda, ajudaram a Ford a ficar no quinto lugar de participação de mercado com 7,14%, porcentagem que claramente irá diminuir em 2021.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

PARABÉNS, ITABUNA!

                                      ITABUNA  Início do século dezenove  Entre os claros da Mata Atlântica...  Do solo sagrado de um chão i...