sexta-feira, 10 de março de 2017

Colégio Estadual de Itabuna promove reuniões para estreitar a parceria entre escola e família


Com o objetivo de estreitar cada vez mais a relação entre escola e família, visando a melhoria do rendimento escolar, a equipe gestora do Colégio Estadual de Itabuna, situado no Sul do Estado da Bahia, vem realizando encontros com os pais durante toda esta semana. As reuniões – que começaram na segunda-feira (6) e se estendem até esta sexta (10) – envolvem os pais e responsáveis de alunos das 35 turmas do Colégio, totalizando 2.100 estudantes, nos três turnos.

Durante os encontros, realizados por séries, as famílias têm o conhecimento sobre o trabalho pedagógico que está sendo desenvolvido ao longo de 2017. Ao mesmo tempo, explica a diretora da unidade escolar, Adriana Oliveira, os encontros foram preparados om o objetivo de conscientizá-los sobre a importância da participação das famílias para um melhor desempenho escolar dos seus filhos.


“É um momento destinado, sobretudo, para ouvirmos a família e convidá-la para caminharem com a gente nesse processo educativo. Quando o pai e a mãe se fazem presentes, acompanhando a vida escolar do seu filho, vivenciando a escola, os bons resultados são observados no rendimento do aluno, no bom andamento das atividades, e claro, na satisfação dos professores em obter o retorno esperado. Logo, é imprescindível que a comunidade escolar – pais, alunos, professores, gestão, coordenação pedagógica e demais funcionários – esteja sempre engajada no processo educativo, a fim de solucionar os problemas inerentes à vida escolar e promover uma Educação de qualidade”, destaca a gestora.

Presença da família – Os pais e responsáveis atenderam ao chamado da direção da escola e compareceram com orgulho e determinação às primeiras reuniões. “Eu, que também sou professora, constato o quanto é importante a aproximação da família com a escola, porque o acompanhamento dos pais é uma garantia de aprendizagem do seu filho. Aqueles estudantes que os pais acompanham de perto o seu desenvolvimento escolar, geralmente são bem-sucedidos e, dificilmente, dão trabalho na escola”, avalia Guilherma Alves, mãe da aluna Gláucia Reis Alves, 6º ano.

Pela mesma motivação, o senhor Joselito Menezes, pai do aluno João Marcos Santos, também do 6º ano do Ensino Fundamental, disse que faz questão de participar da vida escolar do filho. “A reunião é importante para que a gente fique sabendo como estão se desenvolvendo os nossos filhos dentro da sala de aula. A gente conhece os nossos filhos e sabemos o que estão fazendo em casa, mas na escola não. Então, se a gente acompanha de perto, junto aos diretores e professores, vamos se estão brincando muito ou se estão prestando a atenção nas aulas e, assim, poderemos ajudá-lo a melhorar”, diz.

 A mãe da aluna Rayssa Arcanjo, 6º ano, Daniele Santos, também acredita que o acompanhamento dos responsáveis estimula os filhos a ser mais comprometidos com a escola: “É importante estarmos sempre presentes na vida escolar dos nossos filhos. Com isso, tomamos conhecimento sobre o planejamento escolar para o ano letivo, sobre as dificuldades que eles venham a ter e, com isso, podemos contribuir para que eles busquem ajuda e melhorem o seu rendimento”. Dona Rosimere Santana, mãe de David Lima Santana, 6º ano, também comenta: “Depende muito dele querer aprender, ganhar conhecimentos, mas a nossa presença, incentivando sempre, não tenho dúvidas, ajuda bastante no processo de ensino e aprendizagem”, afirma.

A diretora da escola afirma que o objetivo de fazer com que pais, mães e demais responsáveis dialoguem com a escola foi, de fato, conquistado. “A gente conseguiu atrair as famílias para dentro da unidade, onde obtiveram informações e aconselhamentos com os professores e a nossa equipe gestora sobre a rotina escolar dos seus filhos. É importante que a família tenha conhecimento, por exemplo, sobre o regimento escolar, a divisão dos conteúdos por unidades, que agora serão três e não mais quatro, entre outros assuntos pertinentes à vida escolar. Com esse pertencimento, os pais se sentem estimulados no acompanhamento da vida escolar de seus filhos”, conclui a gestora.


Foto: divulgação-

Flávia Maciel
Por - Daniel Thame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...