quinta-feira, 9 de março de 2017

CÂMARA DE ITABUNA HOMENAGEIA A MULHER

“Toda mulher tem um legado”, resume sessão solene em Itabuna
Mulheres homenageadaqs, de vermelho Zélia Possidonio

Jirimun
A frase acima, da radialista Maria de Lourdes Cirino, define o significado da comenda Otaciana Pinto, condecoração legislativa entregue no Dia Internacional da Mulher, a 17 mulheres que construíram a história de Itabuna. Maria de Lourdes, que discursou pelas homenageadas, brindou a sessão cantando e provocando risadas com bordões de Florentina Jirimum, personagem de humor que fez sucesso no rádio itabunense na década de 80.



Dentre as condecoradas pelos vereadores, a maioria (oito das 17) é da área educacional, como Elieneide Matos, que dirigiu o Ciso, colégio fundado pelo pai Josué Brandão, vereador falecido em 1989 durante sessão ordinária. “Mantive o sonho do meu pai, me dedicando 20 anos pela educação de Itabuna; dispus-me a continuar esse trabalho oferecendo uma escola de excelente qualidade”, declarou a educadora, homenageada do irmão, vereador Júnior Brandão (PT).

Outra congratulada com a comenda, a empresária Valdiléa Santos relata que ainda criança perdeu o pai quando teve que ajudar no sustento da família (mãe e cinco irmãos). Após 19 anos no emprego pediu demissão e com o Fusca que havia comprado abriu uma autoescola. “Eu dizia como é que vou ensinar se malmente sei pra mim, mas fui com a cara e a coragem. Hoje a gente tem ônibus, carreta”, frisa a indicada do presidente da Casa, Chico Reis (PSDB).

Da área social vieram mulheres como Maria Hozana Santos, liderança religiosa prestigiada com a comenda pelo vereador Ninho Valete (PR). Hozana evangeliza pessoas que estão à margem da sociedade e também atua, voluntariamente, em presídios e no Hospital Manoel Novaes (com pacientes oncológicos). “Enquanto tiver uma gota de sangue na minha veia é para servir Jesus na pessoa dos mais necessitados” comentou a católica.

Mais homenagens
A Comenda Otaciana Pinto, que foi criada pelos veredores: César Brandão e Neiva Monteiro,  teve o protagonismo feminino com a sessão sendo presidida por Charliane Sousa (PTB), única mulher a conquistar mandato eletivo para a Câmara em 2016. Outro momento de emoção deu-se para a servidora da Casa, Margareth Brandão, aniversariante do dia com quase 40 anos de serviço no Legislativo itabunense. A secretaria de Assistência Social, Sandra Costa, representou o prefeito Fernando Gomes na sessão solene.
POR - CO
fotos: Pedro Augusto Benevides

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica do cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica.  financiamento e sustentabilidade no Partnership Mee...