segunda-feira, 1 de setembro de 2014

PIB da Dilma cai para 0,52%. Aécio sabe consertar, Marina sabe rezar. Escolha é sua.


Analistas do mercado financeiro reduziram pela décima-quarta semana consecutiva suas estimativas para o crescimento do Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB), de acordo com o boletim Focus, do Banco Central.

A mediana das projeções colhidas entre cerca de cem instituições caiu de 0,70% para 0,52%. O ajuste ocorre após a divulgação do PIB do segundo trimestre, na sexta-feira, que mostrou queda de 0,6% ante os três primeiros meses do ano. Além disso, o desempenho do PIB de janeiro a março também foi revisado para baixo, de crescimento de 0,2% para recuo de 0,2% ante o quarto trimestre de 2013.

Com isso, o país viveu nos primeiros seis meses deste ano a chamada recessão técnica, quando há dois trimestres consecutivos de queda da atividade.

Na primeira edição do Boletim Focus deste ano, de 3 de janeiro, a mediana das expectativas era de um crescimento econômico de 1,95% em 2014. Para economistas ouvidos pelo Valor após a divulgação do resultado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os indicadores de confiança e de atividade já conhecidos apontam para recuperação frágil no terceiro trimestre e dificilmente a segunda metade do ano terá ritmo suficiente para levar a economia a encerrar 2014 com avanço superior a 0,5% em relação a 2013. 

O Focus também mostra uma revisão para baixo nas projeções para o PIB do próximo ano, de 1,20% para 1,10%. Há um mês, o mercado esperava crescimento de 0,86% neste ano e de 1,50% no próximo. Para a indústria, um dos destaques negativos do PIB no segundo trimestre, as estimativas dos analistas melhoraram ligeiramente. A mediana das projeções passou de queda de 1,76% para recuo de 1,70% neste ano. Para 2015, a aposta seguiu em crescimento de 1,7%. No segundo trimestre, o PIB da indústria encolheu 1,5% na comparação com o primeiro e recuou 3,4% ante o mesmo período do ano passado, segundo o IBGE. (Valor Econômico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...