sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Eric Ettinger é sabatinado em Sessão na Câmara de Itabuna

 Nesta quinta-feira (04/09), uma Sessão Especial solicitada pelo Vereador Glaby Carvalho (PV), e que teria como tema a discussão do desenvolvimento das atividades dos Departamentos de Média e Alta Complexidade (MAC), Atenção Básica e Assistência Hospitalar prestados pela Secretaria Municipal de Saúde, Eric Ettinger, se transformou em uma verdadeira sabatina ao secretário, 

Com grande participação popular, a sessão realizada no Plenário Dr. Raimundo Oliveira Lima ainda recebeu para o debate o Dr. Félix Neto, da Clínica ANORF; o advogado Davi Pedreira, representante da OAB; e Lânia Peixoto, do Hospital São Lucas.

De acordo com o Secretário de Saúde, a raiz da grande problemática da pasta está na falta de recursos da união e na prestação do serviço público de saúde municipal às cidades circunvizinhas pactuadas. “Eu não vou resolver o problema da Saúde da cidade de Itabuna, e acho também que não existe ninguém capaz de resolver, a não ser um mágico”, afirmou Eric Ettinger.

Para o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – subseção Itabuna), o advogado Davi Pedreira, uma das soluções para o desafogamento do Sistema Único de Saúde em Itabuna, seria a cobrança aos 122 municípios pactuados, que acabam por utilizar os serviços destinados à população grapiúna.

A Sessão também expôs a redução em 60% das cotas destinadas aos atendimentos ortopédicos, que levou ao encerramento da ala pública da COTEF, bem como a diminuição no quadro de funcionários e redução do atendimento na Clínica ANORF, como relatado pelo Dr. Félix Neto, representante da instituição.


O vereador Glaby Carvalho (PV), autor da Sessão, questionou a falta de medicamentos e materiais básicos nos Postos de Saúde, e defendeu também a criação de uma Central de Leitos no setor da Regulação, como uma forma de controlar a entrada e saída dos municípios pactuados aos atendimentos de Urgência e Emergência.
Da assessoria da Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna faz mutirão no combate so mosquito da dengue

Prefeitura Itabuna realiza Mutirão de Combate ao Mosquito Aedes aegypti com ações educacionais e de limpeza no Santo Antônio Prefeitura de I...