terça-feira, 7 de março de 2023

ITABUNA EM FOCO:

Empreendedorismo feminino foi destaque em evento promovido pelo Sebrae e a Prefeitura 

A mulher grapiúna e empreendedora foi destaque na noite de segunda-feira passada, dia 6, durante palestra promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), com o apoio da Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda (SECIR).

O evento realizado no Teatro Municipal Candinha Dória, reuniu um expressivo público feminino que lidera empreendimentos em diversos segmentos da economia local e regional para acompanhar a conferência magna da futurista e pioneira em Economia Criativa e Colaborativa, Lala Deheinzelin.

Na abertura da programação, o titular da SECIR, secretário José Raimundo Araújo enfatizou a importância da colaboração mútua entre organizações governamentais e iniciativa privada para promover eventos que possam fomentar novos processos criativos e inovadores.
 
Ele citou como exemplo a parceria entre a Prefeitura de Itabuna, SEBRAE, Shopping Jequitibá e o Fórum Empresarial do Sul da Bahia na realização da Conferência “O Futuro é Colaborativo”, cuja programação marcava o Dia Internacional da Mulher e a abertura das comemorações dos 10 anos de implantação da Sala do Microempreendedor.

Ao parabenizar o público feminino no teatro, o secretário destacou o grande percentual de mulheres que lideram microempreendimentos no município e no Sul da Bahia.
 
“Desejos expressar minha homenagem a todas vocês que vencem o desafio de ser mãe, dona de casa e empreendedoras no dia a dia. E que estão aqui, para assumir o compromisso de tornar o presente e futuro do empreendedorismo mais colaborativo”, arrematou o secretário.
Já a coordenadora regional do SEBRAE, Claudiana Figueiredo, destacou o quanto foi importante a parceria para a realização do evento. Ela disse que o momento de transformação pelo qual a humanidade passou e está passando, durante e no pós-pandemia da Covid-19, aponta para a crescente necessidade de tornar os processos criativos cada vez mais colaborativos.
 
“Portanto, além de celebrarmos a força feminina no empreendedorismo, queremos chamar a atenção para a necessidade de percebermos que as coisas não são mais do jeito que pareciam ser. É preciso juntarmos mãos, corações, mentes e alma na construção de um mundo e um futuro colaborativo”, disse.

A programação da Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda para comemorar os 10 anos da Sala do Microempreendedor inclui a Semana do Empreendedor, que acontece em parceria com o Shopping Jequitibá até sexta-feira, dia 10. 

No hall central do shopping, vários serviços estão sendo prestados a micro e pequenos empresários e ao microempreendedor individual (MEI) pelos profissionais que no cotidiano atendem esse público na Sala do Empreendedor da Prefeitura de Itabuna, a primeira unidade criada no interior do estado.
Programação nos CRAS em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), promove nesta semana programação nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) em referência ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março.

O tema escolhido para o evento é “Dia Social da Super Mulher - Mulher, sua força e determinação inspiram o mundo”. Os encontros são realizados nos CRAS 2, nesta terça-feira, dia 7; no CRAS 1 e CRAS 4, amanhã,  dia 8, e CRAS CEU, na sexta-feira, dia 10.

De acordo com a  titular da SEMPS, Luciene Nascimento, a iniciativa tem como objetivo homenagear e valorizar a mulher itabunense, além de proporcionar momentos de reflexão e aprendizado.

“Sabemos que as mulheres são guerreiras, fortes e determinadas. Elas têm um papel fundamental na nossa sociedade e merecem ser reconhecidas e valorizadas. Por isso, estamos promovendo essa semana de programação nos CRAS, para que as mulheres possam ter um momento especial de aprendizado e troca de experiências”, afirmou a secretária.

Durante a semana, são realizadas diversas atividades nos CRAS como palestras, oficinas, rodas de conversa, apresentações culturais e outras ações voltadas para a valorização da mulher. O objetivo é proporcionar momentos de reflexão sobre os desafios enfrentados pelas mulheres na sociedade, bem como discutir formas de superá-los e promover a igualdade de gênero.

7 de março – 9h - CRAS 2  
Rua Bela Vista, nº 253, Nova Ferradas

8 de março – 9h – CRAS 4
Rua Juarez Távora, nº 998, São Caetano

8 de março – 13h – CRAS 1
Rua F, nº 12, Jardim Grapiúna

10 de março – 9h – CRAS CEU
Rua A, S/N, Sinval Palmeira


Mutirão da Mulher na Praça Rio Cachoeira no sábado

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta terça-feira, dia 8 de março, a Prefeitura de Itabuna, por meio das secretarias municipais de Saúde, Promoção Social e Combate à Pobreza e Esportes e Lazer, realizará no próximo sábado, dia 11, das 8 às 13 horas, o “Mutirão da Mulher” com diversos a prestação de serviços na Praça Rio Cachoeira, no Góes Calmon.


O Mutirão, que visa aproximar as mulheres dos serviços o que a Prefeitura oferece nas unidades de saúde, prestará atendimentos médicos e esclarecimentos de saúde com profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, serviços de beleza pela Promoção Social, bem como CadÚnico, BPC/Passe Livre e CRAM, e ainda, atividades recreativas, aula de dança, slackline e atividades na quadra pela Secretaria de Esportes e Lazer.

Com relação aos serviços de saúde que serão oferecidos haverá diversas consultas especializadas com médicos cardiologista, dermatologista, ginecologista e mastologista. E ainda, consulta com Nutricionista e orientações sobre nutrição, saúde bucal, métodos contraceptivos, bem como orientações sobre Oncologia e autoexame das mamas.

Além disso, no mutirão também será possível realizar citologias, eletrocardiograma, vacinação, exames de grupos sanguíneos e fator RH, orientações sobre o cuidado da mulher, entre diversos outros procedimentos.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes, destaca que o objetivo do evento é  garantir o atendimento de forma mais acessível à saúde feminina, aproximar diversos serviços da Saúde, recreativos e de beleza, prestar esclarecimentos e orientações e ainda oferecer entretenimento às participantes por meio da FICC.

A secretária enfatiza ainda que por determinação do prefeito Augusto Castro, a partir de agora os Mutirões serão mais frequentes, pois promovem mais facilidade e amplitude dos serviços públicos oferecidos à população.

Alunos da Rede Municipal de Ensino em novos  prédios escolares

“Tivemos o prazer de mudar para um prédio escolar novo, alugado pelo município”, comemorou  a professora Ione Teixeira, diretora da Escola Raimundo Jerônimo Machado , no Nova  Itabuna.  A unidade escolar iniciou as aulas do ano letivo 2023 na quinta-feira passada, dia 3. Ontem, os alunos da pré-escola ao 5º  ano foram transferidos, já que o antigo imóvel do município será reformado.


 A diretora da escola disse que o retorno ocorreu depois de um ano com atividades remotas, em que os estudantes ficaram recebendo blocos de atividades em domicílio. “Foi um momento de muita alegria para os pais e alunos que estão felizes e agora  mais satisfeitos com o espaço seguro e limpo”, disse Ione.

 Na aula inaugural, todos os alunos  receberam um kit didático contendo livros de Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências, etc, do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Os alunos da pré-escola receberam um bloquinho artesanal para escrita e desenho. O trabalho é realizado com base na proposta “Direito de Aprender” ,que é fundamentada na Pedagogia Histórico Crítica (PHC).

Além da pré-escola, os alunos da creche, com idade entre 2 e 3 anos, estão em um anexo da Igreja Maria Madalena, no Nova Itabuna. Ao todo a Escola Raimundo Jerônimo Machado tem  185 alunos.

 A diretor Ione Teixeira lembrou que o novo espaço demorou em ser alugado porque a comunidade só  queria uma escola no mesmo bairro. “O secretário da Educação, professor Junior Brandão, acompanhou nossa dificuldade e nos ajudou nesse retorno”, agradeceu Ione.

O secretário municipal da Educação,  Josué Brandão Júnior, disse ainda que o Grupo Escolar Brasília Baraúna de Almeida,  em Ferradas,  também está funcionando em um espaço cedido pela Igreja Vida e Luz. “A escola está sendo reformada. E essa, era uma de nossas preocupações. Mas, agora felizmente as  aulas estão acontecendo”, disse.
 
Além de espaços seguros para os alunos, a  gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) tem se preocupado com a substituição do mobiliário das escolas. Na segunda-feira, por exemplo, a Escola Batista do Califórnia recebeu móveis novos para o refeitório e salas de aula.  

Já na quinta-feira passada, dia 2,  chegaram cinco  armários novos  e um kit universitário com mesas e cadeiras. “Este governo tem sido muito sensível com essas questões. O mobiliário de escola é muito caro”, falou a professora  Alrimar Bastos, diretora da unidade escolar.

Ela disse ainda que a unidade recebe uma verba do  Programa Dinheiro Direto na Escola  (PDDE), do Governo Federal, que todos os anos vem em duas parcelas, mas que é  insuficiente para adquirir bens permanentes. “ A demanda das escolas é maior.  Graças a Deus, o  prefeito Augusto Castro têm suprido  a rede”, destaca a diretora da  Escola Batista do Califórnia, Alrimar Bastos.

Escuta Pública sobre a Lei Paulo Gustavo

A Prefeitura de Itabuna realiza logo mais às 17, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, na Avenida Firmino Alves, no centro, a 1ª Escuta Pública sobre a Lei Paulo Gustavo. O evento é promovido pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) com o objetivo de discutir ações destinadas ao setor cultural.

 A Lei Paulo Gustavo dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia do Covid-19. Foi criada em homenagem ao ator, humorista, diretor, roteirista e apresentador brasileiro Paulo Gustavo Amaral Monteiro de Barros, que faleceu em maio de 2021, em decorrência da doença.

O objetivo desta lei, aprovada em 5 de julho do ano passado, é destinar recursos federais aos municípios, estados e Distrito Federal para o custeio e investimentos em projetos culturais. De acordo com a FICC, o município de Itabuna poderá contar com um possível repasse no valor estimado em R$1,8 milhão para apoio a produções audiovisuais, salas de cinema, festivais e apoio às áreas da cultura.
Ascom
Fotos: Pedro Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Incêndios na Amazônia cresceram 10% no governo Lula

Foram 274.481 focos em 2024 até agora, maior número da série histórica Incêndios florestais aumentaram na Amazônia durante o governo Lula - ...