terça-feira, 7 de março de 2023

ESPAÇO 2

SINOPSE

BANCO DO BRASIL PARA O SAO CAETANO

CÂMARA DE ITABUNA - Na sessão desta degunda-feira, 6, na Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores de Itabuna, a representante do PC do B daquela casa legislativa, vereadora Wilmaci Oliveira, apresentou um requerimento enviado à  Superintendência do Banco do Brasil, em Salvador, em que expõe à necessidade da  instituição financeira, em ter uma agência  instalada no bairro São Caetano, nesta cidade. Na oportunidade, a vereadora explanou  à importância da comunidade do bairro, na vida da cidade de Itabuna.

VEREADOR PASTOR FRANCISCO, PROCON E A FICC

Ao usar o seu tempo como representante dos Republicanos no plenário vereador Raymundo  Lima do Poder Legislativo, o vereador Pastor Francisco, através de uma nota inserida nesta coluna em dias da semana passada sobre o PROCON da cidade, teceu comentários   a respeito de uma fiscalização da Prefeitura ao antigo prédio do Poder Executivo de Itabuna ( hoje ali funciona o órgão), além de abordar o descaso  da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania- FICC com os monumentos históricos  de Itabuna, chamou à atenção do seu presidente, Aldo Rebouças.

PASSARELA CAROIS ALVES OLIVEIRA

DR   PORTO

Nos bate-papo do Café  Pomar sempre surge nomes de penalidades itabunenses que  ali marcavam o ponto para uma prosa e troca de idéias  sobre política e outros fatos do cotidiano itabunense. Dentre estes nomes foi citado José  Domingues Porto de Almeida, o popular Dr  Porto, alcantrista de quatro costados, fluente no falar, amigo dos amigos e profundo conhecedor  dos meandros da vida pública daquela época. Figura humana notável  que engrandece a galeria dos homens de bem da Itabuna daquela época.

PASSARELA CAROIS ALVES OLIVEIRA

Construída  na última  administração do ex-prefeito Fernando Gomes Oliveira (situada no local onde foi a ilha do jegue (ainda vou relatar aqui o porquê desse nome), a passarela Carlos Alves Oliveira (Carlito do Sarinha) está  totalmente corroída pela ferrugem, principalmente as partes laterais e as vigas de sustentação. Uma síndrome  de ineficiência  corrói  o corpo administrativo da máquina da prefeitura sem que ninguém se dá conta de que o patrimônio público vem sendo delapidado aos olhos da população e nenhuma solução é  encontrada. Mas, tudo passa.

ERASMO ÀVILA E O REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA

Ainda na sessão de ontem, dia 6 de março, o vereador Erasmo Ávila, (PSD) chamou à atenção de todos os vereadores  para que se detenham  sobre o Regimento Interno da Casa, no que diz respeito ao horário de início dos trabalhos e o tempo concedido para as falas das lideranças partidárias. Entretanto, não fez nenhuma alusão ao comportamento de alguns vereadores  que sobre a ética parlamentar, no que diz respeito de como um representante do povo deve se vestir numa sessão do Poder Legislativo (ver projeto do então vereador Hamilton Gomes). Tem uma cousa chamada liturgia do poder,  seja a nível federal, estadual ou municipal, incluindo aí o Supremo Tribunal Federal ( STF).

VISITA DO VICE-PREFEITO

Quem esteve no plenário vereador Raimundo Lima, à sessão foi o ex-vereador e atual vice-prefeito de Itabuna, Enderson  Guinho (União  Brasil) que fez uma visita de cortesia ao gabinete do líder  do governo municipal, vereador  Ricardo Xavier (Cidadania). Após  a visita, a segunda maior autoridade do Poder Executivo do município, assistiu aos trabalhos da Casa sentado numa cadeira do plenário vereador  Raymundo Lima.

VEREADORA DE UNA

A vereadora da cidade de Una, Marijane Nascimento  (PSB) fez uma visita ao gabinete do vereador Israel Cardoso  (AGIR) para troca de informaçoes  e o papel do legislador como representante  de segmentos da sociedade em que atuam. O parlamentar municipal ciceroneou a representante da vizinha cidade  e a convidou para assistir a sessão da Câmara de Itabuna. A representante de Una estava acompanhada de assessores e permaneceu na Casa até o final dos trabalhos.

VEREADOR  COBRA CASAS DOS DESABRIGADOS  E OBRAS DO ITABUNÃO

Ao usar da palavra no tempo reservado aos vereadores, o representante do AGIR, Israel Cardoso cobrou do governo do estado a construção das 1.100 casas populares prometidas pelo ex-governador Rui Costa (atual Chefe  da Casa Civil da Presidência da República) para as famílias que foram desabrigadas pelas enchentes do Rio Cachoeira (2021), que, até hoje, não tem notícia de quando as obras vão ser iniciadas. Além  dessa cobrança, o parlamentar municipal fez alusão ao Campeonato Baiano de Futebol e a falta de estrutura do Estádio  Fernando Gomes Oliveira, Itabunão (antigo Luiz Viana Filho) para que os torcedores pudessem assistir aos jogos em casa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

A BSMIM TEM PREJUIZPS DE 30.9 MIMHOES EM 2023

  EXCLUSIVO: BAMIN, INCLUINDO A FERROVIA OESTE-LESTE, TEM PREJUÍZO DE R$ 30,9 MILHÕES EM 2023 E ALTO GRAU DE ENDIVIDAMENTO, GERANDO ESPECULA...