segunda-feira, 6 de março de 2023

ITABUNA EM FOCO

Divulgado calendário de vacinação nesta semana nas UBS e USF 

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou calendário de vacinação nas UBS E USF  de Itabuna, de segunda a sexta-feira, das 8 as 11 e das 13 às 16 horas, contra o Covid-19. As ampolas são abertas até às 15h para evitar o desperdício de doses. Também vale pontuar que nesta semana o município encontra-se em desabastecimento da Coronavac. 


Para a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos, acontece a primeira, segunda ou terceira dose da Pfizer. Para a imunização de adultos e idosos, a primeira, segunda, terceira ou quarta dose contra o Covid-19 será aplicada em pessoas maiores de 18 anos sem comorbidade conforme disponibilidade na unidade. 

REFORÇO BIVALENTE 

 A vacina Pfizer Bivalente traz em sua composição a imunização contra novas cepas original do Covid-19, incluindo a variante Ômicron. Nesta semana, a substituição já acontece para o primeiro e segundo reforço (terceira e quarta dose) em idosos com idade a partir de 70 anos ou com sem comorbidade e também para pessoas com imunossupressão, com idade a partir de 12 anos.

A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro das doses anteriores. 

VACINAÇÃO DE ROTINA 

Da segunda-feira à sexta-feira, das 8 as 11 e das 13 às 16h são aplicadas todas as vacinas de rotina para todos os públicos (adolescentes, adultos e idosos) nas UBS e USF. 

Vale pontuar que a criança ou adolescente menor de 20 anos que não possui registro vacinal contra Meningite C poderá fazer dose única, exceto adolescente de 11 a 14 anos que terão direito a Meningite ACWY.

Além disso, profissionais de Saúde que nunca fizeram uso da vacina contra Meningite C terão acesso a dose única.

A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro de outras vacinas.

VACINAÇÃO INFANTIL NAS UBS 

Nas quintas-feiras nas Unidades Básicas e de Saúde da Família acontece a vacinação infantil com a Pfizer Pediátrica contra o Covid-19.  

Crianças de 5 a 11 anos, 11 meses e 29 dias incluindo imunocomprometidas e com comorbidades, que receberam o esquema primário com a vacina Pfizer pediátrica ou Coronavac poderão receber uma dose de reforço da vacina Pfizer pediátrica com intervalo mínimo de 4 meses após a segunda dose.

Já para crianças de 0 a 4 anos, 11 meses e 29 dias as vacinas estão disponíveis na Rede de Frio de acordo com o calendário semanal.

A documentação necessária é a Certidão de nascimento, CPF e cartão de vacinação. Vale destacar que serão atendidas crianças com ou sem comorbidade acompanhadas dos seus respectivos responsáveis. 

 AÇÃO DE VACINAÇÃO INFANTIL NA REDE DE FRIO

Na quarta-feira, dia 8, das 14h às 18h, na sala 20 da Rede de Frio, no anexo ao antigo SESP, acontece a ação especial. A vacinação será destinada para crianças de 6 meses a 11 anos. Vale destacar que já se iniciou a aplicação da terceira dose para esse público.

Crianças de 6 meses a 2 anos 11 meses e 29 dias recebem a primeira, segunda ou terceira dose da Pfizer Baby. Crianças de 3 e 4 anos recebem a primeira ou segunda dose da Coronavac ou ainda a terceira dose da Pfizer Baby se cumprido o intervalo de pelo menos 4 meses.

Crianças de 5 a 11 anos recebem a segunda dose da Coronavac. A documentação necessária é a certidão de nascimento, CPF e cartão de vacinação. Vale destacar que serão atendidas crianças com ou sem comorbidade acompanhadas dos seus respectivos responsáveis.

Em Ferradas, a Rua do Cajueiro  também está recebendo uma atenção especial. De acordo com o Superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho, os trabalhos seguem até o trevo que dá acesso ao bairro. “As chuvas, somadas ao trânsito de rotina nestes locais, acabam danificando o asfalto, o que exige uma constante manutenção para que o problema não se agrave”.

COMUNICADO

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde, comunica que a vacinação infantil em Itabuna ocorrerá às quintas-feiras nas Unidades Básicas de Saúde, com a Pfizer Pediátrica. 

Crianças de 5 a 11 anos, 11 meses e 29 dias incluindo imunocomprometidas e com comorbidades, que receberam o esquema primário com a vacina Pfizer pediátrica ou Coronavac, poderão receber uma dose de reforço da vacina Pfizer pediátrica com intervalo mínimo de 4 meses após a segunda dose.

Já para crianças de 0 a 4 anos, 11 meses e 29 dias as vacinas estão disponíveis na Rede de Frio (antigo SESP) de acordo com o calendário semanal. Nesta semana, a ação ocorre na quarta-feira , dia 8, das 14 às 18h.

A documentação necessária é a certidão de nascimento, CPF e cartão de vacinação. Vale destacar que serão atendidas crianças com ou sem comorbidade acompanhadas dos seus respectivos responsáveis.

 Sete bairros são contemplados com a Operação Tapa-Buracos



A Prefeitura de Itabuna prossegue com a recuperação da malha viária urbana. Desde a sexta-feira passada, dia 3, beneficiou sete bairros com a Operação Tapa-Buracos. Nos últimos três dias, as equipes da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) fizeram a recuperação asfáltica de vias de localidades na região central e também em alguns bairros como Vila Zara, Ferradas e Monte Cristo.

Os trabalhos se concentram na Avenida Juracy Magalhães e na Rua Felícia de Novaes, no Bairro de Fátima; na Rua Q, no Monte Cristo, e na Rua A, no Jardim Italamar. Outras equipes da Superintendência de Serviços Públicos também atuaram no Bairro Vila Zara, na Avenida Fernando Cordier, no centro da cidade, e na Travessa Manoel Fogueira, no Zildolândia.

Em Ferradas, a Rua do Cajueiro  também está recebendo uma atenção especial. De acordo com o Superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho, os trabalhos seguem até o trevo que dá acesso ao bairro. “As chuvas, somadas ao trânsito de rotina nestes locais, acabam danificando o asfalto, o que exige uma constante manutenção para que o problema não se agrave”.

Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Incêndios na Amazônia cresceram 10% no governo Lula

Foram 274.481 focos em 2024 até agora, maior número da série histórica Incêndios florestais aumentaram na Amazônia durante o governo Lula - ...