Prefeito Augusto Castro assina ordem de serviço no Emanoel Leão em clima de festa dos moradores
Moradores do Manoel Leão se emocionaram ao participar da solenidade de assinatura da ordem de serviço para a urbanização do bairro pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), na manhã desta sexta-feira, dia 2. Com alegria, aplausos e gritos de “urra” eles comemoraram o início das obras na primeira intervenção efetiva da Prefeitura em mais de 40 anos na localidade, distante do centro urbano.
“Tantos anos esquecidos em meio a lama, poeira e muitos buracos, vemos nossa esperança se renovar”, declarou o comerciante Edilson de Oliveira Lima que há mais de 30 anos reside no bairro. Ele, ao lado de seus familiares e vizinhos estavam desesperançados pela falta de investimentos públicos na melhoria da qualidade de vida dos moradores.
As obras de urbanização deverão consumir recursos próprios da ordem de R$ 1,2 milhão e incluem serviços de terraplanagem, implantação de base e sub-base, meio fio e asfaltamento, além da iluminação em LED em todas as ruas do bairro . “Isso traz dignidade, respeito e melhor qualidade de vida desses moradores que por esperar já sofreram tanto. Isto, acabou”, garantiu o prefeito.
No evento, o comerciante José Carlos Macedo solicitou o microfone para dizer que há mais de 30 anos os moradores esperavam por uma benfeitoria que nunca chegou. “Até agora só havia promessas, nunca cumpridas. Isso mudou”, afirmou.
Ele contou que a crítica situação das ruas impedia que taxistas e motoristas de aplicativo levassem passageiros até o bairro. “A partir de agora vivemos um novo momento, porque o prefeito Augusto Castro tem trabalhado em vários bairros, no centro da cidade e graças a Deus chegou a nossa vez. Gratidão por isso”, emendou,
Ex-líder comunitário, o morador Reinaldo Macedo (Galego mostrou em números que ao longo de 32 anos, em nove mandatos, os prefeitos tiveram no bairro apenas para pedir votos e nunca mais voltaram.
“O prefeito Augusto Castro nos visitou em seu primeiro ano de governo e hoje cumpre o que nos prometeu e outros não conseguiram”, atestou. Ele informou que o bairro conta com cerca de três mil moradores que hoje comemoram a chegada de serviços básicos e de urbanização”, garantiu.
O presidente da Associação dos Moradores do Manoel Leão, Pedro Jorge Matos, informou que desde que o bairro foi criado, há exatos 45 anos, houve obras pela prefeitura de melhoria. Os moradores já tinham perdido a esperança. “Mas Deus é fiel e colocou um prefeito como Augusto Castro que promete e cumpre o que promete”, declarou.
Enquanto o prefeito assinava a ordem de serviços, equipes de operários de campo com o suporte de máquinas pesadas se movimentavam pelo bairro para o início da terraplanagem que antecede as obras.
“Assim deve ser, e vamos mudar a vida de toda a gente”, frisou o secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr. Segundo ele, o bairro terá o que os moradores merecem: “O respeito com serviços essenciais, com ruas asfaltadas e com material de qualidade como exige o prefeito Augusto Castro”.
“Nada de promessas e sim de ação e trabalho que a comunidade precisa”, argumentou o presidente da Câmara de Vereadores, Erasmo Ávila. “O prefeito Augusto Castro gosta de gente, gosta da cidade e por isso trabalha”, discursou. A solenidade de assinatura da ordem de serviços contou com a presença dos secretários, diretores e coordenadores municipais e vereadores.
Setembro Verde: Hospital de Base inicia as ações de incentivo à doação de órgãos
O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, administrado pela Fundação de Atenção à Saúde (FASI), deu início no dia 1º à “Campanha Setembro Verde”, voltada para o Dia Nacional da Doação de Órgãos, comemorado no próximo dia 27.
Setembro foi o mês escolhido pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) para servir de incentivo à doação de órgãos e promover um diálogo com familiares, amigos e a sociedade sobre a importância de ser um doador, através de ações de conscientização.
Com o tema “Eu Apoio Doação de Órgãos”, escolhido pela Central de Transplantes da Bahia em conjunto com as Organizações de Procura de Órgãos (OPO) e as Comissões Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), o Hospital de Base promoveu a entrega do laço verde para os colaboradores em referência à campanha,.
A coordenadora da OPO Sul do Hospital de Base e responsável pela campanha, Silvana Batista, concedeu entrevista à TV Record Cabrália, onde reforçou a importância da doação de órgãos e explanou sobre o tema. Ao longo deste mês muitas ações estão programadas. Um dos destaques é o plantio da árvore na entrada do Hospital de Base, no dia 15, às 10 horas.
As secretarias municipais de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), Andréa Castro, da Saúde, Lívia Mendes Aguiar, e a colaboradora do Hospital de Base Mariza Vita foram convidadas para participar do ato.
Também integram a programação visitas a algumas empresas parceiras de Itabuna e postos de saúde, onde serão realizadas palestras rápidas de conscientização e sensibilização acerca da doação para colaboradores e equipes assistenciais.
Silvana destacou que “a sensibilização é fator relevante no processo, uma vez que, a decisão pela doação contribuirá para a diminuição do número de pacientes que aguardam na fila de espera por um órgão”. No “Setembro Verde”, o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães sempre levanta a bandeira com ações educativas, a promoção de diálogo e esclarecimentos à população.
Busca ativa da Secretaria Municipal de Saúde vacinou 126 moradores na Vila de Mutuns
Em ação de busca ativa realizada no Distrito de Mutuns, na zona rural do município de Itabuna, na manhã desta sexta-feira, dia 2, a Secretaria Municipal de Saúde conseguiu imunizar 126 moradores da localidade, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos. Na oportunidade, foi feita a atualização do calendário vacinal das crianças e idosos, além da complementação do esquema de vacinação contra a Covid-19.
A iniciativa contou com a participação de profissionais e técnicos da Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde e agentes da própria Unidade Básica de Saúde local.
Segundo a coordenadora da Rede de Frio da Secretaria de Saúde, enfermeira Camila Brito, o resultado da ação foi muito significativo, tendo em vista que as obras de requalificação da Unidade Básica de Saúde de Mutuns implicaram a suspensão do atendimento presencial, o que poderia dificultar o acesso das pessoas às vacinas.
“Portanto, achamos por bem criar facilidades para assegurar o direito de todos de ter acesso às vacinas. Entendemos que a busca-ativa foi a melhor opção”, argumentou Camila. Ela externou ainda a preocupação da Secretaria Municipal de Saúde na ampliação da cobertura vacinal no município, principalmente entre as crianças de zero a quatro anos contra a Poliomielite e a Multivacinação.
“A baixa procura dos pais para a vacinação das crianças é uma realidade nacional que muito tem preocupado as autoridades sanitárias. Em Itabuna, isto também tem nos deixado em constante alerta, pois, num universo de 9.909 crianças que precisam ser imunizadas, apenas 30% estão com o calendário vacinal atualizado”, destaca a enfermeira. Camila diz ainda que no Brasil a vacinação atingiu apenas de 30% da população infantil.
“Por isso, lembramos aos pais, tutores e responsáveis que a vacina é um direito da criança assegurado pela Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Negligenciar ou impedir que as crianças sejam vacinadas é violar o direito fundamental delas, para que cresçam com saúde e segurança o que, consequentemente, implica no direito à vida”, finalizou Camila Brito.
Secretaria Municipal de Saúde desenvolve atividades do Setembro Amarelo
Desde quinta-feira, dia 1º, e até o final do mês, está sendo desenvolvida a campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Por isso, a coordenação de Saúde Mental do Departamento de Média e Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde está divulgando as atividades que serão executadas em Itabuna.
Um ciclo de quatro palestras será realizado nos dias 16, 19, 22 e 30, com o objetivo de capacitar os profissionais de saúde da Atenção Primária sobre a importância do acolhimento aos pacientes e da assistência em saúde mental na porta de entrada dos serviços de saúde.
Além disso, haverá rodas de conversa sobre assistência em saúde mental e fluxos de atendimento em Unidades de Saúde da Família do Módulo II, em parceria com a UniFTC.
E ainda, veiculação nas redes sociais e na mídia de material informativo sobre assistência à saúde mental no município, fluxo para atendimento, quais unidades procurar para atendimento, orientações de acolhimento por parte da rede de apoio.
AMBIENTE DIGITAL
Por meio do quadro “Saúde Responde” do Instagram da Secretaria Municipal de Saúde, profissionais médicos psiquiatras e psicólogos serão convidados às sextas-feiras. Eles abordarão a temática do Setembro Amarelo e responderão às principais dúvidas da população sobre o tema e sobre as respectivas especialidades no município.
Atualmente, a Prefeitura de Itabuna tem oferta em quatro unidades especializadas na assistência a pessoas com transtornos mentais. Em casos graves e persistentes, sintomas relacionados a perda de contato com a realidade, delírios, alucinações, isolamento social, alternância entre euforia e irritabilidade, ideação suicida ou outros, a orientação é que o paciente procure diretamente um CAPS específico, preferencialmente com familiar ou responsável.
Para os atendimentos a criança ou adolescente, a referência é CAPS Infantil, para adultos a partir de 18 anos, o CAPS II, em caso de sofrimento por uso abusivo ou dependência de álcool e/outras drogas, o CAPS Álcool e Drogas, e em caso de sinais e sintomas persistentes, com impacto relativo na funcionalidade do indivíduo, procurar o Ambulatório Psicossocial, com encaminhamento da Unidade Básica de Saúde.
Vale lembrar que para situações de urgência e emergência, como em casos de surto psicótico em que a pessoa oferece risco a outros ou a si mesmo, a orientação é acionar o SAMU-192 que conduzirá o paciente à unidade hospitalar onde será avaliada sua internação em leito psiquiátrico e posterior direcionamento à uma unidade CAPS.
REFERÊNCIAS
O CAPS Infantil funciona na Rua J, nº 247, Jardim Vitória. O CAPS Álcool e Drogas, na rua E, nº 111, Banco Raso. O CAPS II, na Rua G, nº 100, Jardim Alamar, enquanto o Ambulatório Psicossocial na Avenida Félix Mendonça, nº 556, Góis Calmon..
Prefeitura promove encontro com feirantes do São Caetano na segunda-feira
A Prefeitura de Itabuna, através das secretarias municipais de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) e de Segurança e Ordem Pública (SESOP) vai realizar um encontro com feirantes do São Caetano na segunda-feira, dia 5, às 10 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde na Avenida Firmino Alves, centro.
Na pauta, a apresentação do Plano de Ação para as obras de requalificação e ampliação da feira livre do bairro que serão iniciadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER). No encontro, também será aberto um espaço para que os feirantes apresentem sugestões relativas à melhoria do espaço público e quanto à mudança temporária.
O secretário municipal de Segurança e Ordem Pública, Humberto Mattos, reafirmou que os feirantes vão ser realocados provisoriamente para o antigo galpão da Kildare, na Avenida Manoel Chaves, em espaço coberto, seguro e que oferece conforto a feirantes e consumidores. “Vamos inclusive ouvir os feirantes e trabalhadores da feira sobre essa realocação, que é necessária. Na reunião será tratado o tempo de obra e o que pode ser removido”, destacou.
Ele informou ainda que na segunda-feira a equipe da empresa que presta serviços de construção à CONDER vai apresentar o projeto final de como vai ficar a feira do São Caetano, depois de sofrer enfrenta problemas de infraestrutura que comprometem a segurança das pessoas há mais de 40 anos.
“No mesmo dia, os técnicos vão inspecionar a feira livre e iniciar uma análise técnica para avaliar a possibilidade de retirada de algumas estruturas do local,” comentou o titular da SESOP, Humberto Mattos. No projeto, serão investidos mais de R$ 12 milhões na ampliação e requalificação da feira livre do São Caetano.
1º Festival Gastronômico Saberes e Sabores será realizado neste final de semana
A Secretaria de Turismo do Governo do Estado da Bahia (SETUR), com apoio da Prefeitura de Itabuna, Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) e Associação de Bares e Restaurantes de Itabuna (ABRIR), promove neste sábado e domingo, dias 3 e 4, o 1º Festival Gastronômico Saberes e Sabores Grapiúnas.
O circuito será realizado na Praça Rio Cachoeira, na Beira- Rio, próximo à Câmara de Vereadores, com atividades culturais e a comercialização de produtos da economia solidária da região sul da Bahia.
Com entrada gratuita, o Festival Gastronômico terá início neste sábado, dia 3, ao meio-dia, enquanto no domingo, dia 4, às 10 horas, com o objetivo de promover a cultura gastronômica da cidade, com pratos típicos e culinária com identidade cultural local. A primeira edição está recheada de atrações culturais com o cantor David Nascimento, Tyerre, Digo Martins e Teatro & Fantasia.
Os visitantes poderão percorrer todo circuito e apreciar as variedades dos cardápios, a exemplo do Rubens Bar, restaurante self-service que levará prato nordestino, X9 e pão de alho; a Lanchonete e Pastelaria Magnífico, com salgados deliciosos.
O Boteco Gaúcho, terá como prato principal o filé do boteco; Ise Japonês e Grelhados, com o Temaki de Prato; a Confeitaria Chocolatier, com sua variedade de tortas; o Restaurante do Gallo levará a apreciada rabada.
Também estará presentes o Araújos Bar e Restaurante, com Moqueca de Camarão; Espetinho do Kinho, destacando o baguete; Meu Bar, com a porção de charque com farofa d’água e banana; a Caranguejaria e Restaurante Vitão, apresentando catado de aratu; além da variedades do Drink´s Xaropes Amorim Bartender e Monster Burger.
Além dessa variedade de sabores, haverá a Feira de Economia Solidária do Centro Público de Economia Solidária (CESOL) Litoral Sul, vai oferecer ao público consumidor ítens como artesanato, alimentos e bebidas produzidos no Território entre licores, peças em costura, manualidades e alimentos como chocolates, geleias, nibs e melaço de cacau dentre outras opções disponíveis.
Tudo pronto para a rodada inaugural do Campeonato Interbairros de Futebol
A maior competição do futebol amador do interior da Bahia começa neste domingo, dia 4. Na primeira rodada, os jogos vão acontecer nos campos do Conjunto Habitacional Ceplac, no Estádio Luiz Viana Filho e nos campos de várzea dos bairros Pedro Jerônimo e São Pedro.
Desde 2020 que o Campeonato Interbairros não acontece em Itabuna por conta da pandemia do novo coronavírus. Neste ano, o evento retorna com 49 equipes que integram 24 grupos com mais de 1.000 atletas inscritos que vão levar o futebol amador a 14 campos de várzea e no Itabunão.
“Tapamos buracos e pintamos as traves. Queremos dar condições para os jogadores fazerem o melhor em campo”, disse o secretário municipal de Esporte e Lazer, José Alcântara Pellegrini, nesta sexta-feira. Ele afirmou que pela primeira vez, o Campeonato terá uma estrutura que vai dar mais conforto para os envolvidos no evento.
“Em todos os campos serão instalados toldos e banheiros químicos para os atletas, equipes de segurança e vendedores informais que vão comercializar comidas e bebidas” afirmou Alcântara Pellegrini. O secretário reitera que a competição vai propiciar incentivo ao mercado informal.
Alcântara ressaltou que o Interbairros é resultado de uma união de esforços entre as secretarias de Segurança e Ordem Pública, Infraestrutura e Urbanismo, Esportes e Lazer e da Saúde que, inclusive, vai disponibilizar ambulâncias. “Teremos ainda um contingente da Polícia Militar, com homens e viaturas e a Guarda Civil Municipal”, disse o secretário.
O Campeonato Interbairros de Futebol de Itabuna ocorreu pela primeira vez em 1993 e se consolidou como a festa do esporte e da integração entre as comunidades. “ É uma confraternização das famílias, com alegria e entretenimento”, comemora o titular da SEMEL.
A final da competição vai acontecer no dia 11 de dezembro no campo do esporte amador, que será inaugurado ainda este mês. “É o maior evento esportivo do sul da Bahia, por conta de sua realização em um só município”, reforça.
O momento é uma vitrine para a descoberta de novos talentos no futebol da cidade. “Daqui já saíram muitas revelações para clubes amadores e profissionais do país inteiro. Acredito que na rodada de abertura muitos olheiros vão observar a performance dos nossos atletas para quem sabe no futuro integrar equipes profissionais”, falou o secretário municipal de Esporte e Lazer, José Alcântara Pellegrini.
Boletim Covid-19
A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de
Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19. De acordo com os dados, Itabuna registra 3.525 pacientes curados, 3.550 confirmados, sendo 08 casos ativos; leitos em UTI ocupados 00; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 01; leitos clínicos disponíveis, 00; óbitos confirmados, 13, e óbitos descartados, 04.
Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19. De acordo com os dados, Itabuna registra 3.525 pacientes curados, 3.550 confirmados, sendo 08 casos ativos; leitos em UTI ocupados 00; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 01; leitos clínicos disponíveis, 00; óbitos confirmados, 13, e óbitos descartados, 04.
Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h.
Asvom/Prefeitura de Itabuna
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável