Prefeitura e FICC confirmam realização do Celebra Itabuna na próxima semana
Está programado para os dias 6 e 7, o Celebra Itabuna, que acontecerá na Avenida Mário Padre, em frente à Câmara de Vereadores. O primeiro dia, será aberto às 18h30min com apresentação de um grupo evangélico. No dia seguinte, em dois momentos, haverá evento com a comunidade de matriz africana, às 13 horas, enquanto às 17 horas, com representantes da Igreja Católica.
O Celebra Itabuna é um projeto da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), com o apoio da Prefeitura. Na manhã desta sexta-feira, foi confirmado pelo prefeito Augusto Castro (PSD), num encontro no Itabuna Palace Hotel, com representantes das comunidades de matriz africana. Outro evento idêntico, já foi realizado com outras lideranças religiosas.
O prefeito explicou que o Celebra Itabuna não visa apenas a apresentação de músicas religiosas, mas também o debate, a troca de sugestões e o apoio mútuo para a elaboração de um calendário oficial permanente de eventos, em que todos os segmentos, inclusive os religiosos possam participar igualmente atraindo visitantes e gerando movimentação turística, cultural e econômica.
“É importante ouvir o que vocês têm a dizer, pois, as sugestões que sejam apresentadas poderão ajudar a Administração pública a complementar o Plano de Governo para uma Itabuna melhor. A Prefeitura não tem condições de trabalhar sem que haja a participação efetiva de cada segmento”, reforçou Augusto.
O professor Ruy Póvoas, líder religioso do Terreiro Ylê Axé Ijexá, do Bairro Santa Inês, também ressaltou a importância do Celebra Itabuna. Ele elogiou o prefeito Augusto Castro pela iniciativa do projeto que apoia e abraça a diversidade religiosa no município. “É importante ouvirmos o que têm a dizer e o que queremos dizer também, pois, é conversando que a gente se entende”, frisou.
A ialorixá Desdêmona Dantas (Mãe Vanda), do Terreiro Ylê Axé Oyá Funké, do Bairro São Judas Tadeu, também destacou o projeto Celebra Itabuna, que segundo ela, permite a validação da luta, das tradições e ancestralidades do candomblé. “Itabuna e região têm uma história que destaca a importância de nossa cultura, que é importante inclusive, para o conhecimento das novas gerações”, opinou.
Outro representante da matriz africana, Gildo Soares (Pai Gildo), do Terreiro Ylê Axé Odoié, do Bairro São Roque, foi enfático ao dizer que o prefeito Augusto Castro dá a oportunidade aos terreiros de mostrar ao público um pouco da cultura africana e suas tradições fincadas em Itabuna.
Já o presidente da FICC, Aldo Rebouças, frisa que o Celebra Itabuna tem o objetivo de incentivar o respeito à tolerância e à liberdade de crença religiosa, além do fomento ao turismo.
“A partir desse momento, temos certeza que receberemos importantes sugestões que serão agregadas ao calendário oficial de eventos da cidade”, realçou. Ele lembra também que o evento integra a programação dos 112 anos de emancipação política de Itabuna, cujo Dia da Cidade transcorreu em 28 de Julho, mas acabou adiada.
Legendas: 1. Prefeito Augusto Castro e presidente da FICC, Aldo Rebouças. 2. Religiosos de matriz presentes. 4. Pai Gildo. 5. Professor Rui Póvoas (2° à dir.) é demais autoridades religiosas. Fotos: Pedro Augusto.
Secretaria de Promoção Social formou 60 profissionais na área de confeitaria no residencial Itabuna Park
Na manhã desta quinta-feira, dia 1º, a Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), certificou 60 novos profissionais que concluíram os cursos na área de alimentos realizados no conjunto residencial Itabuna Park. As aulas foram ministradas pelos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
A cerimônia de certificação contou com a presença de representantes da SEMPS, Caixa Econômica, SENAI e da sociedade Civil. Para a aluna Doraci Oliveira, a oportunidade foi enriquecedora e oportuna.
“Estou muito feliz com esse curso e grata a Prefeitura e a secretária Andrea Castro e a todos os envolvidos. Com esse curso, estamos formados aptos para o mercado de trabalho. Pretendo continuar investindo em conhecimento para crescer cada vez mais”, celebrou.
O mesmo sentimento de mudança foi compartilhado pelo jovem Wendril Victor de Oliveira Santos que participou das aulas. “Esse curso mudou a minha vida. Uma importante ação que vai me ajudar a desenvolver minha vida profissional, ter uma renda e uma ocupação”, destacou.
Os cursos de confeitaria, fabricação de pizzas e produção de salgados e folhados foram oferecidos gratuitamente, através do Programa Casa Verde e Amarela, sendo executados pela SEMPS, por meio da Divisão de Melhoria Habitacional do Departamento de Combate à Pobreza, depois da contratação do SENAI.
A síndica do residencial Itabuna Park, Luciana Pereira, também falou sobre a iniciativa como benéfica para os condôminos. “Vê essas famílias capacitadas e com a possibilidade de gerar a própria renda, me deixou extremamente feliz. Sou muito grata ao prefeito Augusto Castro, à secretária Andrea e aos professores. Foi uma ação que beneficiou a todos”, salientou.
“Sem dúvidas foi um momento muito emocionante, um compromisso da gestão para promover melhoria para a vida das pessoas, oportunizando condições de subsistência, de geração de renda e crescimento pessoal e profissional. São 60 novos profissionais capacitados e aptos para o mercado de trabalho”, declarou à secretária da SEMPS, Andrea Castro.
Centro Médico Pediátrico faz balanço positivo nos seis meses de atendimento
O Centro Médico Pediátrico de Itabuna (CEMEPI) deu um salto importante na área de pediatria no município. Em seis meses, desde sua inauguração março, foram 47.352 procedimentos. No Pronto-Socorro infantil, por exemplo, consultas e atendimentos para urgência e emergência totalizaram 14.351, já outros procedimentos médico-ambulatoriais, 33.001.
O CEMEPI é uma unidade com atendimento 24 horas integralmente pelo Sistema único de Saúde (SUS) por meio de convênio com a Prefeitura. Dentre os demais serviços oferecidos estão: serviços de imagem, a exemplo de radiologia e ultrassom, fisioterapia e um espaço anexo para a realização de exames laboratoriais, através do (SUS).
“Os números reforçam a importância de reabertura do CEMEPI, que desafogou o atendimento pediátrico do Hospital Manoel Novaes, além de significar o cumprimento da promessa do prefeito Augusto Castro. Muitas vidas foram salvas com a ‘porta aberta’ na pediatria da unidade”, afirmou a subsecretária municipal de Saúde, Lânia Peixoto.
Ela acrescentou que oferta dos serviços de saúde tem melhorado, assim como os equipamentos dos prestadores contratados pela Prefeitura. “Com a finalização do processo de Chamamento Público, mais serviços médicos-hospitalares serão prestados no segmento pediátrico, o que significa mais saúde para a população.
A unidade foi reinaugurada em março deste ano pelo prefeito Augusto Castro que cumpriu mais uma promessa de campanha, contando com uma emenda parlamentar no valor de R$ 600 mil do deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA).
“O equipamento CEMEPI foi bem-vindo para a pediatria de Itabuna e municípios pactuados. Foi um desafogo para o Hospital Manoel Novaes, até então única unidade hospitalar dedicada ao atendimento de crianças e adolescentes. Os números mostram que estamos tendo resultados, e muito satisfatório”, destaca o diretor da administração do CEMEPI, Nailton Sales.
Itabuna avança mais uma fase da Seletiva “Recicleiros Cidades”8
Com a finalidade de obter capacitação técnica para criar condições favoráveis ao desenvolvimento da coleta seletiva inclusiva e sustentável, Itabuna tem buscado apoio institucional junto a OSCIP e órgãos governamentais. O município ingressou na Academia Recicleiros do Gestor Público (ADGP) que auxilia equipes da Administração Municipal a estabelecerem em seus territórios condições favoráveis para implantação e desenvolvimento sustentável da coleta seletiva e reciclagem.
Construída em formato online, para que seja acessível a qualquer cidade do Brasil, a ARGP tem por objetivo compartilhar as experiências acumuladas ao longo dos anos por Recicleiros, trabalhando em parceria com cidades brasileiras para implantar programas de coleta seletiva economicamente viáveis, eficientes e sustentáveis.
Aos municípios inscritos no processo de seleção, será dada a oportunidade de sedimentar a política pública de coleta seletiva e de reciclagem com o apoio do programa Recicleiros Cidades, que busca municípios para o próximo ciclo de investimentos.
Para Dielson Mendes, da Secretaria Municipal de Planejamento, esta iniciativa é muito importante tanto para a cidade que já implantou a Coleta Seletiva, como também para aquelas cidades que ainda estão trabalhando para a implantação”, comentou Mendes, que é Mestre em Planejamento Ambiental. Vale ressaltar que o Instituto Recicleiros atua como ambiente integrador entre prefeituras, empresas e catadores, atendendo à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº
Projeto Estilo de Vida Ativo comemora Dia do Professor de Educação Física na Usemi
Participantes do projeto Estilo de Vida Ativo comemoraram com atividades no clube da União dos Servidores Municipais de Itabuna (USEMI) na manhã desta quinta-feira, dia 1º, o Dia do Professor de Educação Física, contando com a participação da supervisora do Departamento de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Jaimeire Pessoa.
A coordenadora do Módulo IV da Secretaria Municipal de Saúde, Fernanda Andrade, disse que as aulas são ministradas às terças e quintas-feiras, entre 9 e 10 horas, pelo professor de Educação Física, Marcus Aurélio Jesus Souza.
Já o educador físico informou que o Estilo de Vida Ativo é um projeto que tem como destinatárias pessoas hipertensas, idosas, diabéticas ou que tenham necessidades de atividades físicas por conta de problemas de saúde. Segundo ele, além de melhorar as condições físicas e mentais dos participantes, as aulas também estimulam as relações interpessoais, a socialização e a vida cotidiana.
Para integrar o projeto, as pessoas interessadas devem fazer sua inscrição na Usemi nos dias em que as atividades são realizadas apresentando RG, comprovante de endereço, cartões de Vacina e do SUS, sendo necessária passar pela avaliação física e, a depender dos resultados, pelos médicos das unidades que fazem parte do Módulo IV.
No procedimento de inscrição é utilizado o protocolo de avaliação física do Conselho Regional de Educação Física (CREF). Ao final, será mostrado se o paciente está apto, apto com restrição ou restrição, sendo que nos dois últimos casos é preciso ser encaminhado para ser atendido na unidade de saúde.
O projeto foi iniciado no antigo Centro Social Urbano (CSU) Elzo Pinho de Magalhães, em 2018. Atualmente, conta com 168 participantes cadastrados.
Legendas: 1 e 3. Coordenadora da Atenção Primária, Jaimeire Pessoa saúda os participantes do evento na Usemi. 2. Participantes do Projeto Estilo de Vida Ativo. Fotos:
Dia do Nutricionista no Hospital de Base contou com homenagens e ação educativa
Comemorado na quarta-feira, dia 31, o Dia do Nutricionista foi marcado para homenagear o profissional responsável por planejar programas de alimentação para as pessoas e preparar dietas específicas para ajudar a melhorar a qualidade de vida e saúde dos seus pacientes.
No Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde (FASI), além das homenagens voltadas para as nutricionistas da equipe, com direito a presente e bolo, a Coordenação de Nutrição também promoveu uma ação educativa na entradarefeitório.
A equipe de nutricionistas distribuiu panfletos com informações sobre os 10 passos para uma alimentação saudável e realizou um Quiz sobre mitos e verdades da boa alimentação. A ação despertou a curiosidade dos colaboradores do hospital. Ao final do Quiz, os participantes receberam uma barra de cereal como brinde.
O cardápio especial do almoço, foi totalmente saudável, desde o prato principal, até a sobremesa. “O objetivo foi despertar os profissionais da unidade hospitalar para um processo de reeducação alimentar e aquisição de hábitos saudáveis”, explicou a coordenadora de Nutrição do Hospital de Base, Maria Luiza Souza.
A coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Talita Ramos, destacou que “a nutrição do Hospital de Base é ativa e se preocupa em propor momentos lúdicos com proposta educativa, de forma a levar colaboradores e acompanhantes a refletir sobre práticas de uma alimentação saudável”.
Para a enfermeira Daniela Guimarães, coordenadora do Setor de Higienização, o serviço de Nutrição do Hospital de Base é excelente, sempre preocupado com a saúde dos pacientes, acompanhantes e funcionários. “Participei de uma dinâmica que envolveu orientações sobre o papel dos nutrientes no nosso organismo e fomos presenteadas com brinde bem nutritivo”, comentou.
Segundo Luiza Souza, campanhas no ambiente hospitalar como essa, visam levar mais informação a respeito do valor nutricional dos alimentos e estimular o seu consumo entre os colaboradores do Hospital de Base, promovendo a assimilação destes conceitos dentro do universo familiar.
“É preciso tirar da mente das pessoas que existem alimentos ‘vilões’ ou que fazem mal e criar um ambiente favorável para que os funcionários possam ter vidas saudáveis, a partir da adoção da alimentação saudável”, finalizou.
Boletim Covid-19
A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19. De acordo com os dados, Itabuna registra 3.526 pacientes curados, 3.548 confirmados, sendo 7 casos ativos; leitos em UTI ocupados 00; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 01; leitos clínicos disponíveis, 00; óbitos confirmados, 11, e óbitos descartados, 04.
Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h.
Ascom/Prefeitura de Itabuna
1º.09.2022
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável