Secretaria de Esporte e Lazer promoverá Aulão de Dança também no sábado
A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL) confirmou para hoje, dia 31, mais um Aulão de Dança Comunidade, como parte do Projeto Esporte Dance, aberto ao público em geral. As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira, entre as 17 e 18 horas, sendo que as segundas e quartas-feiras acontecem na sede da própria secretaria, na Rua Casemiro Rego, nº 42, no Bairro Conceição, proximidades da quadra poliesportiva da Praça Rio Cachoeira.
Às terças-feiras, o projeto atende a comunidade do CAIC Jorge Amado , no Bairro Jardim Primavera. Nas quintas acontece no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no Urbis IV.
Às sextas-feiras na Escola Municipal Genival Correia de Almeida, no Parque Boa Vista. A partir do dia 3 setembro, haverá uma edição especial com aula uma vez por mês, sempre aos sábados, aberta a pessoas de todas as idades, às 7 horas, na sede da SEMEL.
As aulas são ministradas pelo instrutor Wendell Santos, que promete ritmo, alegria e movimento “ao som de uma música agradável, para não deixar ninguém parado”, diz o professor, ao afirmar que este é o objetivo da dança. “Dançar, além de ser uma atividade física prazerosa, faz bem ao corpo e à mente, o que resulta na promoção da saúde e bem-estar do praticante”, acrescentou.
Wendell destacou ainda inúmeros benefícios da dança a começar pelo próprio movimento do corpo, com ritmos e harmonia que auxiliam na correção da postura, aumento da mobilidade das articulações, melhoria do controle cardiorrespiratório, aprimoramento da coordenação motora, favorecimento de uma respiração correta e ainda, ajuda na defesa do organismo. “A dança é tão saudável que consegue combater até a depressão e ainda favorecer a perda de calorias”, afirmou o professor.
O Projeto Esporte Dance foi lançado no ano passado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer é gratuito e atualmente conta com cerca de 80 alunos de ambos os sexos e de todas as idades que, segundo o professor, não perdem uma aula sequer. Por sua importância, está sendo incentivado pelo titular da SEMEL, José Alcântara Pellegrini, principalmente por envolver de crianças e adolescentes a idosos.
“A receptividade do projeto é tão visível que os alunos não apenas demonstram, mas também fazem questão de dizer o quanto a dança tem melhorado a qualidade de vida de cada um deles, o que nos motiva a continuar levando a proposta para a comunidade”, concluiu o instrutor.
Campanha de Vacinação Antirrábica já alcançou 20.625 animais domésticos
Um total de 20.625 animais já foram imunizados contra a raiva até terça-feira passada, dia 30, em Itabuna, pela Diretoria de Controle de Zoonoses (DCZ) da Secretaria Municipal de Saúde. Nesta quarta-feira cães e gatos dos bairros Pau Caído, Taverolândia, Emmanoel Leão e na comunidade Gogó da Ema, no Sarinha Alcântara, estão sendo percorridos pelos vacinadores.
A meta inicialmente prevista é de 21 mil animais vacinados, de acordo com a coordenadora da DCZ, Ellen Gleicer Lima dos Santos. Ela explicou que a raiva é causada pelo Lassyvirus e também pode ser transmitida ao homem.
O contágio ocorre por mordidas, arranhões ou lambedura de animais contaminados com o vírus. Entre os sintomas, estão alterações neurológicas e salivação excessiva. “Nossa orientação é que a pessoa mordida por um animal infectado procure atendimento médico imediato para os cuidados necessários”, alertou.
“Nesse ano, a adesão foi positiva, ao contrário do ano anterior, quando não conseguimos alcançar a meta”, disse Ellen Gleicer. Segundo ele, não há registro de casos de raiva há 14 anos em Itabuna, o que não diminui a importância da vacina. “É fundamental que todos os donos vacinem os animais”, enfatizou.
A dona de casa Edna Oliveira é moradora do Bairro Pau Caído e aproveitou a campanha para vacinar os três gatos da família. “Vacinei pela primeira vez. Agora, estou mais tranquila”, disse.
Já o autônomo Hugo Caíque Alves leva os dois gatos para se imunizar todos os anos e completou o esquema vacinal nesta quarta.
“Essa é a primeira vez que vacino meus animais. Para mim foi bom que os vacinadores vieram até o bairro no dia certo, já que eu sabia as datas de vacinação”, falou Hugo Alves.
Podem ser vacinados animais a partir dos três meses de vida. Os donos também têm a opção de levar os bichos à Divisão de Controle de Zoonoses se perderem a data de vacinação no seu bairro. “Vacinar os animais é proteger a família toda”, finalizou Ellen Gleicer.
Secretário Municipal da Educação participa de audiência com representantes do Núcleo da Justiça Restaurativa
O secretário municipal da Educação, professor Josué Brandão Júnior, participou no Fórum da Comarca de Itabuna de um encontro com representantes do Núcleo da Justiça Restaurativa na terça-feira, dia 30.
Durante a reunião, foram tratadas pautas importantes concernentes ao trabalho que vem sendo realizado pelo Núcleo da Justiça Restaurativa, bem como sobre a parceria com o governo municipal para fortalecer este trabalho, atendendo aos objetivos e ações desenvolvidas nas escolas da Rede Municipal de Ensino.
A Justiça Restaurativa é uma técnica de solução de conflitos e violência que se orienta pela criatividade e sensibilidade, a partir da escuta dos ofensores e das vítimas. Esse é o conceito institucional adotado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A sua prática apresenta iniciativas cada vez mais diversificadas e já tem muitos resultados positivos.
A gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) tem como um dos seus pilares o fortalecimento da Educação. Para tanto, tem firmado parcerias como esta, que são fundamentais para contornar as desigualdades sistêmicas da sociedade.
Estiveram presentes ao encontro, presidido pelo juiz Eros Cavalcanti, titular da 2ª Vara Criminal e Coordenador do Núcleo da Justiça Restaurativa de Itabuna; Ricardo Borges de Santana, facilitador e supervisor do NJR; Elesandra Arcanja dos Santos, Lucrécia Coelho Lima, Leonardo Freitas Teles Lopes e Nilzana Rosa da Silva, facilitadores do Núcleo.
Emasa e Prefeitura atuam em parceria no Programa de Reestruturação da Cidade
A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) trabalha em parceria com a Prefeitura de Itabuna no Programa de Reestruturação da Cidade que está pavimentando diversas ruas e avenidas com concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ). Foi estabelecido uma programação com as datas e vias que serão pavimentadas para que a Emasa, após vistoria técnica, faça o reparo de algum tipo de vazamento de água ou extravasamento de esgoto.
Na Rua João Timóteo, no Bairro Castália, que começou a receber novo pavimento na segunda-feira, dia 29, a concessionária de água e esgoto executou reparos para correção de vazamentos. “Havia dois vazamentos nessa rua, um domiciliar de fácil solução, e outro um pouco mais complexo, que foi a substituição de uma redução de 300 para 250 milímetros na rede adutora principal”, explicou o gerente de Distribuição de Água, Moisés Ferreira.
Além do trabalho de varredura realizado pela equipe da Gerência Técnica da Emasa, para localizar e eliminar os vazamentos, a Gerência de Saneamento também realiza um pente fino nas redes de esgotamento sanitário, para que as turmas de pavimentação das vias tenham o trabalho facilitado sem quaisquer embaraços na execução de melhorias na malha viária urbana.
Secretaria de Promoção Social entrega certificado de cursos profissionalizantes a alunos do residencial Itabuna Park
Nesta quinta-feira, dia 1º, a partir das 9 horas, a Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), promove a solenidade de entrega de certificados para os alunos do conjunto residencial Itabuna Park que concluíram os cursos profissionalizantes da área de alimentos.
Oferecidos gratuitamente, através do Programa Casa Verde e Amarela, os cursos estão sendo executados pela SEMPS, por meio da Divisão de Melhoria Habitacional do Departamento de Combate à Pobreza, depois da contratação do SENAI.
Serão entregues 60 certificados para alunos concluintes dos cursos de confeitaria, fabricação de pizzas e produção de salgados e folhados do Residencial Itabuna Park. Este ciclo teve a duração de dois meses, com aulas nos turnos matutino, vespertino e noturno. Os cursos fazem parte do Plano de Desenvolvimento Socioterritorial, atendendo ao eixo de Desenvolvimento socioeconômico.
“Estamos concluindo os cursos ofertados no Itabuna Park com a certeza que esses alunos ganharam as condições de ingressar imediatamente no mercado de trabalho. Aqueles que desejarem podem, inclusive, iniciar seu próprio negócio e, consequentemente, melhorarem sua condição de vida, gerando a sua própria renda”, celebrou à secretária da SEMPS, Andrea Castro.
Boletim Covid-19
A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de
Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19. De acordo com os dados, Itabuna registra 3.480 pacientes curados, 3.501 confirmados, sendo 06 casos ativos; leitos em UTI ocupados 00; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 01; leitos clínicos disponíveis, 00; óbitos confirmados, 11, e óbitos descartados, 04.
Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19. De acordo com os dados, Itabuna registra 3.480 pacientes curados, 3.501 confirmados, sendo 06 casos ativos; leitos em UTI ocupados 00; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 01; leitos clínicos disponíveis, 00; óbitos confirmados, 11, e óbitos descartados, 04.
Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h.
Ascom/Prefeitura de Itabuna
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável