quinta-feira, 26 de maio de 2022

ITABUNA EM FOCO:

 Representantes da Prefeitura participam de encontro com avaliadores do MEC na FASA


Representantes da Comissão Nacional de Avaliação dos Cursos de Medicina do Ministério da Educação (MEC) visitaram a Faculdade Santo Agostinho de Itabuna  (FASA) nesta quinta-feira, dia 26, para avaliação do curso de graduação da unidade. No evento, os secretários municipais de Saúde, Educação e Gestão e Inovação representaram a gestão do prefeito Augusto Castro (PSD). 

A visita tem o objetivo de realizar o monitoramento do curso de Medicina vinculado ao Programa Mais Médicos. Os secretários municipais Lívia Mendes Aguiar (Saúde), Moisés  Figueiredo de Carvalho (Gestão e Inovação) e Josué Brandão Júnior (Educação) tiveram a responsabilidade de relatar as ações de contrapartida da FASA no município. O MEC avalia também como anda a integração ensino-serviço e se a faculdade atende aos requisitos legais para atuação na cidade. 

Por meio do convênio com a FASA Itabuna junto a gestão já foram realizadas inúmeras ações para melhoria na qualidade da saúde pública enquanto contrapartida, a exemplo da requalificação e aquisição de equipamentos para as unidades de saúde, implantação da sala de simulação realística no SAMU-192, dentre demais avanços. 

Outro grande feito nesta gestão, foi a implantação do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES), que tem por objetivo garantir a representação do acesso das instituições de ensino - a exemplo da FASA - a todos os estabelecimentos de saúde, o que tem favorecido por exemplo, a inserção de alunos nas unidades, atuando e ajudando as equipes, como também, contribuindo no processo de aprendizagem prática.

Estiveram presentes representando o MEC, os avaliadores doutora Maria Cristina Subtil e  Ademir Garcia Reberti. Representando a gestão a Prefeitura de Itabuna, além dos secretários, a subsecretária municipal de Saúde, Lânia Peixoto.

Além destes, as diretoras dos departamentos de Média e Alta Complexidade (MAC) e Atenção Primária (DAP), Roberta Fulgêncio e Alessandra Lopes, respectivamente, e as coordenadoras da urgência e emergência, do COAPES, e do NEP, Rafaela Caldas, Tatiane Reis e Luciana Brito. FASA Itabuna, representada pelo diretor-geral Dr. Luciano Tourinho, a coordenadora do curso de medicina, Dra. Mércia Margotto, dentre demais.

Nova Califórnia recebe hoje e amanhã Mutirão de Combate ao Aedes aegypti

O bairro Nova Califórnia recebeu nesta quinta-feira, dia 26, o Mutirão de Combate ao Aedes aegypti executado pela Prefeitura de Itabuna por meio de uma força-tarefa que conta com o envolvimento de várias secretarias municipais. A iniciativa é encabeçada pela Secretaria Municipal de Saúde. Nesta sexta-feira, também entre as 8 e 13 horas, a ação continua.

Conta com o apoio das secretarias de Infraestrutura e Urbanismo, por meio do Departamento de Limpeza Pública, e Transportes e Trânsito (SETTRAN) e Segurança  e Ordem Pública (SESOP), através da Guarda Civil Municipal. Hoje, primeiro dia no bairro, ações educativas e de conscientização, além de prevenção e tratamento foram realizadas pelos agentes de combate às endemias e os agentes comunitários de saúde.

Além disso, houve a limpeza de ruas e terrenos com a remoção de lixo e entulhos por meio da operação bota-fora. Os moradores também são orientados a retirar todo tipo de entulho dos quintais para que a equipe da limpeza pública da Prefeitura faça a destinação adequada para o aterro sanitário.

A coordenadora da Divisão de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimar Santos Ribeiro, frisa que até agora o trabalho tem sido intenso. “Encontramos muitos focos do Aedes aegypti. A população precisa ter consciência de que ela é muito importante nesse processo. Se todos colaborarem com a limpeza de suas casas, com a ação da Prefeitura vamos acabar com a proliferação do mosquito”, afirmou.

O diretor de Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini, informa que somente no Nova Califórnia, as equipes deixaram cinco pontos viciados de entulhos limpos. “Vamos intensificar a fiscalização para que a população não volte a descartar lixo e entulho em locais inapropriados”, comentou.

O mais recente boletim divulgado pelo Departamento de Vigilância em Saúde aponta que  de Itabuna  tem 2.123 notificações, sendo 1.200 casos de dengue, 133 de chikungunya e 17 de zika. 

Em paralelo ao Mutirão de Combate ao Aedes aegypti, carros fumacê disponibilizados pela Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB) estão circulando pelos bairros com maior incidência de notificações de arboviroses e de infestação predial.

MOÇÃO DE PESAR

É com tristeza que recebo a notícia do falecimento do jovem empresário itabunenses Patrick Souza Cardoso, vítima de acidente automobilístico na rodovia BR-101, no Km 613, próximo a São João do Paraíso, distrito de Mascote, na manhã de hoje, dia 26. Proprietário da Hamburgueria Elshadai, Patrick viajava para Porto Seguro, onde possui uma pizzaria. Seu falecimento causa imensa comoção em Itabuna.

Peço a Deus que em sua bondade e misericórdia, o receba em luz e conforte os corações de familiares e amigos nesse momento de perda e dor.

Augusto Castro
Prefeito

Secretários municipais vistoriam campos amadores visando Interbairros

Quatro campos de várzea de um total de 15 que vão sediar jogos do Campeonato Interbairros de Futebol  2022 foram vistoriados nesta quinta-feira, dia (26, pelos secretários municipais de Esporte e Lazer, Maico  Franco, Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr, e de Relações Institucionais e Comunicação, José Alcântara. A competição está prevista para começar no final de julho. 

As visitas foram acompanhadas também pelo superintendente de Serviços Públicos, Sousa Lino, que reafirmou o compromisso da gestão do prefeito Augusto Castro na melhoria dos campos para o Interbairros, pelo professor Paulo Roberto Rezende, Paulão, e pelo coordenador do Campeonato Interbairros de Futebol, Gabriel Silva. 

No São Pedro, as melhorias serão realizadas em todo o entorno do campo. Para o secretário de Esporte e Lazer, a vistoria de hoje aumenta a expectativa para o início do Campeonato Interbairros. “É a maior competição do esporte amador da Bahia pelo número de equipes participantes. Por isso,  viemos acompanhado do titular da Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr, para traçar o que será feito”, disse Maico Franco. 

O coordenador do Campeonato Interbairros de Futebol 2022, Gabriel Silva disse que, além  da melhoria, está prevista mais estrutura nos campos amadores para torcedores, equipes de apoio e vendedores ambulantes durante os jogos que são sempre realizados nas manhãs de domingo ou feriados. 

“Nossa preocupação também é com uma logística que dê mais conforto aos atletas, a Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e à imprensa esportiva, com a instalação de toldos e banheiros químicos. Não podemos esquecer que o Campeonato Interbairros vai além do futebol, pois movimenta o mercado informal e valoriza as comunidades participantes ou não”, afirmou 

EXPECTATIVA

Para quem pratica o futebol,  como dirigentes, técnicos e atletas, a requalificação dos campos de várzea será  mais um incentivo. “ É um Campeonato de muito entretenimento e que une a população, além de o futebol ser fundamental na educação”, disse Wilson Ferreira, morador do Conjunto Habitacional Ceplac. 

Já no São Pedro, o ex-jogador de futebol profissional Manoel Ferreira dos Santos, o Miel, lembrou da relevância do campo do bairro para os atletas. “Alan Bahia, eu mesmo e outros jogadores começamos nossas carreiras no mundo da bola aqui. Atualmente, trabalhamos para inserir as crianças no esporte”, disse.
 
“ Aqui é nossa segunda casa onde fazemos um trabalho com os jogadores iniciantes para que chegue longe, em clubes médios e grandes. Por isso, dependemos muito da Secretaria de Esporte” , afirmou o professor da Escola de Base do São Pedro, Rilmadson Santos.

CAMPO AMADOR
Durante a visita ao Campo do Futebol Amador, no Jardim Primavera, o secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr, reiterou o empenho da Prefeitura e do Governo do Estado nas obras de requalificação que estão em andamento. “Entramos aqui com a terraplanagem, drenagem e limpeza. Nosso trabalho já foi concluído, agora vamos aguardar a vistoria da Sudesb”, afirmou.

Segundo o secretário Alcântara Pellegrini o titular da SIURB, Almir Melo Jr, vai levar ao Governo da Bahia a proposta para a construção de um estacionamento no Campo do Futebol Amador, vizinho ao CAIC Jorge Amado. 

“Todos nós sabemos quão importante é este equipamento para a prática do futebol e mais ainda para o Campeonato Interbairros, competição que  já se aproxima”, completou o superintendente Sousa Lino. Ele disse ainda que o campo do Conjunto Habitacional Ceplac vai ganhar campo de areia que 
onde será aplicado rolo compactador para melhorar a infraestrutura para os jogos.

Prefeitura  conclui manutenção no guarda-corpo da Ponte Francisco Lacerda

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, está concluindo os serviços de troca e manutenção do guarda-corpo da Ponte Francisco Lacerda, que liga o Centro São Caetano. Segundo o secretário Almir Melo Jr, a ação foi necessária depois dos danos causados pelas enchentes do Rio Cachoeira no final de dezembro passado.

“Fizemos todo o guarda-corpo para restaurar a segurança da população e vamos concluir a pavimentação asfáltica da ponte e do entorno do Jardim do Ó até sábado”, acrescentou Almir Jr. Além da substituição de algumas peças do guarda-corpo, toda estrutura também está sendo pintada para maior conservação. 

O secretário explicou que o guarda-corpo é de metal e acabou danificado durante a operação de remoção de grandes volumes de baronesas que se acumulavam à jusante pela força das águas do rio, o que poderia comprometer toda a estrutura. “Mas, está tudo em perfeito estado”, resumiu.  

O superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho ,ressalta que os serviços de manutenção das pontes sobre o Rio Cachoeira, no centro da cidade, teve início pela Ponte Miguel Calmon que liga o centro ao Bairro Góes Calmon, cujo guarda-corpo também passou por manutenção e recebeu nova pintura”, afirmou.

A liberação do tráfego de veículos pesados sobre a ponte,  popularmente conhecida como Marabá, ainda depende de avaliações técnicas pelos danos causados pelas cheias. “Esperamos brevemente concluir os estudos”, disse Sousa Lino.

BUEIROS

Na tarde de ontem, dia 25,  foi finalizada a instalação de tamponamento de bueiros, cujas tampas de ferro haviam sido furtadas por vândalos, o que está sob investigação, principalmente ferros-velhos. 

A  Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo recolocou  tampas seis bueiros, entre as ruas Duque de Caxias e Santo André, no Bairro Conceição, atendendo aos moradores.


Prefeitura nicia ações de revitalização de um dos acessos a Ferradas

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo  (SIURB) iniciou ações para a revitalização de um dos acessos ao Bairro de Ferradas, na zona oeste de Itabuna. Nesta semana, uma equipe da Prefeitura, com o suporte de máquina motoniveladora e caçambas realizaram o patrolamento, nivelamento e compactação da Uruba, com  a aplicação de cascalho.

Segundo o superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho, o trabalho visa minimizar os problemas causados ao tráfego dos ônibus do sistema de transporte coletivo e das pessoas que utilizam aquela via, que ficou um longo período sem manutenção, situação agravada pelas chuvas. 

“Inicialmente, em caráter emergencial, estamos fazendo este serviço de manutenção para, posteriormente,  viabilizar a requalificação asfáltica deste perímetro que é um importante acesso aos bairros de Ferradas e Nova Ferradas.Por determinação do prefeito  Augusto Castro estamos acelerando estes serviços aproveitando o curto período de estiagem”, afirmou Sousa Lino.

Ele disse ainda que a ação da Prefeitura também atende a um pedido de providência encaminhado à Prefeitura pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Erasmo Ávila. Sousa destaca que as ações da operação tapa-buracos e de recuperação asfáltica da malha viária estão tendo continuidade em diversos bairros e na área central da cidade, principalmente nos corredores de tráfego.

Boletim Covid-19 

Depois de uma semana sem acesso ao e-SUS, depois do segundo ataque hacker aos sistemas do Ministério da Saúde, a Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19. Com dados referentes aos últimos sete dias, Itabuna registra 00 paciente curado, 00 confirmados, sendo 01 caso ativo; leitos em UTI ocupados 01; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 00; leitos clínicos disponíveis, 08; óbitos confirmados 00 e 00 óbitos descartados, 00.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 horas. 

Ascom/Prefeitura de Itabuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Agua do Mar em Potável

  São Paulo ganha a primeira usina de dessalinização do estado para transformar água do mar em água potável Nova usina de dessalinização sit...