terça-feira, 24 de maio de 2022

ITABUNA EM FOCO:



Combate a dengue chega aos bairros São Caetano e Nova Califórnia

Nesta quarta-feira, dia 24, entre as 8 e 13 horas, prossegue no Bairro São Caetano a visita dos agentes de combate às endemias desenvolvida pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.  As equipes da força-tarefa executam ações do Mutirão contra o Mosquito Aedes aegypti, principal vetor das arboviroses - dengue, zika vírus e chikungunya.

O último Boletim divulgado pelo Departamento de Vigilância em Saúde aponta que os casos de arboviroses cresceram. Atualmente, são 2.123 notificações, sendo 1.200 casos de dengue, 133 de chikungunya e 17 de zika confirmados.

Os mutirões começaram no dia 17 deste mês para  reduzir o índice de infestação predial  na  cidade, atualmente de 5,6%. Os primeiros bairros visitados foram o Novo  Horizonte, Santo Antônio e  Pontalzinho, onde a presença das larvas do mosquito alcançaram maiores percentuais.

Nesta quinta e sexta-feira  ação dos agentes de combate às endemias, comunitários de saúde e  da limpeza pública vai acontecer no Nova Califórnia. Em todos locais onde tem sido realizado, a orientação das secretarias municipais de Saúde e de Infraestrutura e Urbanismo é que os moradores promovam o bota-fora – ação pela qual removem lixo e entulhos dos quintais de casa e terrenos baldios para serem recolhidos pela Prefeitura.

De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, o  trabalho é interinstitucional, pois envolve diversos departamentos das secretarias. Além da Infraestrutura e Urbanismo, que auxilia na coleta de recipientes que são descartados, também há participação da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP) e de Transportes e Trânsito (SETTRAN). 

Ela informou que equipes  de agentes comunitários de saúde fazem o rastreamento em cada bairro  para saber se há alguém com sintomas de uma das arboviroses. Já a Vigilância Sanitária está visitando os estabelecimentos comerciais para reforçar a importância da  lavagem dos reservatórios de água.

O diretor do Departamento de  Limpeza Pública da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, Lázaro Alcântara Pellegrini, afirmou que até hoje, dia 24,) já haviam sido recolhidas entre 60 a 70 toneladas de resíduos  por dia, o que inclui latas, garrafas e garrafas PET e  até vasos sanitários. 

“No dia a dia seguimos também  com a limpeza dos terrenos baldios e  orientamos a população sobre os riscos de focos do mosquito e até notificamos alguns donos de terrenos  com  larvas do mosquito. É preciso que haja cooperação, inclusive com o fechamento e vedação de caixas d’ água e outros reservatórios, já que os focos estão dentro das casas”, afirma Pellegrini.

Ciclo de Capacitação para elaboração de Projetos Culturais reúne cerca de 50 pessoas

Agentes culturais de Itabuna participam de uma Oficina voltada para elaboração de projetos culturais nesta terça e quarta-feira, dias 24 e 25, no auditório da Associação Comercial e Empresarial. O treinamento, que tem a finalidade de capacitar os agentes para a disputa de editais, bem como para captação de recursos e prestação de contas, está sendo promovido pelo Escritório Bahia Criativa da Secretaria Estadual de Cultura em parceria com a Prefeitura de Itabuna.

Ao todo, são dois módulos: “Elaboração de Projetos Culturais” e “Prestação de Contas” segundo a chefe de Planejamento de Projetos da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Bruna Setenta. Ela acredita que por conta da tendência da adoção do sistema de editais para o fomento à cultura, cada vez mais os agentes culturais precisam ter acesso a essas ferramentas de trabalho.

“Itabuna é uma cidade muito rica no que se refere à presença de agentes culturais. Enquanto Administração municipal, precisamos dar voz e vez a essas pessoas, oportunizando momentos como este que atende a uma demanda do Conselho Municipal de Políticas Culturais”, comenta Setenta.

A coordenadora do Escritório Bahia Criativa, Tais Viscard, reforça que a proposta é ensinar técnicas para elaboração de projetos culturais. “No primeiro módulo, ensinamos o passo a passo e a partir dele captar recursos públicos. Já no segundo módulo, orientamos sobre a prestação de contas porque muitas vezes muitos conseguem captar recursos, mas têm dificuldades em prestar contas. Essas duas áreas se complementam”, esclarece.

O treinamento conta com a presença de representantes de vários segmentos:  artes, literatura, música, teatro e dança. O escritor Maurício Campos Júnior participou acompanhado da esposa Allana Campos. 

Pessoa com deficiência, ele trabalha há 15 anos mostrando ao mundo o seu exemplo de vida,  por meio de palestras. Para escrever, ele usa os pés  e foi desta forma que escreveu o livro “Junoca – O Cadeirante Fora da Cadeira”, recentemente lançado em Itabuna.

NOTA

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Atenção Primária, esclarece que a USF Nilton Ramos de Almeida, localizada no bairro Mangabinha, já está com toda sua estrutura externa e interna concluída e estava com previsão de entrega à comunidade nesta semana. 

Entretanto, por conta de um vazamento, a entrega da USF foi adiada. A EMASA já foi acionada e está verificando onde se encontra a origem do problema para resolução o mais breve possível. 

Resolvido o vazamento, anunciaremos nos próximos dias a data de entrega do posto da Mangabinha. A unidade foi totalmente reestruturada após a enchente para que a comunidade seja assistida com todo zelo e dignidade que vêm sendo empregados na saúde pela atual gestão. 

Itabuna, 24 de maio de 2022

Secretaria Municipal de Saúde 


Prefeitura pede que população aguarde fim das obras para usar quadra poliesportiva  do Banco Raso


Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), e a Metro Engenharia orientam os desportistas para que aguardem o fim das obras da quadra poliesportiva do Bairro Banco Raso. Além disso, o secretário  Maico Franco pediu que o equipamento esportivo que passa por reformas não seja utilizado para evitar problemas e eventuais acidentes.

O titular da Secretaria de Esportes informa que a obra está em fase bastante adiantada, já tendo sido concluído o contrapiso e a pintura de parte da arquibancada. Mas, ainda não é possível o uso para não danificar o que já foi executado em prejuízo do projeto de requalificação tocado pela construtora contratada pela Prefeitura por meio de licitação.  

Ele disse ainda que com as obras a quadra  passará a ser poliesportiva, permitindo a prática de outras modalidades, e ganhará tudo novo, desde piso, alambrado, iluminação e até arquibancadas. Informou ainda que antes o  espaço era usado apenas para futsal. “A partir da conclusão dos serviços de requalificação, passa também a ser aberto a práticas de basquete, handebol e vôlei”, acrescentou.

“Mas antes, é preciso mais um pouco de paciência para que tudo fique pronto e esteja à altura do que o desportista merece”, reforça o secretário. Ele já anuncia que a entrega do equipamento  à comunidade deverá ser feita em aproximadamente duas semanas.  

Maico Franco lembra que a Prefeitura realiza obras de recuperação em outros equipamentos esportivos da cidade, a exemplo da areninha na cabeceira da Ponte Lacerda, no Berilo, e  na antiga feira do Bairro Conceição, que estão sendo executadas em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE).

Ele ressalta a importância da prática de esportes ao destacar que há benefícios para o público de todas as idades, a exemplo da promoção à saúde, além de contribuir com a boa formação física e psíquica.  

“A prática do esporte melhora o ânimo e dá mais disposição, por causa da liberação de hormônios indispensáveis ao organismo. E, ainda, ajuda a pessoa na parte estética, com a troca da gordura corporal por massa magra”, finaliza o secretário de Esporte e 

Representantes da Prefeitura visitam Agrícola Conduru visando projetos para Mutuns 

Para conhecer as instalações e propor desenvolvimento de parceria para o crescimento da Vila de Mutuns, na área norte do município de Itabuna, o secretário municipal de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, José Raimundo Araújo, foi recebido ontem, dia 23, na Agrícola Conduru, pelo gestor da agrícola, Guto Paraíso, que mostrou as modernas instalações e seus projetos inovadores. 

O secretário esteve acompanhado do assessor especial Afonso Dantas e do supervisor da Secretaria de Planejamento, (SEPLAN) Rosivaldo Pinheiro. O titular da SICER e a equipe conversaram sobre a possibilidade de parceria entre a Agrícola Conduru e a Prefeitura de Itabuna e sobre projetos para o desenvolvimento da Vila de Mutuns, como um vetor de crescimento sustentável da cidade e da região. 

Em visita técnica ao equipamento, o diretor da fábrica de chocolates Dengo, Estevan Sartorelli, conversou com a equipe da Prefeitura sobre possíveis investimentos. A equipe revelou que uma das principais plataformas da gestão do prefeito de Itabuna, Augusto Castro  (PSD) é a atração de empresas para geração de emprego e renda no município.
 
O projeto para o desenvolvimento da Vila de Mutuns contará ainda com a participação de outros órgãos da Administração Municipal, como a Secretaria Municipal da Educação, a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) e a Fundação Marimbeta – Sítios da Integração da Criança e do Adolescente.

Secretaria Municipal de Saúde retoma cadastramento de famílias da área rural 

A Prefeitura de Itabuna retomou as ações de recadastramento das famílias que vivem nas áreas rurais do município. Esta ação está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com diversos setores da Administração municipal com o objetivo de facilitar a estas famílias o acesso aos programas das Unidades Básicas e de Saúde da Família.

Nesta segunda-feira, dia 23, a gerente do Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACs), enfermeira Margarida Amorim, se reuniu com a presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Ribeirão Seco, Alda Santos Miranda. Na oportunidade foram discutidos detalhes da visita que os agentes comunitários de saúde farão na próxima semana para o cadastramento dos moradores da localidade.

“Estamos dando sequência a esta mobilização até alcançarmos as famílias das 14 associações de pequenos produtores rurais que ainda necessitam do cadastramento. Já fizemos na Roça do Povo, Mutuns, Itamaracá e Horteiros”, informa Margarida Amorim. 

Ela faz questão de ressaltar que esta é a primeira vez na história da administração municipal que as famílias da zona rural estão recebendo uma atenção neste sentido.

“Estamos trabalhando para cadastrar 100% dessas famílias, que deixarão de enfrentar dificuldades para atendimentos simples como acesso a exames e consultas. A proposta é que eles sejam atendidos nas unidades geograficamente de referência”,  encerra.

Boletim Covid-19 


Depois de uma semana sem acesso ao e-SUS, depois do segundo ataque hacker aos sistemas do Ministério da Saúde, a Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou Boletim do Covid-19. Com dados referentes aos últimos sete dias, Itabuna registra 00 paciente curado, 02 confirmados, sendo 02 casos ativos; leitos em UTI ocupados 01; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 00; leitos clínicos disponíveis, 08; óbitos confirmados 00 e 00 óbitos descartados, 00.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. Em ambientes abertos, liberado uso de máscaras. Já em locais fechados use máscara.
Ascom/Prefeitura de Itabuna


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...