Secretaria de Promoção Social apresenta balanço parcial de arrecadação de oito toneladas de donativos para vítimas das enchentes em Itabuna
Secretaria de Promoção Social contabiliza oito toneladas de alimentos doadas |
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), continua recebendo, no QG instalado no Grapiúna Tênis Clube, doações para as famílias desabrigadas em decorrência da cheia do Rio Cachoeira e das fortes chuvas que devastaram a cidade. Até o momento já foram recebidos e repassados para a população um total aproximado de oito toneladas de alimentos que foram transformados em cestas básicas.
Além disso, a Semps recebeu um total de 20 mil peças íntimas, mil caixas de produtos de limpeza (sabão em pedra, desinfetante, água sanitária e detergente). Também já foram doados 50 fardos de águas, 778 colchões, 43 pacotes de fraldas, toalhas, lençóis, roupas e calçados. As doações foram feitas pela população, instituições religiosas, órgãos públicos e também por empresas parceiras do município.
“Em meio a essa catástrofe, sem precedentes, que assolou o nosso município, vimos também surgir uma onda de solidariedade que também nunca fora vista em nossa região, e isso, fez com que a gente pudesse acolher e assistir as famílias desabrigadas e desalojadas. Estamos muito agradecidos por cada doação que chegou ao QG”, declarou a secretária titular da Semps, Andrea Castro.
As doações podem ser entregues no QG instalado no Grapiúna Tênis Clube, na Avenida Juca Leão, 315, centro (próximo ao SAF).
Secretaria Municipal de Saúde amplia atendimentos em Itabuna com mais dois gripários
Anexo do Cemepi na Avenida das Nações Unidas - Foto Stefany Batista. |
Em decorrência do surto epidêmico de sintomas gripais em Itabuna e em todo o estado, as unidades de saúde se encontram lotadas para atendimentos de sintomas da gripe no município. Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde implantará mais dois gripários até o fim desta semana, sendo um adulto e outro pediátrico, os quais darão suporte às unidades com acolhimento das 7 às 19 horas.
A partir de amanhã, dia 4, o Gripário Pediátrico iniciará os atendimentos a crianças com síndromes gripais e dará assistência ao Hospital Manoel Novaes. A unidade está localizada no anexo do Centro Médico Pediátrico de Itabuna (CEMEPI) em frente à unidade principal do próprio CEMEPI, na Avenida das Nações Unidas.
Já o Gripário Adulto, a estrutura estáem processo final de adaptação e funcionará no ambulatório do Hospital São Lucas. Os atendimentos aos pacientes devem começar até o final desta semana.
A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, explica que essa é uma medida adotada para dar suporte às unidades que estão com alto fluxo de atendimento e internação. “Na semana passada, em um único dia, a UPA-24 Horas, no Monte Cristo, realizou 400 atendimentos de sintomas gripais e atingiu 21 internamentos. Precisamos que as pessoas se cuidem e evitem aglomerações. Por isso, adotamos algumas medidas para atender a essa alta demanda”, disse.
TELEMEDICINA
Saguão da Câmara de Vereadores |
Por meio do número de WhatsApp da “Eu Saúde” operadora mais (31) 99674-7263 o paciente entrará em contato e responderá perguntas do prontuário eletrônico para realização de triagem. No próprio bate-papo do aplicativo, ele será atendido por um enfermeiro que avaliará a necessidade de encaminhamento para uma unidade e/ou especialista.
TESTAGENS
A partir de amanhã, serão realizadas testagens contra o Covid-19 em ponto fixo. A ação acontece também em virtude do aumento crescente do fluxo de atendimentos de sintomas gripais nas unidades. As testagens serão realizadas na terça e quinta-feira, das 8 às 15 h no térreo do Espaço Cultural Professor Josué Brandão, onde funciona a Câmara Municipal de Vereadores.
A orientação é que as pessoas que estiverem com sintomas gripais, procurem realizar as testagens no ponto fixo para que haja melhora no fluxo das unidades como a UPA 24 Horas que se encontra em lotação.
Prefeitura recupera pontilhão de acesso a Vila de Itamaracá
Recupera pontilhão de acesso à Vila de Itamaracá - Foto Alex de Souza. |
As cabeceiras da ponte que liga o Bairro de Ferradas a Vila de Itamaracá, na zona sudoeste da cidade, foram recuperadas pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, atendendo à determinação do prefeito Augusto Castro (PSD). Além disso, uma equipe de engenheiros civis, arquitetos e urbanistas farão uma inspeção no pontilhão nesta terça-feira, dia 4.
Os profissionais estarão acompanhados do secretário Almir Melo Jr, que lidera a equipe encarregada do levantamento dos danos causados à infraestrutura da cidade pelo prefeito de Itabuna. “Com o encascalhamento, está se dando acesso ao pontilhão pelos moradores. Mas, o tráfego de veículos e dos ônibus do transporte público fica condicionado à vistoria técnica”, afirma o superintendente Sousa Lino.
Além de recolher cerca de 1.480 caçambas de entulhos em toda a cidade, principalmente nas áreas ribeirinhas e de baixada dos 20 bairros atingidos pela enchente do Rio Cachoeira e pelas chuvas que devastaram o sul da Bahia na última semana de dezembro, a Superintendência de Serviços Públicos está executando a sanitização das áreas para inibir os maus odores deixados pelas águas contaminadas.
Em paralelo, a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo fiscaliza as condições de pontes e vias, contando com a participação de profissionais especializados cedidos pelo Governo do Estado, enquanto a Secretaria de Planejamento começa a elaboração de projetos destinados à reconstrução da cidade. “Nesta segunda fase, depois do acolhimento aos desabrigados e desalojados, a determinação do prefeito Augusto Castro é acelerar a limpeza, sanitização e ver o que é possível colocar em condições de uso pela população”, finalizou Sousa Lino.
Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você
Fotos: ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável