quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

ITABUNA EM FOCO: Prefeito Augusto Castro confirma apoio do Governo do Estado na reconstrução de Itabuna

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, confirmou hoje, dia 5, durante reunião com o governador Rui Costa o apoio do Governo do Estado aos projetos de reconstrução da cidade que teve 40% da zona urbana devastada pelas cheias do Rio Cachoeira em consequência das chuvas no sul da Bahia na penúltima semana de dezembro de 2021. Além disso, pelo menos 1.100 casas populares serão construídas para as famílias que perderam tudo.

O prefeito disse em entrevista, logo após o encontro, que a pauta foi mesmo a reconstrução. “É nossa prioridade conseguir habitação para essas famílias ribeirinhas e as que perderam suas casas. Então, é uma urgência do município e do Governo da Bahia. Estamos providenciando terrenos, projetos. Na semana que vem em audiência com o governador Rui Costa vamos tratar disso, que é mesmo urgente”, disse Augusto Castro.

No encontro de hoje, no QG montado em Ilhéus, o prefeito recebeu do governo estadual uma ambulância avançada, com UTI, que vai atender à média e alta complexidade do município, através do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. “Nossa gratidão ao deputado federal Paulo Magalhães pelo apoio na doação pelo Governo do Estado desta ambulância fruto de uma emenda parlamentar de sua autoria”, finalizou o prefeito.

Atualização da prestação de contas

de doações financeiras para os

desabrigados

Nesta quarta-feira, dia 5, o saldo atual da conta-corrente da Defesa Civil, nº 131.740-7, agência 0070-1, no Banco do Brasil, é R$ 2.638.717,57 (dois milhões, seiscentos e trinta e oito mil, setecentos e dezessete reais e cinquenta e sete centavos). O recurso foi doado à Prefeitura de Itabuna para ajudar às famílias atingidas pelas enchentes.


No ofício recebido hoje, a instituição bancária informa que o valor é referente à totalidade dos depósitos recebidos até as 15:05:11 de 05/01/2022. Não há registro de movimentação de saída até o presente momento.

O valor das doações está sendo enviado diariamente pelo Banco do Brasil, através de ofício como  solicitado pelo prefeito Augusto Castro (PSD), como forma de transparência com os voluntários.  O ofício preserva a identidade dos doadores, uma vez que o recurso será utilizado apenas para execução do programa social de ajuda às pessoas que perderam suas casas e outros bens.

A Prefeitura de Itabuna também informa que o valor só será usado para compor o benefício do “Auxílio Recomeço”, que assistirá as famílias que sofreram com a maior enchente da história do município, o que ocorrerá após a finalização do cadastro.

Secretaria de Promoção Social

finaliza levantamento de dados


 

A Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) finalizou nesta terça-feira, dia  4, o levantamento dos dados das famílias desabrigadas em decorrência da maior enchente que atingiu cerca de 40% do município de Itabuna. Nos dados coletados pelas equipes técnicas da secretaria, foram cadastradas 1.141 famílias que inicialmente se encontravam nos 16 pontos de abrigamento.


Atualmente, a Semps mantém 11 pontos de abrigamento com 631 pessoas desabrigadas e um total de 280 famílias. A queda no número de desabrigados deu-se porque muitas famílias não tiveram suas casas destruídas e já receberam autorização da Defesa Civil para retornar aos seus lares. “Estão nos abrigos aquelas pessoas que perderam tudo. Nós estamos aguardando o laudo da Defesa Civil para o pagamento do ‘Auxílio Recomeço’ e ‘Aluguel Social”, informou a titular da Semps, Andrea Castro.

Ela explicou que eventuais famílias ou pessoas que não tenham sido cadastradas devem procurar a unidade de saúde de seu bairro para que os dados sejam coletados pelos Agentes Comunitários de Saúde.  

Prefeitura faz a limpeza e a remoção

de entulhos na maioria dos bairros 

Os entulhos da maioria dos 20 bairros da cidade, afetados pela cheia do Rio Cachoeira e pelas chuvas da última semana de dezembro de 2021, já foram retirados por uma verdadeira Operação de Guerra, montada pela Prefeitura de Itabuna para atuar em diferentes áreas. Com uma  Força-Tarefa com 300 homens, 45 caçambas, 15 retroescavadeiras e duas pás carregadeiras, o trabalho está sendo exitoso.


“Nos bairros Novo Jaçanã, Vila Anália, Sarinha Alcântara, Gogó da Ema, Maria Matos (Rua de Palha), Ferradas e Urbis IV já retiramos todo o entulho. O próximo passo será a lavagem e sanitização desses locais”, informa o diretor do Departamento de Limpeza da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura, Lázaro Pellegrini.

Nesta quarta-feira, dia 5, a operação concentrou- se concentrou na remoção de entulho lançados pela população e voluntários, pessoas físicas e jurídicas em pontos isolados como a Rua Fernando Gomes, no Sarinha Alcântara, nas proximidades da Usemi, e no Bairro Banco Raso. Somente na primeira localidade,  cerca de 10 toneladas de entulho foram retiradas por uma equipe que atuou por dois dias consecutivos.
 
“Lá tivemos 14 caçambas, uma retroescavadeira e uma pá carregadeira fazendo a retirada do material descartado pela população”, disse o superintendente de Serviços Públicos, Sousa Lino. Já no Mangabinha, um dos bairros mais afetados pelas inundações do Cachoeira, a Prefeitura removeu 670 caçambas de entulho, porém ainda tem muito trabalho pela necessidade de limpar a lama e a terra carregada pelas enchentes.

“No Mangabinha, cerca de 60 homens estão fazendo a limpeza do rescaldo para posterior lavagem e sanitização, o que esperamos concluir até o sábado, dia 8”, acrescenta. Já na Avenida Ilhéus, uma região da cidade que também sofreu com alagamentos pelas chuvas, outras equipes da Prefeitura e da Biosanear fazem a desobstrução de bueiros e vias por conta do excesso de lama e sujeira trazidas pelas enxurradas.

O mesmo serviço foi executado nas avenidas Princesa Isabel, Aziz Maron e Mário Padre e ainda na Praça Rio Cachoeira, margem direita, onde os estragos foram graves. “Estamos cumprindo a determinação do prefeito Augusto Castro de acelerar a limpeza de todas as áreas inundadas ou que tiveram problemas em consequência das enchentes”, afirma o titular da Superintendência de Serviços Públicos.

“Houve a remoção de baronesas e outras plantas aquáticas e detritos na primeira fase. Depois entulhos, lama e terra, seguido da lavagem e sanitização”, acrescenta o superintendente Sousa Lino. “Cerca 40% da cidade foram atingidos. O rio subiu pouco mais de nove metros, sendo a enchente a maior cheia desde a de 1967. Há 54 anos, a área urbana era menor, assim como a população de cerca de 60 mil habitantes. Atualmente, tivemos 2.800 famílias desabrigadas ou desalojadas, uma média de 30 mil pessoas foram atingidas”, finaliza.

Secretaria Municipal de Saúde destaca a

 importância do gripário pediátrico 

A Secretaria Municipal de Saúde alertou os pais para que procurem o gripário pediátrico quando a criança apresentar sintomas mais persistentes da Influenza A (gripe). Entre eles, febre, falta de ar,  fraqueza, desidratação e estiver sem se alimentar por muito tempo. A orientação é da secretária, Lívia Mendes Aguiar para melhorar o fluxo de atendimento.

O gripário entrou em funcionamento na terça-feira, dia 4, no anexo do Centro Médico Pediátrico na Avenida Nações Unidas, nas proximidades da Catedral de São José.   O objetivo de sua criação foi desafogar o fluxo de atendimento pediátrico no Hospital Manoel Novaes.

No primeiro dia de funcionamento, o gripário atendeu 77 crianças. No entanto, a secretária disse que ainda nota uma procura por atendimento nos hospitais e  na UPA - 24 Horas e mesmo nos gripários em situações de casos mais leves da Influenza, o que provoca a superlotação. “As pessoas estão indo às Unidades com sintomas leves, quando o ideal é manter repouso, beber bastante líquidos e usar antitérmicos”, orientou Lívia.

Itabuna vive um surto gripal desde 20 de dezembro, o que tem deixado hospitais sobrecarregados.  Além disso, a situação se agravou depois do Natal com a enchente do Rio Cachoeira que devastou 40 por cento da cidade, que conta ainda com mais dois griparios para atendimento SUS.  As Unidades ficam no Centro José Maria de Magalhães (antigo F-Sesp), e no Bairro Nova Ferradas.

Testagem Covid-19 no Espaço

Cultural Josué Brandão

Devido ao surto de síndromes gripais e da ocorrência de casos de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19) em Itabuna, a Secretaria Municipal de Saúde está colocando à disposição da população o Centro de Testagem para Covid-19. A testagem está sendo realizada às segundas, terças e quintas-feiras, no período das 8 às 15 horas.


Desde segunda-feira passada, dia 3, a unidade temporária está funcionando no andar térreo do Espaço Cultural Josué Brandão, sede da Câmara Municipal de Vereadores. Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, a criação do Centro de Testagem objetiva facilitar o acesso da comunidade aos testes – antígeno e PCR.

Com qualquer uma das testagens é possível identificar infecções por Covid-19 em pacientes sintomáticos ou assintomáticos, bem como infecções por síndromes gripais. “Atualmente, o município de Itabuna enfrenta um surto de gripe que tem levado uma sobrecarga às unidades hospitalares e à Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 Horas”, ressaltou Maristela.

As síndromes gripais são consequências da enchente do Rio Cachoeira que devastou 40% da zona urbana, com avanços sobre áreas urbanizadas nas regiões sudeste e oeste da cidade, e das chuvas no sul da Bahia na penúltima semana de dezembro de 2021.

Com o Centro de Testagem, a expectativa da Secretaria de Saúde é diminuir o grande fluxo registrado na UPA 24 Horas e nos hospitais e descentralizar a realização dos testes. Para pacientes oncológicos, acamados, idosos ou portadores de patologias com comprometimento da imunidade, os testes serão realizados em domicílio, mediante agendamento feito junto ao Departamento de Vigilância em Saúde, através dos telefones de serviço.  

O Centro de Testagem conta com a atuação de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, com capacidade de realizar até 200 testes por dia. Maristela disse ainda que de segunda-feira, dia 3, até  hoje, dia 5, já foram realizados 284 testes em pessoas, sendo 32 antígenos e 252 tipo RT-PCR.
Também para ampliar o acesso da população ao atendimento médico, a Prefeitura de Itabuna colocou em funcionamento o Gripário Pediátrico no  anexo ao Centro Médico Pediátrico (Cemepi),  na Rua Nações Unidas, no centro. Já o Gripário Adulto, passa a funcionar a partir desta quinta-feira, dia 6, nas instalações do Hospital São Lucas.


Boletim Covid-19




A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulga hoje o Boletim do Covid-19. Itabuna registra 35.143 pacientes curados, 36.221 confirmados, sendo 95 casos ativos; leitos em UTI ocupados 18; leitos de UTI disponíveis 05; internados em leitos clínicos, 12; disponíveis, 28, óbitos confirmados  700 e óbitos descartados, 283.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. Apesar da queda do número de casos, continue adotando medidas preventivas para evitar a contaminação. Use máscara.

Ascom/Prefeitura de Itabuna



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Milei diz que Bolsonaro teve liberdade de movimento censurada pelo STF

  Argentino esteve na posse de Trump e comentou a decisão de Moraes O presidente argentino Javier Milei e o ex-presidente Jair Bolsonaro. (F...