segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Clínica Naaps faz festa natalina para mais de 100 internos em Itabuna

  Uma noite de luz, do sorriso em cada olhar, num espaço decorado com cores e detalhes que representam o nascimento do Menino Jesus. Foi assim, em meio à mesa farta e som ambiente que os diretores da Clínica Naaps comemoraram, o Natal dos mais de 100 internos, distribuídos em unidades instaladas em bairros de Itabuna e de Ilhéus.

A ordem da noite era só alegria, descontração, momento de oração, de encontros e reencontros com familiares, parentes e amigos de cada dos que vivem na clínica. A festa deixou um gosto bom de quero mais.

A instituição que acolhe e recolhe os que vivem à margem da sociedade não trata apenas com medicamentos, os problemas mentais ou de dependência química, mas dá  uma assistência completa que vai desde uma boa alimentação, terapia individual e em grupo e atividade física

"Aqui não existem pacientes,  existem seres humanos com problemas psicológicos, mas também com sentimentos e que necessitam de um olhar especial e cuidadoso",  destaca a coordenadora Noélia de Matos.

Sensível e bem disposta Noélia lidera uma equipe multidisciplinar formada por  psicólogo, nutricionista,  enfermeiros e técnicos de enfermagem, assistente social, além do fisioterapeuta Rildo Junior que faz de cada sessão  um momento saudável e divertido. 

Um detalhe  triste chama a atenção na Naaps: alguns internos são levados e esquecidos pelos próprios familiares.  A coordenadora faz campanha entre amigos para que eles adotem um interno como afilhado. "Não precisa levar ou doar nada, basta uma visita de vez em quando para que eles não se sintam tão  abandonados".

O diretor-presidente da clínica, Tibúrcio Netto, com formação em Teologia, Psicologia e concluindo o curso de Direito, hoje vê seu projeto de adolescente concretizado; o de acolher dependentes químicos ou com problemas mentais, quando na maioria das vezes a própria família os rejeita. "Algumas pessoas não sabem lidar com a situação e eles passam a viver nas ruas. Não é difícil imaginar quem vive sozinho, desamparado e com problemas que não se curam com o tempo", justifica o diretor.

O sonho do então adolescente  Tibúrcio Netto era montar um espaço amplo, em meio ao verde, mas confortável e bem cuidado, onde cada interno recebesse tratamento, atenção permanente com atividades diversas, boa alimentação, mas, principalmente, fosse acolhido como um ser humano. A Clínica Naaps, já funciona há cerca de 10 anos e é a única em Itabuna que acolhe pacientes com problemas psicológicos. ascom

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

NOTICIAS DE ILHÉUS

Projeto Jovem Social inicia capacitação de jovens em Ilhéus A iniciativa é do Ministério Público do Trabalho em parceria com a Prefeitura O ...